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Disciplina Estudos Avançados em Avaliação Clínica Cognitivo-Comportamental

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem por objetivo a promoção do conhecimento dos estudantes sobre diferentes metodologias de avaliação clínica assentes nos modelos cognitivo-comportamentais, assim como o desenvolvimento de competências de formulação de casos clínicos numa abordagem transdiagnóstica, aprendendo a articular a avaliação com o plano e processo terapeuticos, assim como refletindo sobre aspetos éticos inerentes às diferentes metodologias de avaliação cognitivo-comportamental. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Modelos cognitivo-comportamentais: Bases conceptuais e implicações para a avaliação clínica e desenvolvimental. CP2: Objetivos da avaliação cognitivo-comportamental.  CP3: Fundamentos do processo de avaliação clínica. CP4: Questões aprofundadas da seleção e implementação de métodos de avaliação clínica. CP5: Desenvolvimentos na avaliação cognitivo-comportamental: - Avaliação de produtos cognitivos - Avaliação de processos cognitivos - Avaliação de estruturas cognitivas CP6: Desenvolvimentos nos modelos cognitivos-comportamentais: - A avaliação clínica nas terapias de terceira geração e nas terapias cognitivo-contextuais - Integração da avaliação cognitiva-comportamental com os novos avanços na psicopatologia transdiagnóstica CP7: Avaliação cognitiva-comportamental com recurso a tecnologias de informação e comunicação e jogos sérios: Procedimentos, desafios e implicações clínicas/éticas. CP8: A formulação cognitivo-comportamental de caso e articulação com plano de intervenção. 
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Discutir as bases conceptuais dos modelos cognitivo-comportamentais (CC) e aplicá-las no processo de avaliação clínica nos diferentes períodos do ciclo de vida. OA2: Descrever os objetivos e procedimentos dos principais métodos de avaliação clínica. OA3: Selecionar e aplicar as diferentes estratégias de avaliação CC tendo em conta os objetivos da avaliação e as especificidades desenvolvimentais dos clientes. OA4: Conceptualizar os diferentes casos/quadros psicopatológicos de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais. OA5: Integrar a avaliação e formulação clínica CC com a abordagem transdiagnóstica da psicopatologia. OA6: Analisar os procedimentos, desafios e implicações clínicas e éticas da avaliação CC com recurso a tecnologias de informação e comunicação e a jogos sérios.  OA7: Justificar a articulação entre a formulação/conceptualização de caso e o plano de intervenção clínica. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais com implicações na prática clínica e desenvolvimento pessoal.  O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas individuais e em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de casos clínicos cuja avaliação clínica será ser trabalhada pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A realização de exercícios de role-play e realização e apresentação do trabalho de avaliação permitirão um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barak, A. (2010). Internet-based psychological testing and assessment. In R. Kraus, G. Stricker, & C. Speyer (Eds.), Online counseling: A handbook for mental health professionals (pp. 225-256). London: Academic Press. Beck, J. (2011). Cognitive behavior therapy. NY: Guilford. Frank, R., & Davidson, J. (2014). The transdiagnostic roadmap to case formulation and treatment planning. Oakland: New Harbinger. Grant, A., Townend, M., Mills, J., & Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive behavioural therapy. London: SAGE.  Pearson, J. (2012). The case formulation approach to cognitive-behavior therapy (guides to individualized evidencebased). New York: Guilford. Roberts, A., Yeap, Y., Seah, H., Chan, E., Soh, C., & Christopoulos, G. (2019). Assessing the suitability of virtual reality for psychological testing. Psychological Assessment, 31, 318-328. Westbrook, D., Kennerley, H., & Kirk, J. (2010). An introduction to cognitive behaviour therapy. London: Sage.
INSCRIÇÃO AVULSO
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