filmeu

Disciplina Pintura V

  • Apresentação

    Apresentação

    Pintura V desdobra-se.

    Uma parte é acompanhada por um professor e incide sobre a Abstração Pictórica - pesquisa, experimentação e desenvolvimento de um projecto no contexto da Pintura Abstracta

    Outra parte é acompanhada por outro professor e incide sobre o Projecto Pessoal - pesquisa e prática artística.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Abstração:

    - pesquisa visual sobre Abstração com apresentação em sala de aula - colectivo

    - pesquisa plástica (exploração dos meios e dos meios, experimentação visual: dripping, splash, derramamentos, fricções, etc.) - colectivo e individual com apresentação e discussão das soluções encontradas e o modo da sua apresentação

    - projecto plástico na concretização de experiências abstratas informais e geométricas a partir de meios pictóricos, gráficos e fotográficos para a construção de livros de artista;

     

    Projecto Pessoal:

    - pesquisa de sustentação com apresentação em sala de aula

    - experimentações (esboços, fotografias, textos, etc.)

    - conceptualização de possibilidades 

    - execução do projecto pessoal (atenndendo a  mínimos de 20 trabalhos de pequeno formato, ou 10 de médio formato ou 5 de grande formato)

     

     

    - Apresentação /exposição na avaliação final

    - Portfólio e/ou catálogo

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos desta UC são:

    - Desenvolver a  experimentação e exploração dos meios e das técnicas artísticas;

    - Consciencializar para a importância da autoria, do acaso, do erro;

    - Desenvolver capacidades de (auto-) crítica.

    - Ampliar competências na representação abstrata e no Projecto Pessoal através da experimentação plástica no desenvolvimento de um imaginário visual;

    - Explorar instrumentos, meios e suportes pictóricos tendo dois horizonte de expectativa: um é a fuga à figuração e o outro é o projecto pessoal (podem coincidir ou não).

    - Conceber um projecto individual no contexto da Abstração em paralelo com o Projecto Pessoal

    - Aplicar metodologias de investigação em arte na concepção destes projectos

    - Possibilitar uma experiência de criação artística coletiva e individual;

    - Desenhar um portfólio

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de trabalho é por etapas: a 1ª  é de carácter investigativo e contextual e o foco são as referências da História da Arte; seguem-se as práticas de carácter exploratório e experimental informadas na pesquisa e a constituição de um projecto (com mínimos a apresentar) que pode incluir propostas pictóricas de diversas naturezas, abarcando o campo expandido e atendendo a conceitos contemporâneos como o acaso e a intenção, o erro e o acidente. As aulas dedicadas ao projecto artístico têm acompanhamento tutorial e discussões colectivas críticas com todos os estudantes sobre o que está realizado. O ponto de vista dos pares mostra a eficácia das intenções e as oportunidades/possibilidades de cada projecto. A concretização do projecto é realizada também fora do âmbito da aula e garante autonomia e tomadas de decisão autoriais. A avaliação final é a exposição dos projectos com critérios justificados e a apresentação do portfólio.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    LÈGER, F. (1965). Funções da Pintura, Lisboa: Bertrand

    FOUCAULT, M (1992) O que é um autor? Lisboa: Vega

    É indicado a cada estudante uma bibliografia adequada ao seu projecto artístico, seja no âmbito da abstração, seja no âmbito do projecto pessoal.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios