-
Apresentação
Apresentação
ESTA UC É SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA DA PINTURA E A SUA CONCEPTUALIZAÇÃO (E TEORIZAÇÃO) A PARTIR DO IMAGINÁRIO DA PAISAGEM
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-14648
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos desta UC são:
-1 Exercício de pesquisa visual onde se adequanam as imagens da História da Arte às tipologias canonicas da Paisagem.
Exercício de pintura por observação e imaginação, considerando os cânones estruturantes e desdobramentos:
- 7 pinturas médio formato com registos rápidos (1 pintura por semana). Meios e suportes à escolha dos estudantes.
Registos expressivos;
compreensão da escala na representação dos longes e dos pertos;
perspectiva aéra e geométrica; acuidade cromática no claro escuro;
apuramento cromático na representação dos elementos da composição;
compreensão dos (des)equilibrios;
aquisição de meios para distinguir pictóricamente os elementos.
- 1 pintura de grande formato com registo lento (5 semanas). Meios e suportes à escolha dos estudantes.
Velaturas;
sobreposições;
reforço no corpo de tinta;
correção de erros de perspetiva e cor.
- 1 projecto pessoal (TPC) realizado com acompanhamento tutorial para desenvolvimento de uma linguagem autoral no aluno.
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos desta UC são:
- Ampliar o campo das competências na Pintura, como prática artística e campo de investigação.
- Garantir a aplicação dos conhecimentos adquiridos pela exploração dos media, tanto nos exercícios sobre paisagem como no projecto pessoal.
- Dar a conhecer a Paisagem como um Género da Pintura e abrir à sua experimentação, desdobramento e atualização informada.
- Compreensão dos conceitos estruturantes:
- perspectiva aérea e geométrica;
- relações de escala;
- conceitos de profundidade (pertos e longes) e amplitude;
- sugestão do infinito e linha de horizonte.
No final desta UC, os estudantes:
- Domínam velaturas, contaminação cromática, contornos definidos e esbatidos, planificação e modelação, relação de escala;
- Concebem um projeto pessoal, da ideia à execução, para desenvolver as capacidades, adequar de media /suportes, modos de expôr;
- Desenvolvem capacidades: autonomia, originalidade e adequação;
- Sedimentam as metodologias projectuais criativas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Demonstração, através de exemplos e da prática colectiva em sala de aula com exercícios técnicos de execução e aplicação da teoria e da tecnologia da pintura.
Exercitar a observação directa (ou fotográfica) e/ou imaginada, de âmbito experimental
Acompanhamento crítico do projeto pessoal sobre as questões de ordem autoral que relevam da inteligência visual na articulação de conteúdos temáticos e formais.
AVALIAÇÃO:
Avaliação contínua, presencial (75% presenças obrigatórias). Pontualidade, assiduidade, boa relação com os colegas, participação nas exposições Philoxenia (1,5 valor) e Over&Out (2 valores)
Avaliação intercalar:
1,5 valores: pesquisa visual
7 valores (1 cada): 7 pinturas (sketch)
Avaliação final:
4 valores: 1 Pintura de paisagem em grande formato.
3 valores: projecto pessoal. Acompanhamento tutorial.
Exame para alunos com nota final inferior a 10 valores e/ou faltas injustificadas a mais de 25% das aulas. Exame: apresentação do trabalho requerido no semestre, terminado + 1 exercício.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CLARK, K. (1961). Paisagem na arte. Lisboa: Ulisseia
COSGROVE, D. (s.d). Prospect, Perspective and the Evolution of the Landscape Idea. London: Institute of British Geographers
DA VINCI, L. (2005). El tratado de la pintura por Leonardo da Vinci, y los tres libros que sobre el mismo arte escribó Leon Bautista Alberti. Lisboa: Alcalá
HOCKNEY, D. (2001). Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters. London: Thames & Hudson
LOTHE, A. (1958) Traité du paysage (1939), in Traités du paisage et de la figure. Paris: Grasset.
NANCY, Jean-Luc (2003). Au fond des images. Paris : Galilée.
SERRALLER, F. C., Los géneros de la Pintura. Madrid: Edições Taurus.
STEVENS, M. (1992). Alfred Sisley. London: Royal Academy of Arts; Paris: Musée d'Orsay; Baltimore: Walters Art Gallery; New Haven: Yale University Press
VAN ZUILEN, G. (1994). Tous les jardins du monde. Paris: Gallimard.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não