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Disciplina Ilustração I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC permite uma aproximação a técnicas de Ilustração Científica, aplicadas à ilustração artística.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Ilustração Científica - enquadramento histórico

    As linguagens específicas da Ilustração Científica: características e técnicas de representação

    Estratégias de representação gráfica no desenho de observação a partir de modelos reais: contorno, proporções, perspectiva, figura-fundo, claro-escuro, textura e composição. A importância do sketching e o desenho acabado.

    Estudo de algumas técnicas de representação gráfica em ilustração: experimentação com vários suportes e materiais.

    Estudos práticos sobre representação de diferentes tipos de Ilustração Científica: adequação das técnicas aos diferentes tipos e características da ilustração.

    Dois projetos de Ilustração Artística usando técnicas da Ilustração Científica, sendo um introdutório e um de desenvolvimento.

  • Objetivos

    Objetivos

    Dar a conhecer a história, o âmbito, as metodologias e preceitos usados na Ilustração Científica

    Dar a conhecer e aprofundar, através de trabalho prático, os elementos da linguagem gráfica usados na representação em Ilustração Científica

    Experimentar e desenvolver algumas das técnicas, meios gráficos e materiais mais usados em Ilustração Científica

    Experimentar possíveis utilizações destas técnicas, meios gráficos e materiais em projetos de Ilustração Artística.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais (expositivas, audiovisuais) sobre os conteúdos programáticos, propõe-se o desenvolvimento de projetos artísticos interdisciplinares, envolvendo os alunos em questões sociais e ambientais que ultrapassam em muito um ensino meramente técnico. Para além de uma permanente atitude de investigação e inquirição, encoraja-se o aprender fazendo. Estes métodos são fundamentais na formação de artistas ilustradores, que devem ter também um pensamento crítico sobre a contemporaneidade. A avaliação privilegia a dimensão formativa, através de proj. individuais . Critérios de avaliação: Participação, assiduidade e cooperação (20%); Realização de trabalho exploratório em aula ou em casa (20%); Realização de um projeto de ilustração (60%)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Edwards, B. (2004). Color - A course in mastering the art of mixing colors. New York: Tarcher/Penguin

    Ravet-Haervermans, A. (2007). The art of botanical drawing - An introdutory guide. Portland, London: Timber Press

    Hodges, Elaine R. S. (2003). GNSI Handbook of Scientific Illustration. Second Edition. Wiley Publishers.

    Massironi, M. (1982). Ver pelo Desenho: Aspectos Técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70

    Molina, Juan J. G. & Cabezas, L. & Copón, M. (2005). Los Nombres Del Dibujo. Madrid: Cátedra

    Wood, Ph. (1994). Scientific Illustration: A Guide to biological, zoological and medical rendering techniques, design, printing, and display. New York: Wiley and Sons

     

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