filmeu

Disciplina Projeto de Tese

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC prepara o aluno para a elaboração do projecto de tese. São trabalhadas competências de fundamentação e apresentação do racional teórico e definição sustentada do método.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Teoria do conhecimento científico
    A questão epistemológica
    Ética e produção de conhecimento científico
    2. Métodos e técnicas de investigação em Educação Física, Desporto e Saúde ¿ análise crítica e exemplos.
    3. O Projecto ¿ da delimitação temática, à definição do problema, definição da amostra e adequada aplicação de métodos e instrumentos de recolha, análise e tratamento estatístico. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem dois objectivos fundamentais: construir o projecto de tese e dotar o estudante das competências metodológicas necessárias à elaboração de um qualquer projecto de investigação científica na área disciplinar do ramo. Domínio do objecto de estudo mediante actualizada recolha e selecção de informação disponível, a apresentação clara do racional teórico e revisão sistemática da literatura, pertinência e correcção da questão a estudar, conhecimento dos instrumentos metodológicos de recolha, análise e apresentação dos dados, salvaguarda de princípios éticos que devem enformar toda a pesquisa e capacidade de comunicação escrita e oral, constituem competências a adquirir. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta Unidade Curricular baseia-se principalmente na metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Os doutorandos são introduzidos às áreas de pesquisa do CIDEFES e aos diferentes professores que as coordenam, sendo-lhes solicitado que desenvolvam a preparação do seu pré-projeto numa dessas linhas de pesquisa.

    Durante as sessões, os alunos têm várias oportunidades para apresentar as suas propostas de trabalho, receber comentários e discuti-las com os professores e colegas. O objetivo é criar um ambiente em que o erro seja encarado como uma fonte de informação para melhorar a proposta do pré-projeto.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (2009). Publication Manual of the American Psychological Association - 6th Edition. Washington - DC: APA. Cone, J. D., & Foster, S. L. (2006). Dissertations and Theses from Start to Finish: Psychology and Related Fields - 2nd edition. Washington, DC: APA.
    Creswel, J. (2008) Research Design: Qualitative, quantitative and Mixed Methods Approaches; London, Sage Publications. 

    Denzin, N. K, & Lincoln, Y. S. (2007) The Handbook of Qualitative Research - 3rd Edition. London, Sage Publications.
    Ntoumanis, N. (2009). SPSS for Sport and Exercise Studies - 2nd Edition. London: Routledge.
    Thomas, J. R. & Nelson, J.K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artmed. Walliman, N. & Buckler, S. (2008). Your Dissertation in Education (Sage Study Skills Series). London, Sage Publications. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios