filmeu

Disciplina Estudos Avançados em Actividade Física e Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC são trabalhados os temas mais importantes da Actividade Física e Saúde, incidindo na evidência actual e na forma como a mesma é elaborada.

    Os docentes da UC apresentam a sua linha de investigação, reportando ao racional teórico, métodos e resultados mais importantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O estado actual do conhecimento na área da Actividade Física e Saúde (AFS): a. Os mecanismos biológicos
    b. Os mecanismos psicológicos 

    c. As melhores práticas na área da AFS
    i. Na saúde cardiovascular
    ii. Nas doenças metabólicas e obesidade
    iii. No desenvolvimento humano e envelhecimento 2. Os métodos de investigação na AFS 

    a. As fontes de informação indexadas
    b. A elaboração de projectos científicos
    i. A fundamentação, a definição do objectivo e o método
    ii. A preparação de projectos para instituições de financiamento
    c. A aplicação do projecto
    i. Controlo dos processos e recursos
    d. A avaliação do projecto e os seus produtos finais
    i. Análise de dados e resultados
    ii. A discussão dos resultados
    iii. A publicação em revistas indexadas
    iv. A divulgação dos resultados à sociedade
    3. A investigação e prática na AFS no contexto das políticas de saúde
    a. Os documentos nacionais e internacionais de orientação de políticas de saúde b. As instituições financiadoras 

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Preparar investigadores e profissionais com uma formação sólida baseada na evidência acerca da promoção de estilos de vida saudáveis, incluindo conhecimentos sobre os mecanismos biológicos e psicossociais da influência do exercício na saúde e das melhores práticas sobre a implementação desses conhecimentos.
    2. Preparar investigadores e profissionais com competências na elaboração, aplicação e avaliação de projectos de investigação na área do exercício e saúde, recorrendo aos racionais teóricos mais actuais e aos paradigmas metodológicos recomendados na literatura científica indexada. 

    3. Preparar investigadores e profissionais para uma actuação fundamentada, pertinente e adaptada ao plano nacional de saúde (2011-2016 e seguintes). 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ao se apresentarem as linhas de investigação dos docentes, procura-se criar uma ligação próxima com os pré-projectos que serão produzidos na UC do 2º semestre.

    Ao se criarem vários momentos de apresentação e “pitch” de ideias, dá-se a possibilidade ao aluno de consolidar ou repensar os seus pré-projectos.

    Por último, apresentam-se as normas de elaboração de protocolos de investigação que norteiam a elaboração dos documentos de pré-projecto

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Artigos disponibilizados na rede Equator ligados às normas de elaboração de projectos:

    https://www.equator-network.org/

    2018_Physical_Activity_Guidelines_Advisory_Committe (2018). 2018 Physical Activity Guidelines Advisory Committee Scientific Report, Washington, DC: U.S. Department of Health and Human Service.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios