-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Projecto de Tese tem como objectivo orientar a formulação, por parte de cada estudante, de um Projecto de Tese, do âmbito de uma investigação de doutoramento em Arquitectura.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Anual | 20
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1971-21042
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
a) Estabelecer uma relação entre a investigação e o centro de investigação Arq.ID;
b) Introduzir as bases para um enquadramento relativo às principais questões e temáticas existentes no panorama contemporâneo da investigação em arquitectura em contexto internacional;
c) Introdução das bases formais e estruturais para a elaboração da Proposta de Tese;
d) Introduzir as bases para o desenho de uma investigação para cada um dos estudantes, que inclua (i) a circunscrição de um tema, (ii) desenvolvimento dos objectivos, (iii) interpretação das particularidades disciplinares e metodológicas, (iv) avaliação crítica do Estado da Arte, (v) definição e argumentação de uma hipótese fundamental e (vi) construção de uma bibliografia de referência essencial.
e) Introduzir uma equipa de orientação, bem como as condições para a realização dos trabalhos investigativos de cada um dos estudantes.
-
Objetivos
Objetivos
A Unidade Curricular de Projecto de Tese tem como principal objectivo orientar a formulação, por parte de cada estudante, de um Projecto de Tese, do âmbito de uma investigação de doutoramento em Arquitectura.
Nesta Unidade Curricular, propomos abordar criticamente a expressão da arquitectura, de modo a introduzir, nos trabalhos que aqui se desenvolvam:
- um enquadramento disciplinar;
- uma temática e abordagem original dos trabalhos;
- uma investigação com relevância, tanto ao nível da temática, como da aplicabilidade do seu conhecimento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O Doutoramento em Arquitectura da Universidade Lusófona tem implementado uma relação próxima entre o Pólo Universitário de Lisboa e o do Porto. Para isso, organiza as aulas em aulas presenciais separadas e aulas online conjuntas. Além disso, e com o objectivo de internacionalizar o curso organiza um Seminário Internacional entre a Universidade Lusófona, a Universidade de Ljubljana e Manchester School of Architecture. Este Seminário contempla uma série de aulas doutorais online e abertas ao público, partilhadas pelas três instituições. Cada aula inclui uma aula com um convidado internacional e um tempo de debate, onde todos os doutorandos, professores e restante audiência podem participar.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
Groat, Linda, and David Wang. 2002. Architectural Research Methods. New York: John Wiley & Sons.
Kuhn, Thomas. 1996. The Structure of Scientific Revolutions. 3rd ed. Chicago: The University of Chicago Press. Original edition, University of Chicago Press, 1962.
Latour, Bruno. 1986. Laboratory Life: The Construction of Scientific Facts. New York: Princeton University Press.
Lucas, Ray. 2015. Research Methods for Architeccture. London: Laurence King Publishing Ltd.
Macleod, Katy, and Lin Holdridge. 2009. Thinking Through Art: Reflections on Art as Research. London: Routledge.
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não