filmeu

Disciplina Estudos Avançados em Actividade Física e Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC são trabalhados os temas mais importantes da Actividade Física e Saúde, incidindo na evidência actual e na forma como a mesma é elaborada.

    Os docentes da UC apresentam a sua linha de investigação, reportando ao racional teórico, métodos e resultados mais importantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O estado actual do conhecimento na área da Actividade Física e Saúde (AFS): a. Os mecanismos biológicos
    b. Os mecanismos psicológicos 

    c. As melhores práticas na área da AFS
    i. Na saúde cardiovascular
    ii. Nas doenças metabólicas e obesidade
    iii. No desenvolvimento humano e envelhecimento 2. Os métodos de investigação na AFS 

    a. As fontes de informação indexadas
    b. A elaboração de projectos científicos
    i. A fundamentação, a definição do objectivo e o método
    ii. A preparação de projectos para instituições de financiamento
    c. A aplicação do projecto
    i. Controlo dos processos e recursos
    d. A avaliação do projecto e os seus produtos finais
    i. Análise de dados e resultados
    ii. A discussão dos resultados
    iii. A publicação em revistas indexadas
    iv. A divulgação dos resultados à sociedade
    3. A investigação e prática na AFS no contexto das políticas de saúde
    a. Os documentos nacionais e internacionais de orientação de políticas de saúde b. As instituições financiadoras 

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Preparar investigadores e profissionais com uma formação sólida baseada na evidência acerca da promoção de estilos de vida saudáveis, incluindo conhecimentos sobre os mecanismos biológicos e psicossociais da influência do exercício na saúde e das melhores práticas sobre a implementação desses conhecimentos.
    2. Preparar investigadores e profissionais com competências na elaboração, aplicação e avaliação de projectos de investigação na área do exercício e saúde, recorrendo aos racionais teóricos mais actuais e aos paradigmas metodológicos recomendados na literatura científica indexada. 

    3. Preparar investigadores e profissionais para uma actuação fundamentada, pertinente e adaptada ao plano nacional de saúde (2011-2016 e seguintes). 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ao se apresentarem as linhas de investigação dos docentes, procura-se criar uma ligação próxima com os pré-projectos que serão produzidos na UC do 2º semestre.

    Ao se criarem vários momentos de apresentação e “pitch” de ideias, dá-se a possibilidade ao aluno de consolidar ou repensar os seus pré-projectos.

    Por último, apresentam-se as normas de elaboração de protocolos de investigação que norteiam a elaboração dos documentos de pré-projecto

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Artigos disponibilizados na rede Equator ligados às normas de elaboração de projectos:

    https://www.equator-network.org/

    2018_Physical_Activity_Guidelines_Advisory_Committe (2018). 2018 Physical Activity Guidelines Advisory Committee Scientific Report, Washington, DC: U.S. Department of Health and Human Service.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios