filmeu

Disciplina Metodologias de investigação I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC tem como principal objetivo fornecer conhecimentos e competências para a planificação, desenho, realização e apresentação (escrita) de um trabalho de investigação no domínio dos estudos em comunicação.
    Serão apresentadas as principais abordagens, etapas, atividades, metodologias e técnicas usadas no desenvolvimento de um trabalho de investigação. 
    O foco da UC será nas etapas iniciais do processo de investigação, nomeadamente, na definição do tema, na identificação de um problema através do mapeamento do estado da arte, na formulação de questões de investigação, e na identificação do contributo científico para os estudos da comunicação. Em termos de métodos e técnicas de recolha de dados, o foco da UC será na investigação qualitativa. 
    Esta UC será complementada com a UC de Metodologias de investigação II, que dará continuidade ao ensino-aprendizagem das subsequentes etapas do processo de investigação, e focar-se-á nos métodos e técnicas de investigação quantitativa.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à investigação 
    A investigação em estudos da comunicação
    Tradições disciplinares de investigação: epistemologias e metodologias
    As etapas do processo de investigação
    A planificação das etapas do processo de investigação doutoral e a escrita da proposta
    A Inteligência Artificial (IA) na I&D

     

    2. O desenho da pesquisa
    O tema e o objeto de estudo
    O problema de investigação 
    As questões de investigação
     
    3. Revisão de literatura 

    Tipos de revisão (da sistemática à narrativa)

    Pesquisa bibliográfica (bases de dados e estratégias)
    Normas de citação e referências, e softwares de gestão das referências bibliográficas
    Leitura crítica e sistemas de gestão de notas

     

    4. Métodos e técnicas qualitativas 
    Entrevistas
    Grupos de discussão (Focus Group)
    Observação e método etnográfico
    Pesquisa documental
    Análise de conteúdo
    Arts-based research e o programa de investigação filmEU

     

    5. Disseminação e comunicação de ciência 
    A escrita de artigos científicos
    Comunicação de ciência
     

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC, os estudantes serão capazes de: 
    Descrever o processo de investigação, identificando e explicando as suas principais etapas e atividades (OA1);
    Definir e explicar os seus interesses de investigação, operacionalizando-os em temas, problemas, e questões de investigação específicas (OA2);
    Compreender e avaliar criticamente o potencial e risco da IA (Inteligência artificial) no contexto de um trabalho de I&D (OA3);
    Descrever os principais métodos e técnicas de recolha de dados qualitativos, identificar potencialidade,limitações, e questões éticas (OA4); 
    Analisar e discutir um artigo científico (OA5); 
    Elaborar (selecionar, desenhar, explicar, justificar e escrever) as etapas iniciais de uma proposta de investigação, adequada aos objetivos do trabalho doutoral a realizar (OA6). 

    No final da UC, os estudantes terão desenvolvido competências transversais:pensamento crítico; análise e resolução de problemas; comunicação (escrita e oral); pesquisa e gestão de dados.

     

     


     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Dado os objectivos desta unidade curricular, a disciplina será lecionada em formato teórico-prático, havendo uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e participativos. 
    As pessoas estudantes devem participar na leitura e discussão de artigos e capítulos de livros recomendados, nos exercícios propostos em sala de aula, assim como debates críticos sobre os projectos de investigação a desenvolver.

    A avaliação será individual, através de dois instrumentos: a recensão crítica de um artigo científico (50%) e a elaboração escrita e apresentação oral de uma pré-proposta do projeto de investigação doutoral, com enfoque nas etapas iniciais (50%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bertrand, I., & Hughes, P. (2017). Media Research Methods: Audiences, Institutions, Texts (2nd ed). Springer.
    Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2022). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (Sixth edition). SAGE
    Flick, U. (2020). Introducing Research Methodology: Thinking Your Way Through Your Research Project. SAGE.
    Jensen, K. B. (Ed.). (2021). A handbook of media and communication research: Qualitative and quantitative methodologies (3rd edition). Routledge. 
    Kumar, R. (2018). Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners. SAGE.
    Lindlof, T. R., & Taylor, B. C. (2019). Qualitative communication research methods (4th ed). SAGE.
    Swann, P. (2021). The illustrated guide to the content analysis research project. Routledge, Taylor & Francis.
    Treadwell, D. F., & Davis, A. (2020). Introducing communication research: Paths of inquiry (4th edition). SAGE.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios