filmeu

Disciplina Pintura III

  • Apresentação

    Apresentação

    Pintura III é uma disciplina que atesta os conhecimentos teóricos e práticos sobre pintura tradicional através de exercícios sobre Cena de Interior (um dos géneros históricos da pintura) e, por outro lado, desenvolve as capacidades de utilizar a pintura como área de investigação e criatividade no domínio da intervenção pública, quer através de projectos de pintura mural, quer através de projectos de maior relação com pequenas comunidades que querem e precisam de ver o seu ambiente vivencial enriquecido através da arte.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - EXERCÍCIO DE PESQUISA VISUAL sobre Cena de Interior.

    - PROJECTO, ESBOÇOS E EXECUÇÃO DE PINTURAS sobre Cena de Interior

    - PROJECTO PESSOAL

    - PINTURA MURAL (projecto site-specific) aplicando a seguinte metodologia de trabalho na arte:

    pensar, adequar, desenvolver e concretizar uma pintura mural especificamente para um espaço pré-selecionado

  • Objetivos

    Objetivos

    Aplicação criteriosa media/suportes aos instrumentos e projectos artísticos/criativos.

    Consolidação do conhecimentos técnicos e teóricos da pintura.

    Distinguir, reconhecer e identificar uma Cenas de Interior e as suas variantes: cabinet d¿amateur, doorkijkje e cenas de costumes, espaço doméstico/privado, espaço de domínio público e espaço sagrado. A planificação compositiva e a importância do parergon (o espelho, o parapeito, a moldura, a porta) na constituição e separação de territórios (dentro e fora), simetria, repetição e enquadramentos.

    Domínio sobre o desenho perspectivado para descrever uma espacialidade confinada, interior. 

    Desenvolver em autonomia o projecto pessoal. Progredir e amplificar o imaginário próprio através da investigação (conceptual e visual).

    Desenvolver uma pintura mural. Controlo sobre um projecto site-specific considerando todos os condicionalismos (humanos, sociais, estéticos e técnicos) inerentes à prática artística no espaço público.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais (expositivas, audiovisuais) sobre os conteúdos programáticos, propõe-se o desenvolvimento de obras e de projetos artísticos. Para além de uma permanente atitude de investigação e inquirição, encoraja-se o aprender fazendo. Estes métodos são fundamentais na formação de artistas, que devem desenvolver também um pensamento crítico sobre a contemporaneidade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DA VINCI, L. - El tratado de la pintura por Leonardo da Vinci, y los tres libros que sobre el mismo arte escribó Leon Bautista Alberti. Lisboa. Alcalá. 2005

    DERRIDA, J. - The truth in painting, Chicago; Londres. University of Chicago Press.1987

    GALLEGO, J. - El cuadro dentro del cuadro. Madrid. Cátedra. 1991

    HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old mastersLondon. Thames & Hudson. 2001

    NANCY, Jean-Luc  - Au fond des imagesParis. Galilée. 2003.

    SERRALLER, F. C. - Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. 2005

    BISHOP, Claire - Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso. London, New York. 2012

    KWON, Miwon - One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets. The MIT Press. 2002

    LACY, S. - Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington. Baypress. 1995

    LÈGER, F. -  Funções da Pintura, Lisboa. Bertrand. 1965

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios