Encontro 16.º Encontro de Investigadores do CeiED
O encontro convida à reflexão e debate sobre inclusão, pluralismo epistémico na educação doutoral e desafios da produção científica contemporânea
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) anuncia o 16.º Encontro de Investigadores, que decorrerá nos dias 9 e 10 de julho de 2026.
Esta edição convida a comunidade académica a refletir criticamente sobre a diversidade na educação doutoral, tomando-a não como um dado acessório, mas como uma dimensão estruturante dos modos contemporâneos de formar investigadores/as e de produzir conhecimento.
Os debates mais recentes sobre educação doutoral têm sublinhado que o doutoramento acolhe hoje públicos cada vez mais heterogéneos, marcados por diferentes origens sociais, percursos académicos, pertenças linguísticas, inserções profissionais e expectativas de futuro. Neste contexto, a diversidade não se esgota na composição social do/as doutorando/as: traduz-se também na pluralidade de experiências, perspetivas, repertórios linguísticos e formas de interrogar o real que entram nos processos de investigação.
Assim, pensar a educação doutoral hoje implica reconhecer que a abertura do doutoramento, e da pós-graduação como um todo, a novos públicos coloca às instituições desafios mas também cria condições para um efetivo enriquecimento epistemológico da ciência.
A este respeito, a reflexão promovida pelo EUA-CDE (2022) tem mostrado que o crescimento da população na educação doutoral abre espaço a maior diversidade e inclusão, ao mesmo tempo que evidencia desafios à integração de grupos sub-representados no processo de construção do conhecimento científico. Sublinha-se igualmente que o multilinguismo e a diversidade de contextos de origem não constituem obstáculos à qualidade da investigação; pelo contrário, podem ampliar horizontes analíticos, alargar perspetivas de investigação e fortalecer a própria relevância social da formação doutoral.
Neste horizonte, a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta (2021) assume especial relevância, ao defender sistemas científicos mais acessíveis, inclusivos, colaborativos e atentos ao diálogo entre diferentes comunidades e sistemas de conhecimento. Esta perspetiva articula-se com a Convenção contra a Discriminação na Educação (1960), que afirma o princípio da igualdade de oportunidades no acesso à educação, e com a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005), que reafirma a abertura entre culturas e o acesso equitativo ao conhecimento como condições fundamentais para sociedades mais justas e democraticamente sustentadas.
É neste quadro que o 16.º Encontro de Investigadores do CeiED propõe discutir a relação entre diversidade, contextos de formação e pluralismo epistémico nos processos de produção do conhecimento científico. Interessa-nos, em particular, compreender de que modo diferentes trajetórias, pertenças e experiências influenciam a construção dos objetos de investigação e das opções teórico-metodológicas; e de que forma as instituições de ensino superior e de investigação podem criar ambientes mais inclusivos, reflexivos e intelectualmente plurais.
O encontro pretende, assim, constituir-se como um espaço de reflexão crítica sobre os desafios e as possibilidades da educação doutoral contemporânea, reunindo contributos que problematizem as relações entre ciência, formação avançada, justiça cognitiva, responsabilidade institucional e transformação social.
Programa
9 de julho
09h00 | Receção aos Participantes
10h00 – 10h30 | Sessão de Abertura
Local: Auditório José Araújo
- António Teodoro - Diretor Científico do CeiED e do Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona
- António Costa Pinto - Diretor da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona
- Diana da Silva Dias - Pró-Reitoria para a Ciência e Investigação da Universidade Lusófona
- Mário Moutinho - Diretor do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona
- Lucimar Dantas e Marcelo Murta - Coordenadores do 16.º Encontro de Investigadores do CeiED
10h30 – 12h00 | Conferência de Abertura
Local: Auditório José Araújo
Romanus Pontifex, indigenous African languages and King Alfonso V: an ubu-ntu critique
- Mogobe Ramose | Universidade de Pretória - África do Sul
Apresentação | Felisberto Costa - Doutorando em Educação, Universidade Lusófona
12h00 – 13h30 | Pausa para Almoço Livre
13h30 – 15h30 | Sessões de Comunicações Paralelas
Local: Piso -1 do Edifício da Biblioteca
(Consultar Programa Sessões Paralelas)
15h30 – 16h00 | Exposição
Local: Átrio da Biblioteca
16h00 – 16h30 | Pausa para Café
16h30 – 18h30 | Sessões de Comunicações Paralelas
Local: Piso -1 do Edifício da Biblioteca
(Consultar Programa Sessões Paralelas)
18h30 – 19h30 | Convívio
Local: Piso -1 do Ed. Biblioteca
10 de julho
09h30 – 11h30 | Sessões de Comunicações Paralelas
Local: Piso -1 do Edifício da Biblioteca
(Consultar Programa Sessões Paralelas)
11h30 - 11h45 | Pausa para café
11h45 – 13h15 | Conferência
Local: Auditório José Araújo
Materiais para estudar o colonialismo português e desafios decoloniais
- Patrícia Ferraz de Matos - Universidade Lusófona, CeiED
Moderação | Marcelo Murta
Comentários | Doutorandos em Educação e Sociomuseologia
13h15 – 15h00 | Pausa para Almoço Livre
15h00 – 17h00 | Painel - Trilhos e Percursos da Investigação no CeIED: ReLeCos
Local: Auditório José Araújo
Moderação | Thayanne Santana
- Doutoranda em Sociomuseologia, Universidade Lusófona
17h00 - 17h15 | Pausa para café
17h15 - 17h45 | Encerramento do 16º Encontro
Local: Auditório José Araújo





