
Conferência Sam The Kid: Uma Viagem pela História e Cultura do Hip Hop Nacional
Uma celebração do hip hop português com Sam The Kid, o mestre das rimas e dos beats, num evento único que percorre a sua icónica trajetória musical
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Sam The Kid, igualmente conhecido por STK, é o nome artístico de Samuel Mira. Oriundo de Chelas e nascido em 1979, Sam The Kid é à data de hoje considerado um dos maiores nomes do rap português e um dos mais importantes produtores musicais do género. Figura incontornável da música portuguesa, foi na Zona I, no famoso quarto mágico em Chelas, que fez nascer os primeiros beats e rimas ainda em 1993. O primeiro álbum Entre(tanto) surge em 1999 e deste então é já detentor de várias das maiores obras do hip hop nacional.
O talento de construir fases continuou a estar bem patente nos próximos trabalhos, e Sobre(tudo), editado em 2002, veio confirmar isso mesmo. Ainda em 2002 edita Beats Vol 1: Amor — instrumentais, e em 2006 surge o quarto álbum, Pratica(mente), galardoado com Disco de Ouro.
Em 2009 nasce o projeto Orelha Negra, no qual Sam The Kid em conjunto com Fred Pinto Ferreira, João Gomes, Francisco Rebelo e o DJ Cruzfader, produzem canções instrumentais nas quais se fundem vários estilos. Até à data já foram editados três álbuns e duas mixtapes.
Em 2018, após um longo período de espera por parte dos fãs surge finalmente um novo álbum de estúdio de Sam The Kid. “Mechelas” conta com 18 temas de originais, onde participam, em 17 destes, várias vozes de peso do hip hop nacional como Boss AC, Sir Scratch, Bob da Rage Sense, Bispo, Maze, GROGNation, entre outros. “Sendo Assim” é a faixa do disco que marca o regresso do rapper a solo nas rimas.
Todos os temas foram musicados e produzidos pelo próprio e foi a primeira compilação com carimbo TV Chelas. Desde então a plataforma digital dedicada ao hip hop já viu nascer mais dois novos discos, “Caixa De Ritmos” (2020) e “Um café e a conta” (2021).