Class Architecture Project III

  • Presentation

    Presentation

    Pretende-se que o aluno começe a entender a linguagem da disciplina da arquitcetura, a relação da mesma com o contexto construido, os diversos níveis de possibilidades projectuais. Uma especial orientação para as ferramentas projectuais da arquitcetura, a procura através do esquiço, o desenvolvimento através do desenho de plantas cortes e alçados,  o entendimento morfológico através da construção de maquetas.O aluno será ainda orientado para começar a desenvolver um discurso teórico que suporte as escolhas projectuais.

  • Code

    Code

    ULHT36-918
  • Syllabus

    Syllabus

    Os conteúdos programáticos versam sobre os conceitos, metodologias princípios, procedimentos, essenciais para conferir aos discentes os conhecimentos e instrumentos necessários à elaboração de projectos de arquitectura centrados na questão da habitação.                                                                           

    A lecionação destes conteúdos de forma analítica além de expositiva permitirá instigar nos discentes a reflexão necessária para alcançar um pensamento crítico sobre o atual papel da habitação na disciplina da arquitectura.

    Salienta-se que tanto os conteúdos programáticos como os exercícios práticos estarão em estreita relação com a abordagem temática de todas as unidades curriculares para o 3.º ano.

  • Objectives

    Objectives

    1. Levantamento : a partir de desenhos em autocad os alunos devem construir e organizar o Levantamento Topográfico e Arquitectónico do edificio, inserido no local.
    2. Exercicio 1: desenvolvimento de maqueta volumétrica de contexto.
    3. Exercicio 2: Priemira proposta de passagem pedonal e disttribuição programatica do edificio.
    4. Exercicio 3:Desenvolovimento de sistema estrutural 
    5. Exercicico4: Proposta de Fachadas
    6. Exercicio 6:  Cortes, materialidade.
    7. Exercicio 7: Finalização e Interiores
  • Teaching methodologies and assessment

    Teaching methodologies and assessment

    A metodologia adotada procura um equilíbrio entre a exposição da informação teórica (aulas de exposição), a reflexão sobre a mesma (análise, debates, apresentação de casos de estudo e trabalho de prático) e a aplicação crítica dos conhecimentos adquiridos (debate, casos de estudo e trabalhos práticos). Pretende-se por esta via não só proporcionar um enquadramento global dos conceitos, princípios e questões levantadas nas áreas temáticas do urbanismo/desenho urbano e espaço público, como conferir um pensamento crítico sobre o enquadramento atual e as tendências e desafios emergentes nestes domínios.

    Através da elaboração de vários trabalhos práticos pretende-se que os discentes apliquem os seus conhecimentos relativamente ao sentido fundamental da habitação como elemento central da arquitectura, e que possam extrapolar esses conhecimentos para a sua futura profissão.

  • References

    References

    • Koolhaas, Rem (2014) Elements of Architceture, Taschen.

     

  • Office Hours

    Office Hours

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Bernardo de Castro Norton Vaz Pinto

    seg: 13.00-14.00

    G 3.3

     

     

     

     

     

     

SINGLE REGISTRATION
Cookie Policy
This site uses cookies to offer you a better browsing experience.
Accept
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios