Disciplina Pintura V

  • Apresentação

    Apresentação

    ESTA UC É SOBRE ABSTRAÇÃO - ACÇÕES , MÉTODOS E OBRAS ABSTRACTAS.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    - pesquisa visual sobre Abstração;

    - trabalho de grupo na pesquisa plástica (exploração dos meios e dos media, experimentação visual: dripping, splash, derramamentos, fricções, etc.);

    - pesquisa plástica na concretização de experiências abstratas informais e geométricas a partir de meios gráficos, pict´oricos , fotográficos e digitais;

    - construção de um (ou mais)  livros de artista;

    - candidatura a conscursos;

    - pesquisa de sustentação, concepção e execução do projecto pessoal (em autonomia).

    - Participação em projectos de arte pública (articulação com as atividades neste domínio realizadas pela Prof. Inês Marques)
     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos desta UC são:

    - Desenvolver a  experimentação e exploração dos meios e das técnicas artísticas;

    - Consciencializar para a importância da autoria, do acaso, do erro;

    - Desenvolver capacidades de (auto-) crítica.

    - Ampliar competências na representação abstrata através da experimentação plástica no desenvolvimento de um imaginário visual não figurativo;

    - Explorar instrumentos, media e suportes pictóricos tendo como horizonte de expectativa a fuga à figuração;

    - Conceber um projecto individual no contexto da Abstração;

    - Aplicar metodologias de investigação em arte na concepção de um projecto pessoal;

    - Possibilitar uma experiência de criação artística coletiva;

    - Procurar e concorrer a concursos na área das artes (construir o dossier de candidatura).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os exercícios são desenvolvidos com tempos letivos predefinidos. É realizada a exemplificação e demontrações técnicas.

    A avaliação é contínua (presencial); intermédia (qualitativa) e  final (quantitativa, 0-20). É obrigatória a presença dos estudantes a 75% das aulas.

    AVALIAÇÃO:

    3 valores -  PESQUISA VISUAL E CONCEPTUAL (apresentação oral e em papel)

    3 valores - EXPLORAÇÃO PLÁSTICA –  técnicas rudimentares de produção de imagens abstractas: trabalho de grupo

    3 valores - EXPLORAÇÃO FOTOGRÁFICA E MANIPULAÇÃO DA IMAGEM DIGITAL

    3 valores - ABSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS

    4 valores - PINTURA ABSTRACTA – representação a partir de um fragmento

    4 valores - Projeto Pessoal e candidatura a concursos.

    A Avaliação final é presencial e consta da apreciação de todo o trabalho do semestre.

    Na época de exame (para estudantes com nota de avaliação final av+baixo de 10 valores),  o estudante presenta todos os exercícios completos e corridigos segundo as sugestões do docente e exibidos com critérios de exposição.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BISHOP, Claire (2012). Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso: London, New York

    KWON, Miwon (2002). One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets: The MIT Press

    COLPITT, F. (1997).  Minimal art: the critical perspective. WashingtonUniversity of Washington Press.

    LACY, S. (1995). Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington: Baypress

    LÈGER, F. (1965). Funções da Pintura, Lisboa: Bertrand

    MILES, M. (1997). Art, space and the city: Public art and urban futures. London, NY: Routledge

    FOUCAULT, M (1992) O que é um autor? Lisboa: Vega

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios