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Disciplina Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular é composta por quatro Studia ou áreas especializadas destinadas a apoiar o desenvolvimento de projetos artísticos e a elaboração de teses de investigação com cariz teórico e crítico. A investigação iniciada neste laboratório será prosseguida, no semestre posterior, na unidade curricular que constitui a segunda parte do Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Studium de Cinema e Som

    1.1. Estudos de caso: projetos experimentais de instalações de cinema e de som;

    1.2. Experimentação de meios de produção e pós-produção;

    1.3. Pré-projeto;

     

    II. Studium de Tecnologias Imersivas e Interativas

    2.1. Estudos de caso: instalações interactivas e imersivas;

    2.2. Experimentações e recriações artísticas com media novos e antigos;

    2.3. Introdução à realidade virtual: interfaces e softwares;

    2.4. Introdução à ciência da computação e inteligência artificial em instalações;

    2.5. Pré-projeto;

     

    III. Studium de Curadoria digital

    3.1. Estudos de caso: projetos de curadoria digital;

    3.2. Experimentação de dinâmicas interativas (texto, fotog. e filme) nos arquivos digitais;

    3.3. Investigação, definição de tema/conceito e pré-projeto;

    3.3. Pré-projeto;

     

    IV. Studium de Teoria e Crítica

    4.1. Artes dos Media e Ind. Criativas: estado da arte;

    4.2. Definição do tema e do problema de investigação;

    4.3. Pré-projeto;

     

  • Objetivos

    Objetivos

    1- Conhecer tecnologias que potenciem os processos criativos, a investigação e a sua apresentação;

    2- Conhecer métodos de investigação empíricos e laboratoriais das artes dos media;

    3- Saber desenvolver uma investigação experimental e interdisciplinar;

    4- Capacidade de contribuir para o estado da arte da investigação artística ou teórica das artes dos media e das indústrias criativas;

    5. Capacidade de estruturação da investigação para apresentação em eventos científicos;

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Integração de vários docentes com diferentes áreas de especialização no âmbito das artes dos media.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borgo Ton, M. (2019).  ‘Magic lantern shows through a macroscopic lens: topic modelling and mapping as methods for media archaeology’, in Early Popular Visual Culture, 17: 3—4.

     

    Bucher, J. (2017). Storytelling for Virtual Reality: Methods and Principles for Crafting Immersive Narratives. London: Routledge.

     

    Grau, O. (ed.) (2017). Museum and Archive on the Move. Changing Cultural Institutions in the Digital Era. Berlin: De Gruyter.

     

    Grierson, E. & B. (2009). Creative Arts Research: Narratives of Methodologies and Practices, Sense Pub..

     

    Manovich, L. (2017). Automating aesthetics: Artificial intelligence and image culture. Flash Art International316, 1-10.

     

    Rombes, N. (2017). Cinema in the Digital Age, Columbia Univ. Press.

     

    Tricart, C. (2017). Virtual Reality Filmmaking: Techniques & Best Practices for VR Filmmakers. London: Routledge

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