-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende discutir as aplicações e implicações da tecnologia na intervenção psicológica clínica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6228-22749
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. História e estatuto da ICMT como tendência futura da ciência psicológica pela APA
CP2. Eficácia e efetividade da ICMT em diferentes quadros psicopatológicos e problemas de adaptação nos diferentes períodos do ciclo de vida
CP3. Barreiras e facilitadores da aceitação e adesão das ICMT
CP4. Fundamentos, procedimentos e aplicações de diferentes modalidades de ICMT:
- Intervenções baseada na internet e aplicativos
- Ludotecnologia: Jogos sérios e avatars
- Realidade Virtual e Realidade Aumentada
- Inteligência Artificial e Machine Learning
- Equipamentos e ferramentas tecnológicas para ICMT
- Limitações atuais da ICMT na intervenção psicológica
CP5. Aliança terapêutica e processos de ambivalência e mudança na ICMT
CP6. Boas práticas e recomendações éticas na ICMT
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Discutir os movimentos atuais da e-mental health, enquadrando-os na evolução histórica da ICMT
OA2. Avaliar a evidência empírica sobre a validade, eficácia e efetividade das ICMT
OA3. Descrever os fatores influenciadores da aceitação e adesão das ICMT
OA4. Contrastar as potencialidades e limitações das diferentes modalidades de ICMT em função dos objetivos de intervenção, população-alvo e quadros clínicos
OA5. Discutir as especificidades da ICMT no desenvolvimento da aliança terapêutica e nos processos de ambivalência e mudança terapêuticas
OA6. Formular planos de intervenção baseados na evidência de ICMT em função dos objetivos de intervenção, população-alvo e quadros clínicos
OA7. Aplicar as boas práticas e recomendações éticas no planeamento de ICMT
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Students will be in contact with an online plataform designed for internet interventions
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andersson, G. (2014). The Internet and CBT: A Clinical Guide. London: CRC Press.
Andersson, G. (2016). Internet-delivered psychological treatments. Annual Review of Clinical Psychology, 12, 157-179.
Cuijpers, P., Ebert, D., Reijnders, M., & Stikelbroek, Y. (2017). Technology-assisted treatments for mental health problems in children and adolescents. In Evidence-Based Psychotherapies for Children and Adolescents (3 ed., pp. 555-576). NY: Guilford. Fleming, T., Bavin, L., Stasiak, K., ... Hetrick, S. (2017). Serious games and gamification for mental health: Current status and promising directions. Frontiers in Psychiatry, 7, ID 215.
Luiselli, J. & Fischer, A. (2016). Computer-assisted and web-based innovations in psychology, special education, and health. Amsterdam: Elsevier.
Pihlaja, S., Stenberg, J-H., Ritola, V., & Joffe, G. (2018). Therapeutic alliance in guided internet therapy programs for depression and anxiety disorders: A systematic review. Internet Interventions, 11, 1-10.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não