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Disciplina Pintura III

  • Apresentação

    Apresentação

    Pintura III é uma disciplina em que se aprofundam conhecimentos teóricos e práticos sobre pintura tradicional através de exercícios sobre Cena de Interior (um dos géneros históricos da pintura) e, por outro lado, desenvolve as capacidades de utilizar a pintura como área de investigação e criatividade no domínio da intervenção pública, quer através de projetos de pintura mural, quer através de projetos de relação com a comunidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • EXERCÍCIO DE PESQUISA VISUAL sobre Cena de Interior.
    • PROJECTO, ESBOÇOS E EXECUÇÃO DE PINTURAS sobre Cena de Interior
    • PROJECTO PESSOAL
    • PINTURA MURAL/PROJETO COMUNITÁRIO (projeto site-specific) aplicando a seguinte metodologia de trabalho na arte:

    pensar, investigar, adequar, desenvolver e concretizar uma pintura mural/ projeto comunitário especificamente para um espaço/contexto social pré-selecionado.

  • Objetivos

    Objetivos

    Aplicação criteriosa media /suportes aos instrumentos e projetos artísticos/criativos.

    Consolidação do conhecimentos técnicos e teóricos da pintura.

    Distinguir, reconhecer e identificar uma Cenas de Interior e as suas variantes: cabinet d'amateur , doorkijkje e cenas de costumes, espaço doméstico/privado, espaço de domínio público e espaço sagrado.

    A planificação compositiva e a importância do parergon (o espelho, o parapeito, a moldura, a porta) na constituição e separação de territórios (dentro e fora), simetria, repetição e enquadramentos.

    Domínio sobre o desenho perspectivado para descrever uma espacialidade confinada, interior.

    Desenvolver em autonomia o projecto pessoal. Progredir e amplificar o imaginário próprio através da investigação (conceptual e visual).

    Desenvolver uma pintura mural ou projeto comunitário. Controlo sobre um projecto site-specific considerando todos os condicionalismos (humanos, sociais, estéticos e técnicos) inerentes à prática artística no espaço público

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais (expositivas, audiovisuais) sobre os conteúdos programáticos, propõe-se o desenvolvimento de obras e de projetos artísticos. Para além de uma permanente atitude de investigação e inquirição, encoraja-se o aprender fazendo. Estes métodos são fundamentais na formação de artistas, que devem desenvolver também um pensamento crítico sobre a questões para si relevantes na contemporaneidade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DA VINCI, L. - El tratado de la pintura por Leonardo da Vinci, y los tres libros que sobre el mismo arte escribó Leon Bautista Alberti . Lisboa . Alcalá. 2005

    DERRIDA, J. - The truth in painting, Chicago; Londres. University of Chicago Press.1987 GALLEGO, J. - El cuadro dentro del cuadro . Madrid. Cátedra. 1991

    HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters . Thames & Hudson . 2001

    NANCY, Jean-Luc - Au fond des images . Paris . Galilée . 2003. SERRALLER, F. C. - Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. 2005 London .

    BISHOP, Claire - Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship , Verso. London, New York. 2012

    KWON, Miwon - One place after another. Site-specific art and locational identity . Cambridge, Massachussets. The MIT Press. 2002

    LACY, S. - Mapping the terrain: new genre public art . Seattle, Washington. Baypress. 1995 LÈGER, F. - Funções da Pintura , Lisboa. Bertrand. 1965

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