Resume
Maria Odete Emygdio da Silva holds a PhD in Education, with an option in Special Education, from the University of São Paulo, Brazil. Graduated in Ciências da Educação with a specialisation in Formação de Professores, from Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, she has a Specialised Higher Studies Course in Special Education (Serious Problems of Cognition), held at the Escola Superior de Educação de Lisboa, as well as a Specialisation Diploma in Special Education (Intellectual Deficit Functioning), carried out at the António Aurélio da Costa Ferreira Institute, in Lisbon. Currently, she is the Director of the Master in Special Education at Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, in Lisbon, where she is an Associate Professor, since 2000, and an integrated researcher at the Interdisciplinary Research Center for Education and Development (CeiED) at the same University. She integrates the research group “Learning, Training and Socio-educational Inclusion” and, within the scope of Research and Learning Communities (ReLeCo), she is co-coordinator of the Center for Studies in Social and Educational Inclusion. She is a member of the Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) and of the Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. She served in the Ministry of Education, in Gabinete de Apoios Educativos da Direcção de Serviços Técnico-Pedagógicos da Direcção Regional de Educação de Lisboa, and as Coordinator of Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos de Lisboa 2, Equipa de Educação Especial de Carnide e Unidade de Orientação Educativa da 3ª Delegação Escolar de Lisboa. In higher education, she taught at Escola Superior de Educação de Lisboa, Escola Superior de Educação João de Deus, Escola Superior de Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia and Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian. In basic education, her intervention focused on supporting students with special educational needs, teachers, families and community, and on continuing teacher training. Within the scope of the “Gulbenkian Qualification of New Generations” Program, she was co-trainer and advisor of the “Know to Differentiate, Act to Include” Project, financed by this Foundation, which took place at Agrupamento de Escolas de Alvalade during the academic year 2015-16. She was part of the Research Project team “Initial Teacher Training from 1990 to 2000”, coordinated by Professor Maria Teresa Estrela and participated, as an intern, in Research-Reflection-Action Project (IRA), coordinated by Professors Albano Estrela and Maria Teresa Estrela. She is the author and co-author of books and scientific articles, published in Portugal and Brazil, within the scope of Teacher Training, Education, Special Education and Inclusive Education.
Graus
-
Doktor (PhD)Ph.D. in Education
-
LicenciaturaCiências da Educação
-
Diploma de especializaçãoCurso de Formação de Professores do Ensino Especial
-
LicenciaturaEducação Especial
-
BacharelatoMagistério Primário
Publicações
Artigo em revista
- 2024-01-31, Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: um desafio a (re)pensar por pais e professores., Livro de Atas do IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias
- 2024, ON-THE-JOB TEACHER TRAINING – A STRATEGY FOR INCLUSION CARRIED OUT IN PORTUGAL, Revista Psicologia da Educação (Pontifícia Universidade Católica – PUC São Paulo
- 2024, Formação em contexto de trabalho: uma estratégia para a inclusão realizada em Portugal., Revista Psicologia da Educação - PUC São Paulo
- 2023, Dados de opinião de docentes do Ensino Secundário sobre a Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental., Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal Espaços Educativos, Políticas, Atores e Aprendizagens
- 2022-12, Educação para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais – a formação de professores no centro do processo, Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
- 2022-12, A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: a atuação dos Assistentes Operacionais, Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
- 2022-12, A Inclusão numa turma do Ensino Regular de um aluno com Trissomia 21: perceção dos pais e dos professores, Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
- 2022, Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental em tempos de pandemia. , Atas. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores.
- 2022, Atitudes dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância. , Atas. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores.
- 2022, Assistentes operacionais e inclusão de crianças com autismo: a formação no centro do processo para a educação do futuro., Atas do Seminário “Dar asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdiciplinares” . Instituto Politécnico de Setúbal
- 2022, A necessidade de articulação entre os atores intervenientes na inclusão: um desafio para a escola contemporânea., Atas do XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação.
- 2021, The Conceptions and Practices of Inclusive Education in the State Schools of the Municipality of Exu - PE, Id on Line Rev. Mult. Psic.
- 2021, Inclusão laboral de Jovens com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis. , E-BOOK III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança.
- 2021, Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas? I, E-BOOK III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança.
- 2021, Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas? , EE-BOOK III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança.
