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Disciplina Perspetivas Artísticas Contemporâneas II

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução ao sistema artístico portugues no contexto da arte mundial
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Artistas portugueses relevantes 2. A mediação das artes: museus e instituições em Portugal 3. As principais mostras, bienais, trienais 4. Análise, apresentação  presencial  e discussão dos trabalhos sobre artistas   
  • Objetivos

    Objetivos

    Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista nela inserido deve estar apto a conhecer todas as temáticas e  mecanismos com os quais a sua obra está em relação. Assim, são objectivos desta UC a identificação dos diversos aspectos da arte contemporânea ;a tematização e problematização pragmática dos seus conceitos essenciais; a aquisição de competências críticas e  analíticas; a identificação dos paradigmas nucleares do debate artístico contemporâneo; o reconhecimento das suas relações plurais. É, ainda, objectivo da unidade curricular dotar os estudantes de um nível de compreensão do mundo artístico contemporâneo (dos seus artistas, instrumentos e sistemas) possibilitando-lhes, desta forma, o desenvolvimento dos seus projectos autónomos. Assim, tendo em conta a aprendizagem baseada na observação de boas práticas e na troca de experiências, estimula-se a análise e o diálogo, proporcionando aos estudantes matéria de  reflexão para o desenvolvimento dos seus projectos futuros
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Relação com a comunidade artística e cultural através de visitas semanais a equipamentos culturais. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. (2000). Ser artista em Portugal. Lisboa: Centro Nacional de Cultura AAVV. (2001). O estado das artes e as artes do estado. Lisboa: OAC AAVV. (2011). Marte 4: da criação artística à intervenção espacial. Lisboa: AEFBAUL AGAMBEN, G. (2010). O que é o Contemporâneo? E Outros Ensaios. Chapecó: Argos BELTING, H. (2009). Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.). The Global Art World. Ostfildern BOCK, J. (2002). Da obra ao texto: diálogos sobre a prática e a critica na artecontemporânea. Lisboa: Ed. CCB|MC MELO, A. (2007). Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand/Instituto Camões MELO, A. (2012). Sistema da arte contemporânea. Lisboa: Documenta PÉREZ, M. (2007). Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves SMITH, T. (2009. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press    
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Relatórios

    até uma semana depois da visita a que se reportam

    40%

    Trabalho de pesquisa

    +

    Apresentação oral do trabalho

    data de entrega a combinar com os estudantes

    30%

    +

    30%

     

     

     

    A avaliação contínua é composta por dois elementos: relatórios  + trabalho final com apresentação oral. Na falta de um destes elementos não há lugar a avaliação contínua. 

    O exame terá um grau de dificuldade equivalente ao da avaliação contínua.

    É exigida a presença em 75% das aulas para que seja considerada a avaliação contínua.

    Relatórios 40% + Trabalho de investigação 30% + apresentação oral 30% 

    A avaliação é composta pelos 3 elementos. 

    Adicionalmente poderão ser colocadas no Moodle informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

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