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Disciplina Museologia e Sociedade

  • Apresentação

    Apresentação

    Essa Unidade Curricular integra-se ao conjunto de unidades curriculares do Doutoramento em Sociomuseologia, que correspondem a conhecimentos especializados abrangendo, em seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento, com carga horária de 20 horas de contacto.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1- Memória e poder

    • As relações da museologia com os conteúdos de memória;
    • A memória como elemento de coesão social;
    • O património cultural e a memória nos museus;
    • Museus: conflitos, memórias e identidade.

    2- Museu e Sociedade Conceitos e Interdisciplinaridade

    • A ideia de museu
    • Formas de perceção de Museu na contemporaneidade

    3- Modernização das instituições museais

    • A modernidade nas instituições culturais e patrimoniais;
    • Novas formas de Acão museal;
    • Processos inovadores;
    • As novas e diferentes funções para o museu moderno;
    • O lugar das coleções e do património na museologia contemporânea.

    4- O museu atual e a nova museologia

    • Acão e conscientização dentro de um novo paradigma;
    • Identidade e Democracia cultural;
    • Sistema aberto e interativo;
    • Olhares institucionais e relação com a UNESCO: Declaração de Santiago do Chile, Declaração de Québec, Declaração de Oaxtepec, Declaração de Caracas.

    5 -A operatividade social do museu

    • O museu e seu entorno social;
    • O objecto de estudo do museu.
  • Objetivos

    Objetivos

    • Analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea;
    • Tratar das principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia, a saber: sua relação com os contextos sociais, onde se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discurso museológicos e as suas diferentes áreas de intervenção;
    • O contexto geral da Unidade Curricular será apresentado e analisado em detalhe, procurando situar o contexto teórico e prático da museologia nacional e internacional;
    • Preparar os discentes incentivando-os ao exercício reflexivo, espírito de criatividade e de rigor para o exercício museológico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados; promoporcinando uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • MOUTINHO, M. C. Sobre o Conceiro de Museologia Social. Cadernos de Sociomuseologia ,[S.l.], v. 1, n. 1, 2009. ISSN 1646-3714.
    • PRIMO, J. Pensar Contemporaneamente a Museologia. Cadernos de Sociomuseologia , [S.l.], v. 16, n. 16, 2009. ISSN 1646-3714.
    • PRIMO, J. O Social como objeto da Museologia. Cadernos de Sociomuseologia , [S.l.], v. 47, n. 3, 2014. ISSN 1646-3714

     

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