- 2018-04-02, Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva., O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017)
- 2014, Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental., Revista Lusófona de Educação
- 2014, Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental, Revista Lusófona de Educação, 28, 163-180
- 2014, Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental, Revista Lusófona de Educação, 28, 163-180
- 2013, Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva. , Revista Lusófona de Educação
- 2013, Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva. , Revista Lusófona de Educação
- 2012, Inclusive education? A new School paradigm | educação inclusiva-um novo paradigma de escola, Revista Lusofona de Educacao
- 2011, Educação Inclusiva - um novo paradigma de escola. , Revista Lusófona de Educação
- 2010-12-30, Educação Inclusiva: uma Estratégia que responde a todos, Deontologia, Ética e Valores na Escola, XVIII Colóquio da AFIRSE
- 2010, O Papel da Escola no Reforço da Ética e Valores relativamente à Inclusão, Deontologia, Ética e Valores na Educação, XVIII Colóquio da AFIRSE
- 2010, Inclusão: conceções e práticas nos últimos dez anos – relato de uma experiência., Educação e Diversidade.
- 2010, Escola e Formação Docente – relato de uma experiência, Deontologia, Ética e Valores na Escola, XVIII Colóquio da AFIRSE.
- 2010, A Educação Inclusiva não é uma Utopia, Deontologia, Ética e Valores na Educação, XVI Colóquio da AFIRSE
- 2009, Necessidades Educativas Especiais: da identificação à intervenção , Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão.
- 2009, Necessidades Educativas Especiais: da identificação à intervenção , Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão
- 2009, Inclusão: conceções e práticas nos últimos dez anos – relato de uma experiência, Educação e Diversidade
- 2009, From exclusion to inclusion. A brief historical perspective | Da exclusão à inclusão: Concepções e práticas, Revista Lusofona de Educacao
- 2009, Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas, Revista Lusófona de Educação,
- 2009, A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva , Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão
- 2008-12-01, Inclusão e Formação Docente, EccoS – Revista Científica
- 2008, Inclusão e Formação Docente, Eccos Revista Científica
- 2008, A Tutoria e a Mediação na Inclusão de Alunos com Multideficiência, Tutoria e Mediação: Novos Desafios à Investigação Educacional, XVI Colóquio da AFIRSE
- 2007, Reflexões para a Complexidade da Formação, Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir? XV Colóquio da AFIRSE
- 2007, Perceber a Diferença para Responder com Sucesso. , Educação para o sucesso políticas e actores. IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
- 2007, Inclusão: Reflexões para a Complexidade da Formação, Actas Complexidade: um Novo Paradigma para Investigar e Intervir em Educação?, XV Colóquio da AFIRSE
- 2007, Educação Inclusiva e Formação de professores: Caminhos entre Práticas e Teorias, Epistemologia das Ciências da Educação. IVº Colóquio da AFIRSE
- 2006, Inclusão e Formação de Professores: Desafios e Oportunidades, Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 - Teorias e Práticas -. XIV Colóquio da AFIRSE
- 2005, Reflectir Práticas: um Contributo para a sua (Re)formulação, VIIIº Congresso da Sociedade Portuguesa Ciências da Educação
- 2005, Estratégias de Formação Contínua para uma Escola Inclusiva, Actas Anais Educação e Desenvolvimento Sustentável: Diversidade, Diferenciação e Inclusão, 13º Colóquio Internacional da AFIRSE
- 2005, Estratégias de Formação Contínua para uma Escola Inclusiva , Actas Anais Educação e Desenvolvimento Sustentável: Diversidade, Diferenciação e Inclusão, 13º Colóquio Internacional da AFIRSE.
- 2004, Reflectir para (Re) Construir Práticas. , Revista Lusófona de Educação
- 2004, Reflectir para (Re) Construir Práticas, Revista Lusófona de Educação
- 2003-11-23, Reflectir Necessidades: Uma Estratégia de Formação, Actas A Formação de Professores à Luz da Investigação, XII Colóquio da AFIRSE
- 2003-11, Reflectir Necessidades de Formação: uma estratégia para a Inclusão, GYMNASIUM
- 2003, Reflectindo a Inclusão, Actas Pluralidade e Realidade Latino-Americana: Desafios à Mudança em Educação, IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE
- 2003, Percursos de Vida: Um Modelo de Formação Contínua, Actas Pluralidade e Realidade Latino-Americana: Desafios à Mudança em Educação, IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE
- 2003, A Análise de Necessidades de Formação na Formação Contínua de Professores: um Contributo para a Integração e Inclusão dos Alunos com NEE no Ensino Regular, Educação Especial: Do Querer ao Fazer.
