
Ciclo de Conferências Tatiana Macedo | Great Artists on Campus #4
Artista visual premiada, Tatiana Macedo explora fotografia, filme e som para refletir sobre espaços, afetos e identidades culturais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Tatiana Macedo (Lisboa, 1981) é uma artista visual de referência com um percurso de criação de duas décadas nos campos da fotografia, do filme-ensaio, da instalação e do som. Com formação transdisciplinar em Belas Artes pela Central St Martins College of Art & Design (Londres, 2004) e Mestrado em Antropologia Visual pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa (2012), desenvolve um trabalho exploratório que reconfigura lugares e reflete sobre as condições culturais e afetivas dos seus protagonistas.
O seu primeiro filme, Seems So Long Ago, Nancy (2012), rodado na Tate Britain e Tate Modern durante três meses, debruça-se sobre o corpo dos vigilantes de museu. Esta obra foi distinguida com o SAW Film Prize pela American Anthropological Association (2014) e exibida internacionalmente em festivais, museus e galerias.
Em 2015, Macedo tornou-se a primeira vencedora do Prémio Sonae Media Art com a instalação vídeo 1989 e recebeu a Bolsa João Hogan da Fundação Calouste Gulbenkian para integrar o International Studio Program da Künstlerhaus Bethanien, em Berlim, como artista residente. Em 2020, o INTERSECCIÓN – Festival Internacional de Cinema da Corunha dedicou-lhe uma retrospetiva completa.
Bolseira da Fundação Oriente (2008), do Centro Nacional de Cultura (2009), do Ministério da Cultura através da Bolsa Inov-Art (2010) e da Fundação Calouste Gulbenkian (2012, 2014, 2016), o seu trabalho está representado em coleções públicas e privadas, incluindo o Ministério da Cultura, MAAT/Fundação EDP, Câmara Municipal de Lisboa, MNAC-MC – Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e Fundação Otazu. Vive e trabalha atualmente em Lisboa.