filmeu

Disciplina Pintura VI

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC Pintura VI  é totalmente dedicada ao Projeto Pessoal e tem por objetivos estimular a capacidade de realizar um projeto expositivo individual do início ao fim; fomentar a autocrítica relativamente ao trabalho em curso; ampliar competências criativas e consciencializar para a experiência profissional.

    O estudante adquire ferramentas para saber adequar os meios aos fins, justificar os critérios que sustentam as decisões criativas impostas pelo trabalho artístico.

    O Projecto Artístico deve ser considerado em várias vertentes e linguagens e ser desenvolvido também nas UC de Desenho VI e Atelier de Pintura. Contudo, o trabalho a desenvolver nestas três UCs deve ser distinto, ainda que pertencente ao mesmo Projecto Pessoal.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PROJETO PESSOAL

    Etapas de uma metodologia de investigação em Artes:

    1. ideia
    2. investigação teórica, conceptual e imagética: Construção de dossier(s) com referências de obras de artistas, de livros e outras pesquisas sobre as ideias de cada estudante a desenvolver no seu Projecto Pessoal.
    3. levantamento de propostas (mínimo 2) - concepção experimental com esboços e registos fotográficos, gráficos, de expressão rápida;
    4. escolha e formulação da hipótese final enquanto projecto expositivo (questões técnicas: escala, materiais, meios, luz, etc).
    5. execução.  Mínimos requeridos (20 pinturas de pequeno formato; ou 10 pinturas de médio formato - entre 150x150cm - ou 5 pinturas de grande formato - acima de 150 cm)
    6. apresentação em contexto expositivo (montagem e desmontagem). Exposição fictícia e real (O&O*)
    7. documentação fotográfica, press-release, cartaz, convite e catálogo/desdobrável
    8. portfólio, cv, bio e site profissional.

    * outras propostas a dicidir mínimos com o docente. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos desta UC são:

    - Desenvolver o universo experimental, pessoal, criativo e exploratório dos estudantes através da elaboração de um Projecto Pessoal interdisciplinar e complexo.

    A UC pretende:

    - Consciencializar para a importância da autoria.

    - Afinar a capacidade de (auto)crítica; exercitar o distanciamento que permite a crítica; elevar a qualidade artística do projecto em curso.

    - Adequar cada projecto ao lugar que o acolhe (exposição fictícia com a apresentação de soluções expositivas para todos os trabalhos do Projecto)

    - Compreender os constrangimentos intrínsecos e extrínsecos inerentes a cada projecto e espaço que o acolhe.

    No âmbito da exposição O&O os estudantes devem:

    - Montar/expor as suas obras considerando a  luz e a colocação e distribuição das peças no espaço

    - fotografia documental com critérios estéticos das obras (individual) e da exposição

    - imagem gráfica para fins publicitários e documentais: divulgação: press release, catálogo, folha de sala, portfólio, CV e bio.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A ideia de um Projecto Pessoal a desenvolver no âmbito de várias UCs (interdisciplinar e transversal) permite que os estudantes compreendam que o seu Projecto permite desdobramentos temáticos e técnicos e uma  maior produção quer em termos de qualidade, quer em termos de qualidade, já que o acompanhamento é realizado por pelos vários professores (tutorias) de cada UC. O dossier de pesquisa e a documentação são os mesmos a apresentar oralmente nas diferentes UCs. Contudo o trabalho plástico tem de ser inédito e específico para cada uma. A intenção desta estratégia é a amplitude do Projecto Pessoal e a compreensão, pelos estudantes, que um projecto pode ser mais do que uma única obra e, neste caso, deve poder ter uma exposição individual pensada para um espaço expositivo da eleição do estudante. A Exposição ficcional permite uma concepção site-specific (com esboços ou de natureza virtual) e a exposição O&O permite o teste real da adaptabilidade das obras a outros espaços expositivos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dado o regime tutorial desta UC, são apresentadas monografias de artistas e catálogos de exposições institucionais de acordo com os interesses dos estudantes e as suas opções criativas e estéticas.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios