Disciplina Pintura III

  • Apresentação

    Apresentação

    Módulo A (3 Horas Semanais) - Prof. Rui Macedo: Pintura III é uma disciplina que desenvolve os conhecimentos teóricos e práticos em pintura através de exercícios sobre Cena de Interior (um dos géneros históricos da pintura).

     

    Módulo B (1 Hora Semanal) - Prof Inês Marques: Pintura III desenvolve as capacidades de utilizar a pintura como área de investigação e criatividade no domínio da intervenção pública, quer através de projectos de pintura mural, quer através de projectos de maior relação com pequenas comunidades que querem e precisam de ver o seu ambiente vivencial enriquecido através da arte.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos são abordados através de exercícios:

    - PESQUISA VISUAL:

    - Pesquisa e investigação na História da Arte para ampliar a cultura visual sobre Cena de Interior.

    - Reconhecimento e distinção entre cânone e desdobramentos.

    - 7 pinturas de registo rápido (1 pintura / semana) sobre Cena de Interior. 

    - Meios e suportes a¿ escolha dos estudantes.

    - compreensão da escala na representação

    - acuidade cromática e temperatura de cor (interior vs exterior)

    - dentro e fora de cena

    - aquisição de meios para distinguir pictoricamente os elementos.

    - 1 pintura de grande formato com registo lento (5 semanas). Meios e suportes a¿ escolha dos estudantes.

    - Velaturas;

    - sobreposições;

    - reforço do corpo de tinta;

    - correção de erros de perspetiva e cor.

    - PROJECTO PESSOAL com acompanhamento tutorial.

    - PINTURA MURAL projecto site-specific aplicando a seguinte metodologia de trabalho na arte: pensar, adequar, desenvolver e concretizar uma pintura mural especificamente para um espaço pré-selecionado

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos desta UC são:

    - Aplicação criteriosa media/suportes e instrumentos aos projectos artísticos.

    - Consolidação dos conhecimentos técnicos e teóricos da Pintura.

    - Distinguir, reconhecer e identificar Cenas de Interior e as suas variantes:

    - Cabinet d' amateur;

    - Doorkijkje;

    - Cena de costumes;

    - Espaço doméstico/privado;

    - Espaço de domínio público;

    - Espaço sagrado.

    - Planificação compositiva: importância do parergon (o espelho, o parapeito, a moldura, a porta) na constituição e separação de territórios (dentro e fora), simetria, repetição e enquadramento.

    - Domínio sobre o desenho perspectivado para descrever uma espacialidade confinada, interior. 

    - Desenvolver em autonomia o projecto pessoal.

    - Progredir e amplificar o imaginário próprio através da investigação (conceptual e visual).

    - Desenvolver uma pintura mural: controlar um projecto site-specific considerando todos os condicionalismos (humanos, sociais, estéticos e técnicos) inerentes à prática artística no espaço público.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Técnicas de pesquisa on-line, apresentações PowerPoint e esclarecimentos tutoriais. Apresentação e seguimento das etapas de um projecto artístico site-specific (idealizar, projectar e executar ) e de uma projecto pictórico (do desenho, ao esboço colorido, à execução em tela). Livre elaboração do Projecto pessoal.

    Avaliação contínua: 1 valor - 75% presenças obrigatórias,  pontualidade, assiduidade e boa relação com os colegas.

     

    60% aulas Prof. Rui Macedo

    1,5 valores: pesquisa visual

    10,5 valores (1,5 cada): 7 pinturas (sketch)

    4 valores: 1 Pintura de grande formato.

    3 valores: Projecto pessoal. Acompanhamento tutorial.

     

    40% aulas Prof. Inês Marques

    9 valores: ideias, eboços e execução do projecto site-specific

    10 valores: finalização do projecto + execução Pintura Mural

     

    Exame para alunos com nota final inferior a 10 valores e/ou faltas injustificadas a mais de 25% das aulas. Exame: apresentação do trabalho requerido no semestre, terminado + 2 exercícios.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DA VINCI, L. - El tratado de la pintura por Leonardo da Vinci, y los tres libros que sobre el mismo arte escribó Leon Bautista Alberti. Lisboa. Alcalá. 2005

    DERRIDA, J. - The truth in painting, Chicago; Londres. University of Chicago Press.1987

    GALLEGO, J. - El cuadro dentro del cuadro. Madrid. Cátedra. 1991

    HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old mastersLondon. Thames & Hudson. 2001

    NANCY, Jean-Luc  - Au fond des imagesParis. Galilée. 2003.

    SERRALLER, F. C. - Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. 2005

    BISHOP, Claire - Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso. London, New York. 2012

    KWON, Miwon - One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets. The MIT Press. 2002

    LACY, S. - Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington. Baypress. 1995

    LÈGER, F. -  Funções da Pintura, Lisboa. Bertrand. 1965

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios