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Apresentação
Apresentação
Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista deve estar apto a conhecer todos os mecanismos que possibilitam o reconhecimento da sua obra. Desde o marketing, à elaboração de um dossier de projecto, é fundamental que o artista tenha conhecimento destes campos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-14662
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.As politicas culturais em Portugal e UE
2.O contexto global das artes
3.A especificidade do sector artístico
4.Os principais mercados de trabalho
5.Os financiamentos públicos e privados: UE e Portugal
6.A legislação aplicável: principais aspectos jurídicos
7.Os principais circuitos de programação e difusão
8.As parcerias financeiras
9.As parcerias criativas
10.Marketing e comunicação
11.Mobilidade e a internacionalização
12.A gestão de carreiras
13.Arte, indústrias criativas e culturais
14.O artista empreendedor
15.A organização administrativa e financeira da empresa
16.A programação e curadoria
17.A relação entre a arte e a economia
18.A inserção do artista no mercado
19.Narrativa e orçamentação de um projeto
20.Como elaborar um dossiê de projecto
21.Os diferentes formatos de projeto e os seus destinatários
22.Pesquisa de financiamentos públicos nacionais e internacionais: preenchimento de formulários
23.Exemplos de projetos de sucesso
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Objetivos
Objetivos
Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista deve estar apto a conhecer todos os mecanismos que possibilitam o reconhecimento da sua obra. Desde o marketing, à elaboração de um dossier de projecto, é fundamental que o artista tenha conhecimento destes campos. Os aspectos legais e administrativos, financiamentos, internacionalização e difusão das obras assumem, uma importância decisiva no contexto artístico/profissional. A globalização da arte, implica um conhecimento de contextos de produção mais abrangentes obrigando a um reposicionamento do artista, tendo em conta a disseminação da sua obra. O trabalho colaborativo e em parceria afirma-se, também, como uma característica da contemporaneidade, com a qual o artista se deve relacionar.
Além da exposição teórica dos diversos pontos do programa e apresentação de case studies é objectivo da unidade curricular dotar os estudantes de um domínio de instrumentos aplicados que lhes possibilitem o desenvolvimento de projectos autónomos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de exercícios específicos de candidaturas em contexto profissional. Realização de Portefólio, de site profissional, curriculum vitae.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV. (2000). Ser artista em Portugal. Lisboa: Centro Nacional de Cultura
AAVV. La creátion face aux systémes de diffusion. Paris: La Documentation Française
AAVV. As politicas culturais em Portugal. Lisboa: Obs. Das Actividades Culturais
AAVV. (2001). O estado das artes e as artes do estado. Lisboa: OAC
BENHAMOU, F. (2004). L ¿économie de la culture. Paris: La Decouverte, 2004
JEFFRI, J. (1983). Arts Money. NYC: Neal-Schuman Publishers
NAESS, H.E. (2009). A new agenda? The European Union and cultural policy. London: Alliance Publishing Trust
WATERS, I. (1989). Entertainement arts and cultural services. UK: Longman
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não