-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular baseia-se no desenho por observação directa da figura humana feminina e masculina. O desenho é acompanhado por conceitos básicos de anatomia e proporção. Para desenhar o corpo humano, os alunos devem aplicar os elementos básicos do desenho: escala, composição, relação figura/fundo. São exploradas diferentes aproximações ao desenho, bem como diferentes posições no modelo: pose curta/longa, quietude/movimento, isolada/em diálogo com o espaço, panejamento e adereços.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-14643
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Desenho de contorno cego e transformado.
- Escala, perspectiva e proporção.
- Desenho gestual.
- Desenho modelado - peso e massa.
- Desenho partilhado.
- Relação figura /fundo - exercícios coletivos
- Desenho de modelação - luz e sombra
- Representação e expressão - experiências gráficas com utilização de mecanismos técnicos e novas tecnologias (ampliação, indefinição de contornos, etc.)
- Gestos quotidianos - desenho do corpo em movimento, exploração da relação do corpo com pequenos objectos
- Movimento e ocupação do espaço - o corpo na sua relação com o contexto ambiental
Os conteúdos do programa são feitos segundo 3 aproximações:
- Exercícios de aquecimento e desbloqueamento do olhar.
- Exercícios de representação analítica
- Diário gráfico temático com 5-10 exercícios por semana.
Nota: os programas de FH I, II e III são idênticos mas o nível de exigência aumenta gradualmente.
-
Objetivos
Objetivos
As competências básicas no desenho incluem composição, rigor nas proporções do corpo, perspectiva e os conhecimentos anatómicos que ajudam na representação da figura humana.
É desenvolvida a habilidade para observar e registar o que é observado de modo progressivo relativamente à anatomia humana. É alargado o conhecimento sobre técnicas e aproximações gráficas ao desenho.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É utilizada uma metodologia de ensino híbrido, havendo conteúdos que são transmitidos em aula (antes ou durante as poses e perante o modelo) e outros conteúdos que são disponibilizados aos estudantes através da plataforma Moodle.
Os conteúdos online consistem, sobretudo, em: tutoriais, bancos de imagens e/ou vídeos (com variadas poses e modelos de variados biotipos corporais [ectomorfo, mesomorfo e endomorfo], diferentes géneros e idades); mas também são disponibilizados diversos livros especializados (através dos quais os estudantes poderão aprofundar os estudos e pesquisas acerca do desenho de figura humana, consoante os seus interesses individuais).
Os alunos são incentivados a explorarem os seus interesses pessoais no diário gráfico e também a partilharem-nos em contexto de aula, para, em diálogo com a docente e os colegas, poderem conjugar e articular os seus universos estéticos com os conteúdos fundamentais que devem ser adquiridos nesta unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- EDWARDS, Betty - The New Drawing on the Right Side of the Brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins, 2008.
- HALE, Robert Beverly - Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson-Guptill, 2009.
- JENNY, Peter - Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili, 2014.
- KAUPELIS, Robert - Experimental Drawing. New York: Watson-Guptill, 1980.
- MALBERT, Roger - Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers, 2015.
- MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack - Drawing Projects - an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing, 2011.
- NEW, Jennifer - Drawing from life. The journal as art. New York: Princeton Architectural Press, 2005.
- NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company, 1969.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não