- 2003, (Re)Pensar a Formação Contínua: Um Contributo Para Uma Escola de Qualidade, Actas Pluralidade e Realidade Latino-Americana: Desafios à Mudança em Educação, IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE
- 2002-11-22, A Análise de Necessidades de Formação: Uma Estratégia Para (Re)Pensar a Indisciplina, Violência e Indisciplina na Escola
- 2002, Análise de Necessidades - Uma Estratégia de Formação Contínua para a Integração e Inclusão de Alunos com NEE no Ensino Regular. , Inovação
- 2002, A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e a análise de necessidades de formação contínua de professores, Inclusão
- 2002, A Análise de Necessidades de Formação: uma Estratégia para (Re) Pensar a Indisciplina. , Livro de Actas Violência e Indisciplina na Escola, XI Colóquio da AFIRSE.
- 2001, A Inclusão de Alunos com NEE e a Análise de Necessidades de Formação Contínua de Professores, Inclusão
- 2000, A Análise de Necessidades de Formação Contínua de Professores: Uma Resposta para (re) pensar a Diferença, Ideias
- 1998, Integração e Inclusão no Sistema Regular de Ensino , Integrar e Incluir: Desafio para a Escola Atual
- 1995, Synthesis and reactivity of hydrotris(pyrazolyl)borate s-hydrocarbyl uranium(IV) complexes, Journal of Organometallic Chemistry
Livro
- 2023, Designing Courses on Research Methods in Education: ReMASE Framework, Silva, M. O. E.; Matos, João Filipe; Estrela, Elsa, CeiED, Interdisciplinary Research Centre for Education and Development, Lusófona University
- 2019, Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais ESTUDOS. , Leitão, F., A., R., ; Silva, M., O., E. , Edições Universitárias Lusófonas.
- 2019, Gestão das Aprendizagens na sala de aula inclusiva (2ª edição), Silva, Maria, Edições Universitárias Lusófonas
- 2016, Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais , Silva, Maria
- 2011, Gestão das Aprendizagens na Sala de Aula Inclusiva, Silva, Maria, Edições Universitárias Lusófonas
- 2001, A Análise de Necessidades de Formação na Formação Contínua de Professores: um Caminho para A Integração Escolar. , Silva, M. O. E., http://www.teses.usp.br
Capítulo de livro
- 2023, Educação para a Inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais: a formação de professores no centro do processo., Formando Professores para a Escola Básica do século XXI: relatos de pesquisa VIII. Passarelli, L. G. (Org.). , Editora Pontes
- 2021, Inclusão em Portugal: inspirações para o atendimento psicopedagógico, Psicopedagogia: Desafios e Prática no Contexto Educativo, Vozes
- 2021, Educação Inclusiva em Portugal: Inspirações para o atendimento psicopedagógico., Psicopedagogia. Desafios e práticas no contexto educativo , 1, Vozes editora
- 2019, Inclusão de pessoas com Necessidades Especiais - Olhares e Perspetivas. , Inclusão de pessoas com necessidades especiais – Estudos , 1, 1, Edições Universitárias Lusófonas
- 2018, Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva, O outro lado do espelho: percursos de investigação, Edições Universitárias Lusófonas
- 2009, A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva. , Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão., Editora Universitáris da Universidade Federal da Paraíba
- 2003, A Análise de Necessidades de Formação na Formação Contínua de Professores: um Contributo para a Integração e Inclusão dos Alunos com NEE no Ensino Regular. , Educação Especial: Do Querer ao Fazer. , Avercamp
- 1998, Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais: da Assistência à Integração e Inclusão no Sistema Regular de Ensino. , Integrar e Incluir: Desafio para a Escola Atual, FEUSP
Artigo em conferência
- 2021-04-21, Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas? , III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança.
- 2021-04-19, Inclusão laboral de Jovens com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis, III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança
- 2021-04-16, Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental em tempos de pandemia, V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores
Resumo em conferência
- 2022, Inclusão de alunos com deficiência intelectual: um desafio para pais e professores, Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias
- 2021-11, Do Ensino Especial à Educação Inclusiva: breve perspetiva contada no singular, I Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (QUALIS 21) (Grupo de Trabalho Investigação Narrativa: Novas Tendências