-
Apresentação
Apresentação
É objetivo da disciplina proporcionar aos estudantes um contacto com instituições artísticas, mediadores e artistas, tendo em conta o estabelecimento de relações entre as suas aprendizagens e o meio profissional no qual se irão inserir. A experiência das organizações e artistas constituirá, assim, uma mais-valia importante para permitir a aferição de possibilidades tendo em conta os projetos a desenvolver pelos estudantes quer em contexto académico quer em contexto profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-14659
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Artistas portugueses mais relevantes - Great Artistits on Campus A mediação das artes (a promoção e divulgação) A curadoria e programação O mercado da arte As principais mostras, bienais, trienais Visitas a exposições de arte contemporânea Encontros e debate com artistas, curadores e agentes culturais Desenvolvimento de trabalhos individuais sobre artistas, obras, exposições ou instituições culturais.
-
Objetivos
Objetivos
Os estudantes deverão adquirir uma perspetiva sobre a arte contemporânea nacional e einternacional, ficando a conhecer o seu sistema de relações, mediadores, instituições e artistas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Relação com a comunidade artística e cultural através de visitas semanais a equipamentos culturais. Debates colectivos críticos com artistas e sobre obras de arte observadas in loco.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV. Marte 4: da criação artística à intervenção espacial. Lisboa: AEFBAUL, 2011. AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? E Outros Ensaios. Chapecó: Argos, 2010. BELTING, Hans. Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.); The Global Art World, Ostfildern 2009 BOCK, Jurgen. Da obra ao texto: diálogos sobre a prática e a critica na artecontemporânea. Lisboa: Ed. CCB|MC, 2002 MELO, Alexandre. Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand Ed. | Instituto Camões, 2007. MELO, Alexandre. Sistema da arte contemporânea. Lisboa: Documenta, 2012 PÉREZ, Miguel von Hafe. Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves, 2007 SMITH, Terry. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press, 2009. WARD, Ossian. Ways of Looking. London: Laurence King Pub, 2014
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Relatórios sobre eventos assistidos pelos estudantes (visitas de estudo e /ou conferências no campus por artistas convidados)
na semana da visita
40%
Apresentação em aula do trabalho a desenvolver
data a definir pelo docente
20%
Trabalho final
final do semestre
40%
A avaliação é composta pelos 3 elementos (Relatórios + Apresentação em aula do trabalho a desenvolver + Trabalho Final).
É exigida a presença em 75% das aulas.
Os trabalhos são entregues através da plataforma moodle até à data limite definida em sala de aula. Após esta data não há entregas. Na ausência de um destes elementos de avaliação, o estudante não tem nota final e tem de ir a exame. O exame tem um grau de dificuldade equivalente à avaliação contínua.
Toda a comunicação é realizada através do moodle, designadamente as datas de avaliação, calendários de exame de recurso e de época especial.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




