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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem por objetivo a promoção do conhecimento dos estudantes sobre diferentes metodologias de avaliação clínica assentes nos modelos cognitivo-comportamentais, assim como o desenvolvimento de competências de formulação de casos clínicos numa abordagem transdiagnóstica, aprendendo a articular a avaliação com o plano e processo terapeuticos, assim como refletindo sobre aspetos éticos inerentes às diferentes metodologias de avaliação cognitivo-comportamental.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6228-22743
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Modelos cognitivo-comportamentais: Bases conceptuais e implicações para a avaliação clínica e desenvolvimental.
CP2: Objetivos da avaliação cognitivo-comportamental.
CP3: Fundamentos do processo de avaliação clínica.
CP4: Questões aprofundadas da seleção e implementação de métodos de avaliação clínica.
CP5: Desenvolvimentos na avaliação cognitivo-comportamental:
- Avaliação de produtos cognitivos
- Avaliação de processos cognitivos
- Avaliação de estruturas cognitivas
CP6: Desenvolvimentos nos modelos cognitivos-comportamentais:
- A avaliação clínica nas terapias de terceira geração e nas terapias cognitivo-contextuais
- Integração da avaliação cognitiva-comportamental com os novos avanços na psicopatologia transdiagnóstica
CP7: Avaliação cognitiva-comportamental com recurso a tecnologias de informação e comunicação e jogos sérios: Procedimentos, desafios e implicações clínicas/éticas.
CP8: A formulação cognitivo-comportamental de caso e articulação com plano de intervenção.
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Objetivos
Objetivos
OA1: Discutir as bases conceptuais dos modelos cognitivo-comportamentais (CC) e aplicá-las no processo de avaliação clínica nos diferentes períodos do ciclo de vida.
OA2: Descrever os objetivos e procedimentos dos principais métodos de avaliação clínica.
OA3: Selecionar e aplicar as diferentes estratégias de avaliação CC tendo em conta os objetivos da avaliação e as especificidades desenvolvimentais dos clientes.
OA4: Conceptualizar os diferentes casos/quadros psicopatológicos de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais.
OA5: Integrar a avaliação e formulação clínica CC com a abordagem transdiagnóstica da psicopatologia.
OA6: Analisar os procedimentos, desafios e implicações clínicas e éticas da avaliação CC com recurso a tecnologias de informação e comunicação e a jogos sérios.
OA7: Justificar a articulação entre a formulação/conceptualização de caso e o plano de intervenção clínica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais com implicações na prática clínica e desenvolvimento pessoal. O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas individuais e em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de casos clínicos cuja avaliação clínica será ser trabalhada pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A realização de exercícios de role-play e realização e apresentação do trabalho de avaliação permitirão um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barak, A. (2010). Internet-based psychological testing and assessment. In R. Kraus, G. Stricker, & C. Speyer (Eds.), Online counseling: A handbook for mental health professionals (pp. 225-256). London: Academic Press.
Beck, J. (2011). Cognitive behavior therapy. NY: Guilford.
Frank, R., & Davidson, J. (2014). The transdiagnostic roadmap to case formulation and treatment planning. Oakland: New Harbinger.
Grant, A., Townend, M., Mills, J., & Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive behavioural therapy. London: SAGE.
Pearson, J. (2012). The case formulation approach to cognitive-behavior therapy (guides to individualized evidencebased). New York: Guilford.
Roberts, A., Yeap, Y., Seah, H., Chan, E., Soh, C., & Christopoulos, G. (2019). Assessing the suitability of virtual reality for psychological testing. Psychological Assessment, 31, 318-328.
Westbrook, D., Kennerley, H., & Kirk, J. (2010). An introduction to cognitive behaviour therapy. London: Sage.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não