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Disciplina Design de Projetos

  • Apresentação

    Apresentação

    Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista deve estar apto a conhecer todos os mecanismos que possibilitam o reconhecimento da sua obra. Desde o marketing, à elaboração de um dossier de projecto, é fundamental que o artista tenha conhecimento destes campos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.As politicas culturais em Portugal e UE

    2.O contexto global das artes

    3.A especificidade do sector artístico

    4.Os principais mercados de trabalho

    5.Os financiamentos públicos e privados: UE e Portugal

    6.A legislação aplicável: principais aspectos jurídicos

    7.Os principais circuitos de programação e difusão

    8.As parcerias financeiras

    9.As parcerias criativas

    10.Marketing e comunicação

    11.Mobilidade e a internacionalização

    12.A gestão de carreiras

    13.Arte, indústrias criativas e  culturais

    14.O artista empreendedor

    15.A organização administrativa e financeira da empresa

    16.A programação e curadoria

    17.A relação entre a arte e a economia

    18.A inserção do artista no mercado

    19.Narrativa e orçamentação de um projeto

    20.Como elaborar um dossiê de projecto

    21.Os diferentes formatos de projeto e os seus destinatários

    22.Pesquisa de financiamentos públicos nacionais e internacionais: preenchimento de formulários

    23.Exemplos de projetos de sucesso

  • Objetivos

    Objetivos

    Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista deve estar apto a conhecer todos os mecanismos que possibilitam o reconhecimento da sua obra. Desde o marketing, à elaboração de um dossier de projecto, é fundamental que o artista tenha conhecimento destes campos. Os aspectos legais e administrativos, financiamentos, internacionalização e difusão das obras assumem, uma importância decisiva no contexto artístico/profissional. A globalização da arte, implica um conhecimento de contextos de produção mais abrangentes obrigando a um reposicionamento do artista, tendo em conta a  disseminação da sua obra. O trabalho colaborativo e em parceria afirma-se, também, como uma característica da contemporaneidade, com a qual o artista se deve relacionar.

    Além da exposição teórica dos diversos pontos do programa e apresentação de case studies é objectivo da unidade curricular dotar os estudantes de um domínio de instrumentos aplicados que lhes possibilitem o desenvolvimento de projectos autónomos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de exercícios específicos de candidaturas em contexto profissional. Realização de Portefólio, de site profissional, curriculum vitae.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. (2000). Ser artista em Portugal. Lisboa: Centro Nacional de Cultura

    AAVV. La creátion face aux systémes de diffusion. Paris: La Documentation Française

    AAVV. As politicas culturais em Portugal. Lisboa: Obs. Das Actividades Culturais

    AAVV. (2001). O estado das artes e as artes do estado. Lisboa: OAC

    BENHAMOU, F. (2004). L ¿économie de la culture. Paris: La Decouverte, 2004

    JEFFRI, J. (1983). Arts Money. NYC: Neal-Schuman Publishers

    NAESS, H.E. (2009). A new agenda? The European Union and cultural policy. London: Alliance Publishing Trust

     WATERS, I. (1989). Entertainement arts and cultural services. UK: Longman

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