filmeu

Disciplina Pintura III

  • Apresentação

    Apresentação

    Pintura III é uma disciplina em que se aprofundam conhecimentos teóricos e práticos sobre pintura tradicional através de exercícios sobre Cena de Interior (um dos géneros históricos da pintura) e, por outro lado, desenvolve as capacidades de utilizar a pintura como área de investigação e criatividade no domínio da intervenção pública, quer através de projetos de pintura mural, quer através de projetos de relação com a comunidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    EXERCÍCIO DE PESQUISA VISUAL sobre Cena de Interior. PROJECTO, ESBOÇOS E EXECUÇÃO DE PINTURAS sobre Cena de Interior PROJECTO PESSOAL PINTURA MURAL/PROJETO COMUNITÁRIO (projeto site-specific) aplicando a seguinte metodologia de trabalho na arte: pensar, investigar, adequar, desenvolver e concretizar uma pintura mural/ projeto comunitário especificamente para um espaço/contexto social pré-selecionado.
  • Objetivos

    Objetivos

    Aplicação criteriosa media /suportes aos instrumentos e projetos artísticos/criativos. Consolidação do conhecimentos técnicos e teóricos da pintura. Distinguir, reconhecer e identificar uma Cenas de Interior e as suas variantes: cabinet d'amateur , doorkijkje e cenas de costumes, espaço doméstico/privado, espaço de domínio público e espaço sagrado. A planificação compositiva e a importância do parergon (o espelho, o parapeito, a moldura, a porta) na constituição e separação de territórios (dentro e fora), simetria, repetição e enquadramentos. Domínio sobre o desenho perspectivado para descrever uma espacialidade confinada, interior. Desenvolver em autonomia o projecto pessoal. Progredir e amplificar o imaginário próprio através da investigação (conceptual e visual). Desenvolver uma pintura mural ou projeto comunitário. Controlo sobre um projecto site-specific considerando todos os condicionalismos (humanos, sociais, estéticos e técnicos) inerentes à prática artística no espaço público
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais (expositivas, audiovisuais) sobre os conteúdos programáticos, propõe-se o desenvolvimento de obras e de projetos artísticos. Para além de uma permanente atitude de investigação e inquirição, encoraja-se o aprender fazendo. Estes métodos são fundamentais na formação de artistas, que devem desenvolver também um pensamento crítico sobre a questões para si relevantes na contemporaneidade.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DA VINCI, L. - El tratado de la pintura por Leonardo da Vinci, y los tres libros que sobre el mismo arte escribó Leon Bautista Alberti . Lisboa . Alcalá. 2005 DERRIDA, J. - The truth in painting, Chicago; Londres. University of Chicago Press.1987 GALLEGO, J. - El cuadro dentro del cuadro . Madrid. Cátedra. 1991 HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters . Thames & Hudson . 2001 NANCY, Jean-Luc - Au fond des images . Paris . Galilée . 2003. SERRALLER, F. C. - Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. 2005 London . BISHOP, Claire - Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship , Verso. London, New York. 2012 KWON, Miwon - One place after another. Site-specific art and locational identity . Cambridge, Massachussets. The MIT Press. 2002 LACY, S. - Mapping the terrain: new genre public art . Seattle, Washington. Baypress. 1995 LÈGER, F. - Funções da Pintura , Lisboa. Bertrand. 1965
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    PROF. RUI MACEDO  + PROF JOÃO FITAS: Cena de Interior e Projecto Pessoal

    EXERCÍCIO DE PESQUISA VISUAL sobre Cena de Interior. - Trabalho de grupo a apresentar oralmente em sala de aula. com discussão swot pelos colegas.

    Critérios de avaliação: pertinência das imagens aos vários desdobramentos do Género da Pintura; correção das legendas e das definições; capacidade de comunicar dentro do tempo estupulado (10Min); capacidade de participar no debate swot.

    PROJECTO, ESBOÇOS E EXECUÇÃO DE PINTURAS sobre Cena de Interior - A realizar no âmbito das aulas e em atelier livre com acompanhamento tutorial;

    Critérios de avaliação: capacidade de fotografar com qualidades pictóricas (enquadramentos surpreendentes), qualidade técnica, capacidade de representar em pintura.

     

    PROJECTO PESSOAL - A realizar no âmbito das aulas e em atelier livre com acompanhamento tutorial.

    Critérios de avaliação: gestão do tempo, autonomia, aplicação das metodologias de investigação em arte (ideia, dossier de pesquisa, concretização do projeto, pensamento expositivo).

     

    PORTEFÓLIO FINAL (comum aos 2 módulos). Porfólio do semestre: qualidade das fotografias, o design ao serviço do projeto (design invisível).

     

    Avaliação contínua (participação nas exposições do DCAM; participação nas actividades extra-curriculares, pontualidade, assiduidade)

     

    *****

    PROF. INÊS MARQUES  + PROF JOÃO FITAS: Aulas de Arte e Comunidade - Projectos de arte publica e pintura mural:

     

    PINTURA MURAL/PROJETO COMUNITÁRIO (projeto site-specific) aplicando a seguinte metodologia de trabalho na arte: pensar, investigar, adequar, desenvolver e concretizar uma pintura mural/ projeto comunitário especificamente para um espaço/contexto social pré-selecionado.

     

    Visitas ao local (levantamento de medidas, de ideias, esboços do local)

    Propostas

    Concretização in loco

     

    Avaliação contínua (participação nas exposições do DCAM; participação nas actividades extra-curriculares, pontualidade, assiduidade)

    PORTEFÓLIO FINAL (comum aos 2 módulos)

    1ª avaliação intercalar

     

     

     

    1º e 2º avaliações intercalares (ponto de situação e discussão crítica). Avaliação final

     

     

     

    1º e 2º avaliações intercalares (ponto de situação e discussão crítica). Avaliação final

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Avaliações intercalares

    25%

     

     

     

     

    25%

     

     

     

     

    25%

     

     

     

     

    15%

     

    10%

     

     

    *******

     

     

     

     

     

     

    VISITAS AO LOCAL: 25%

    PROPOSTAS: 25%

    CONCRETIZAÇÃO: 25%

     

    AV. CONT: 10%

    PRTF: 15%

     

     

     

    Avaliação final (Prof. Inês Marques e Prof. João Fitas))

    Avaliação final (Prof. Rui Macedo e Prof. João Fitas)

     

    50%

    50%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios