-
Apresentação
Apresentação
Módulo A (3 Horas Semanais) - Prof. Rui Macedo: Pintura III é uma disciplina que desenvolve os conhecimentos teóricos e práticos em pintura através de exercícios sobre Cena de Interior (um dos géneros históricos da pintura).
Módulo B (1 Hora Semanal) - Prof Inês Marques: Pintura III desenvolve as capacidades de utilizar a pintura como área de investigação e criatividade no domínio da intervenção pública, quer através de projectos de pintura mural, quer através de projectos de maior relação com pequenas comunidades que querem e precisam de ver o seu ambiente vivencial enriquecido através da arte.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-14653
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos são abordados através de exercícios:
- PESQUISA VISUAL:
- Pesquisa e investigação na História da Arte para ampliar a cultura visual sobre Cena de Interior.
- Reconhecimento e distinção entre cânone e desdobramentos.
- 7 pinturas de registo rápido (1 pintura / semana) sobre Cena de Interior.
- Meios e suportes a¿ escolha dos estudantes.
- compreensão da escala na representação
- acuidade cromática e temperatura de cor (interior vs exterior)
- dentro e fora de cena
- aquisição de meios para distinguir pictoricamente os elementos.
- 1 pintura de grande formato com registo lento (5 semanas). Meios e suportes a¿ escolha dos estudantes.
- Velaturas;
- sobreposições;
- reforço do corpo de tinta;
- correção de erros de perspetiva e cor.
- PROJECTO PESSOAL com acompanhamento tutorial.
- PINTURA MURAL projecto site-specific aplicando a seguinte metodologia de trabalho na arte: pensar, adequar, desenvolver e concretizar uma pintura mural especificamente para um espaço pré-selecionado
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos desta UC são:
- Aplicação criteriosa media/suportes e instrumentos aos projectos artísticos.
- Consolidação dos conhecimentos técnicos e teóricos da Pintura.
- Distinguir, reconhecer e identificar Cenas de Interior e as suas variantes:
- Cabinet d' amateur;
- Doorkijkje;
- Cena de costumes;
- Espaço doméstico/privado;
- Espaço de domínio público;
- Espaço sagrado.
- Planificação compositiva: importância do parergon (o espelho, o parapeito, a moldura, a porta) na constituição e separação de territórios (dentro e fora), simetria, repetição e enquadramento.
- Domínio sobre o desenho perspectivado para descrever uma espacialidade confinada, interior.
- Desenvolver em autonomia o projecto pessoal.
- Progredir e amplificar o imaginário próprio através da investigação (conceptual e visual).
- Desenvolver uma pintura mural: controlar um projecto site-specific considerando todos os condicionalismos (humanos, sociais, estéticos e técnicos) inerentes à prática artística no espaço público.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Técnicas de pesquisa on-line, apresentações PowerPoint e esclarecimentos tutoriais. Apresentação e seguimento das etapas de um projecto artístico site-specific (idealizar, projectar e executar ) e de uma projecto pictórico (do desenho, ao esboço colorido, à execução em tela). Livre elaboração do Projecto pessoal.
Avaliação contínua: 1 valor - 75% presenças obrigatórias, pontualidade, assiduidade e boa relação com os colegas.
60% aulas Prof. Rui Macedo
1,5 valores: pesquisa visual
10,5 valores (1,5 cada): 7 pinturas (sketch)
4 valores: 1 Pintura de grande formato.
3 valores: Projecto pessoal. Acompanhamento tutorial.
40% aulas Prof. Inês Marques
9 valores: ideias, eboços e execução do projecto site-specific
10 valores: finalização do projecto + execução Pintura Mural
Exame para alunos com nota final inferior a 10 valores e/ou faltas injustificadas a mais de 25% das aulas. Exame: apresentação do trabalho requerido no semestre, terminado + 2 exercícios.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
DA VINCI, L. - El tratado de la pintura por Leonardo da Vinci, y los tres libros que sobre el mismo arte escribó Leon Bautista Alberti. Lisboa. Alcalá. 2005
DERRIDA, J. - The truth in painting, Chicago; Londres. University of Chicago Press.1987
GALLEGO, J. - El cuadro dentro del cuadro. Madrid. Cátedra. 1991
HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters. London. Thames & Hudson. 2001
NANCY, Jean-Luc - Au fond des images. Paris. Galilée. 2003.
SERRALLER, F. C. - Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. 2005
BISHOP, Claire - Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso. London, New York. 2012
KWON, Miwon - One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets. The MIT Press. 2002
LACY, S. - Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington. Baypress. 1995
LÈGER, F. - Funções da Pintura, Lisboa. Bertrand. 1965
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não