filmeu

Disciplina Projecto de Tese

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Projecto de Tese tem como objectivo orientar a formulação, por parte de cada estudante, de um Projecto de Tese, do âmbito de uma investigação de doutoramento em Arquitectura.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    a) Estabelecer uma relação entre a investigação e o centro de investigação Arq.ID;

    b)  Introduzir as bases para um enquadramento relativo às principais questões e temáticas existentes no panorama contemporâneo da investigação em arquitectura em contexto internacional;

    c) Introdução das bases formais e estruturais para a elaboração da Proposta de Tese;

    d)  Introduzir as bases para o desenho de uma investigação para cada um dos estudantes, que inclua (i) a circunscrição de um tema, (ii) desenvolvimento dos objectivos, (iii) interpretação das particularidades disciplinares e metodológicas, (iv) avaliação crítica do Estado da Arte, (v) definição e argumentação de uma hipótese fundamental e (vi) construção de uma bibliografia de referência essencial.

    e)  Introduzir uma equipa de orientação, bem como as condições para a realização dos trabalhos investigativos de cada um dos estudantes.

  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade Curricular de Projecto de Tese tem como principal objectivo orientar a formulação, por parte de cada estudante, de um Projecto de Tese, do âmbito de uma investigação de doutoramento em Arquitectura.

    Nesta Unidade Curricular, propomos abordar criticamente a expressão da arquitectura, de modo a introduzir, nos trabalhos que aqui se desenvolvam:

    1. um enquadramento disciplinar;
    2. uma temática e abordagem original dos trabalhos;
    3. uma investigação com relevância, tanto ao nível da temática, como da aplicabilidade do seu conhecimento.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O Doutoramento em Arquitectura da Universidade Lusófona tem implementado uma relação próxima entre o Pólo Universitário de Lisboa e o do Porto. Para isso, organiza as aulas em aulas presenciais separadas e aulas online conjuntas. Além disso, e com o objectivo de internacionalizar o curso organiza um Seminário Internacional entre a Universidade Lusófona, a Universidade de Ljubljana e Manchester School of Architecture. Este Seminário contempla uma série de aulas doutorais online e abertas ao público, partilhadas pelas três instituições. Cada aula inclui uma aula com um convidado internacional e um tempo de debate, onde todos os doutorandos, professores e restante audiência podem participar.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Groat, Linda, and David Wang. 2002. Architectural Research Methods. New York: John Wiley & Sons.

      Kuhn, Thomas. 1996. The Structure of Scientific Revolutions. 3rd ed. Chicago: The University of Chicago Press. Original edition, University of Chicago Press, 1962.

      Latour, Bruno. 1986. Laboratory Life: The Construction of Scientific Facts. New York: Princeton University Press.

      Lucas, Ray. 2015. Research Methods for Architeccture. London: Laurence King Publishing Ltd.

      Macleod, Katy, and Lin Holdridge. 2009. Thinking Through Art: Reflections on Art as Research. London: Routledge.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios