Disciplina Perspetivas Artísticas Contemporâneas II

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução ao sistema artístico portugues no contexto da arte mundial

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Artistas portugueses mais relevantes

    2. Análise e discussão de portefólios

    3. A mediação das artes (a promoção e divulgação)

    4. A gestão das artes

    5. A curadoria e programação

    6. O mercado da arte

    7. As principais mostras, bienais, trienais

  • Objetivos

    Objetivos

    Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista nela inserido deve estar apto a conhecer todas as temáticas e  mecanismos com os quais a sua obra está em relação. Assim, são objectivos desta UC a identificação dos diversos aspectos da arte contemporânea ;a tematização e problematização pragmática dos seus conceitos essenciais; a aquisição de competências críticas e  analíticas; a identificação dos paradigmas nucleares do debate artístico contemporâneo; o reconhecimento das suas relações plurais.

    É, ainda, objectivo da unidade curricular dotar os estudantes de um nível de compreensão do mundo artístico contemporâneo (dos seus artistas, instrumentos e sistemas) possibilitando-lhes, desta forma, o desenvolvimento dos seus projectos autónomos.

    Assim, tendo em conta a aprendizagem baseada na observação de boas práticas e na troca de experiências, estimula-se a análise e o diálogo, proporcionando aos estudantes matéria de  reflexão para o desenvolvimento dos seus projectos futuros

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Além da exposição teórica sobre os diversos contextos a abordar na UC, serão convidadas instituições, mediadores culturais e artistas para, em aula, partilharem com os estudantes a sua experiência, expondo os seus trabalhos e projectos, discutidos numa perspectiva crítica fomentando a reflexão e a aprendizagem, em acordo com as linhas gerais do Programa da UC. O contacto entre as instituições, artistas e mediadores far-se-á, também,  através da deslocação dos estudantes às instituições e ateliers.

    Dar-se-á, no contexto da UC, grande importância à elaboração de relatórios (3) e à  assiduidade. O trabalho final consistirá na elaboração de um projecto sobre o trabalho de um dos artistas convidados.

    Avaliação: Assiduidade 20% + Relatórios 40% + Trabalho final (projecto) 40%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. (2000). Ser artista em Portugal. Lisboa: Centro Nacional de Cultura

    AAVV. (2001). O estado das artes e as artes do estado. Lisboa: OAC

    AAVV. (2011). Marte 4: da criação artística à intervenção espacial. Lisboa: AEFBAUL

    AGAMBEN, G. (2010). O que é o Contemporâneo? E Outros Ensaios. Chapecó: Argos

    BELTING, H. (2009). Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.). The Global Art World. Ostfildern

    BOCK, J. (2002). Da obra ao texto: diálogos sobre a prática e a critica na artecontemporânea. Lisboa: Ed. CCB|MC

    MELO, A. (2007). Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand/Instituto Camões

    MELO, A. (2012). Sistema da arte contemporânea. Lisboa: Documenta

    PÉREZ, M. (2007). Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves

    SMITH, T. (2009. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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