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Apresentação
Apresentação
Essa Unidade Curricular integra-se ao conjunto de unidades curriculares do Doutoramento em Sociomuseologia, que correspondem a conhecimentos especializados abrangendo, em seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento, com carga horária de 20 horas de contacto.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT485-23581
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Memória e poder
- As relações da museologia com os conteúdos de memória;
- A memória como elemento de coesão social;
- O património cultural e a memória nos museus;
- Museus: conflitos, memórias e identidade.
2- Museu e Sociedade Conceitos e Interdisciplinaridade
- A ideia de museu
- Formas de perceção de Museu na contemporaneidade
3- Modernização das instituições museais
- A modernidade nas instituições culturais e patrimoniais;
- Novas formas de Acão museal;
- Processos inovadores;
- As novas e diferentes funções para o museu moderno;
- O lugar das coleções e do património na museologia contemporânea.
4- O museu atual e a nova museologia
- Acão e conscientização dentro de um novo paradigma;
- Identidade e Democracia cultural;
- Sistema aberto e interativo;
- Olhares institucionais e relação com a UNESCO: Declaração de Santiago do Chile, Declaração de Québec, Declaração de Oaxtepec, Declaração de Caracas.
5 -A operatividade social do museu
- O museu e seu entorno social;
- O objecto de estudo do museu.
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Objetivos
Objetivos
- Analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea;
- Tratar das principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia, a saber: sua relação com os contextos sociais, onde se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discurso museológicos e as suas diferentes áreas de intervenção;
- O contexto geral da Unidade Curricular será apresentado e analisado em detalhe, procurando situar o contexto teórico e prático da museologia nacional e internacional;
- Preparar os discentes incentivando-os ao exercício reflexivo, espírito de criatividade e de rigor para o exercício museológico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados; promoporcinando uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- MOUTINHO, M. C. Sobre o Conceiro de Museologia Social. Cadernos de Sociomuseologia ,[S.l.], v. 1, n. 1, 2009. ISSN 1646-3714.
- PRIMO, J. Pensar Contemporaneamente a Museologia. Cadernos de Sociomuseologia , [S.l.], v. 16, n. 16, 2009. ISSN 1646-3714.
- PRIMO, J. O Social como objeto da Museologia. Cadernos de Sociomuseologia , [S.l.], v. 47, n. 3, 2014. ISSN 1646-3714
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não