-
Apresentação
Apresentação
ESTA UC É SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA DA PINTURA E A SUA CONCEPTUALIZAÇÃO (E TEORIZAÇÃO) A PARTIR DO IMAGINÁRIO DA PAISAGEM
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-14648
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos desta UC são:
- 1 PESQUISA VISUAL: adequação das imagens da História da Arte às tipologias canonicas da Paisagem - Trabalho de grupo
Exercício de pintura por observação e imaginação, considerando cânones estruturantes e desdobramentos:
- 6 PINTURAS DE MÉDIO FORMATO com registo rápido (1 por semana). Meios e suportes à escolha dos estudantes.
Critérios:
- Registos expressivos
- Compreensão da escala na representação dos longes e dos pertos
- Perspectiva aéra e geométrica
- Acuidade cromática no claro escuro
- Apuramento cromático na representação dos elementos da composição
- Compreensão dos (des)equilíbrios
- Aquisição de meios para distinguir pictóricamente os elementos
- 1 PINTURA DE GRANDE FORMATO com registo lento (5 semanas). Meios e suportes à escolha dos estudantes.
Critérios:
- Velaturas
- Sobreposições
- Reforço no corpo de tinta
- Correção de erros de perspetiva e cor
- 1 PROJECTO PESSOAL - TPC e em simultâneo com a UC Atelier de Pintura (tutorias).
-Portfolio
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos desta UC são:
- Ampliar o campo das competências na Pintura, como prática artística e campo de investigação.
- Garantir a aplicação dos conhecimentos adquiridos pela exploração dos meios pictóricos, tanto nos exercícios sobre paisagem como no projecto pessoal (em comjunto com a UC Atelier de Pintura).
- Dar a conhecer a Paisagem como um Género da Pintura e abrir à sua experimentação, desdobramento e atualização informada.
- Compreensão dos conceitos estruturantes:
- Perspectiva aérea e geométrica
- Relações de escala
- Conceitos de profundidade (pertos e longes) e amplitude
- Sugestão do infinito e linha de horizonte
- Ambiente
No final desta UC, os estudantes:
- Domínam velaturas, contaminação cromática, contornos definidos e esbatidos, planificação e modelação, relação de escala;
- Concebem um projeto pessoal, da ideia à execução, para desenvolver as capacidades, adequar meios e suportes, modos de expôr;
- Desenvolvem autonomia;
- Sedimentam as metodologias projectuais criativas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia pedagógica relevante nesta UC é o contacto tutorial. A abordagem individualizada visa ampliar a cultura visual e estimular o desenvolvimento de linguagens e processos técnicos, a visão crítica e metodologias de investigação. As tutorias são conversas a propósito dos conceitos subjacentes aos objectivos a alcançar: indicam-se referências visuais e conceptuais, exemplos de obras de artistas nacionais e internacionais pertinentes para cada caso, bibliografia e a concepção da proposta artística de modo a ampliar a visão de cada estudante, individualmente. Valoriza-se a capacidade crítica e autocrítica através de discussões coletivas em sala de aula onde se debatem processos e resultados na concretização de cada exercício promovendo o uso de terminologias técnicas adequadas. Quando pertinente há lugar a sessões teóricas, visitas de artistas (in e out) e de estudo para complementar o contexto artístico sobre temas e acontecimentos relevantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CLARK, K. (1961). Paisagem na arte. Lisboa: Ulisseia
COSGROVE, D. (s.d). Prospect, Perspective and the Evolution of the Landscape Idea. London: Institute of British Geographers
DA VINCI, L. (2005). El tratado de la pintura por Leonardo da Vinci, y los tres libros que sobre el mismo arte escribó Leon Bautista Alberti. Lisboa: Alcalá
HOCKNEY, D. (2001). Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters. London: Thames & Hudson
LOTHE, A. (1958) Traité du paysage (1939), in Traités du paisage et de la figure. Paris: Grasset.
NANCY, Jean-Luc (2003). Au fond des images. Paris : Galilée.
SERRALLER, F. C., Los géneros de la Pintura. Madrid: Edições Taurus.
STEVENS, M. (1992). Alfred Sisley. London: Royal Academy of Arts; Paris: Musée d'Orsay; Baltimore: Walters Art Gallery; New Haven: Yale University Press
VAN ZUILEN, G. (1994). Tous les jardins du monde. Paris: Gallimard.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não