Disciplina Pintura II

  • Apresentação

    Apresentação

    ESTA UC É SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA DA PINTURA E A SUA CONCEPTUALIZAÇÃO (E TEORIZAÇÃO) A PARTIR DO IMAGINÁRIO DA PAISAGEM

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos desta UC são:

    -1 Exercício de pesquisa visual onde se adequanam as imagens da História da Arte às tipologias canonicas da Paisagem.

    Exercício de pintura por observação e imaginação, considerando os cânones estruturantes e desdobramentos:

    - 7  pinturas médio formato com registos rápidos (1 pintura por semana). Meios e suportes à escolha dos estudantes.

    Registos expressivos;

    compreensão da escala na representação dos longes e dos pertos;

    perspectiva aéra e geométrica; acuidade cromática no claro escuro;

    apuramento cromático na representação dos elementos da composição;

    compreensão dos (des)equilibrios;

    aquisição de meios para distinguir pictóricamente os elementos.

    - 1 pintura de grande formato com registo lento (5 semanas). Meios e suportes à escolha dos estudantes.

    Velaturas;

    sobreposições;

    reforço no corpo de tinta;

    correção de erros de perspetiva e cor.

    - 1 projecto pessoal (TPC) realizado com acompanhamento tutorial para desenvolvimento de uma linguagem autoral no aluno.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos desta UC são:

    - Ampliar o campo das competências na Pintura, como prática artística e campo de investigação.

    - Garantir a aplicação dos conhecimentos adquiridos pela exploração dos media,  tanto nos exercícios sobre paisagem como no projecto pessoal.

    - Dar a conhecer a Paisagem como um Género da Pintura e abrir à sua experimentação, desdobramento e atualização informada.

    - Compreensão dos conceitos estruturantes:

    - perspectiva aérea e geométrica;

    - relações de escala;

    - conceitos de profundidade (pertos e longes) e amplitude;

    - sugestão do infinito e linha de horizonte.

     

    No final desta UC, os estudantes:

    - Domínam velaturas, contaminação cromática, contornos definidos e esbatidos, planificação e modelação, relação de escala;

    - Concebem um projeto pessoal, da ideia à execução, para desenvolver as capacidades, adequar de media /suportes, modos de expôr;

    - Desenvolvem capacidades: autonomia, originalidade e adequação;

    - Sedimentam as metodologias projectuais criativas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Demonstração, através de exemplos e da prática colectiva em sala de aula com exercícios técnicos de execução e aplicação da teoria e da tecnologia da pintura.

    Exercitar a observação directa (ou fotográfica) e/ou imaginada, de âmbito experimental

    Acompanhamento crítico do projeto pessoal sobre as questões de ordem autoral que relevam da inteligência visual na articulação de conteúdos temáticos e formais.

     

    AVALIAÇÃO:

    Avaliação contínua, presencial (75% presenças obrigatórias). Pontualidade, assiduidade, boa relação com os colegas, participação nas exposições Philoxenia (1,5 valor) e Over&Out (2 valores)

    Avaliação intercalar:

    1,5 valores: pesquisa visual

    7 valores (1 cada):  7 pinturas (sketch)

    Avaliação final:

    4 valores: 1 Pintura de paisagem em grande formato.

    3 valores: projecto pessoal. Acompanhamento tutorial.

    Exame para alunos com nota final inferior a 10 valores e/ou faltas injustificadas a mais de 25% das aulas. Exame: apresentação do trabalho requerido no semestre, terminado + 1 exercício.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios