Disciplina Ilustração I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC permite uma aproximação a técnicas de Ilustração Científica, aplicadas à ilustração artística.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Ilustração Científica - enquadramento histórico

     

    As linguagens específicas da Ilustração Científica: características e técnicas de representação

     

    Estratégias de representação gráfica no desenho de observação a partir de modelos reais: contorno, proporções, perspectiva, figura-fundo, claro-escuro, textura e composição. A importância do sketching e o desenho acabado.

     

    Estudo de algumas técnicas de representação gráfica em ilustração: experimentação com vários suportes e materiais.

     

    Estudos práticos sobre representação de diferentes tipos de Ilustração Científica: adequação das técnicas aos diferentes tipos e características da ilustração.

     

    Dois projetos de Ilustração Artística usando técnicas da Ilustração Científica, sendo um introdutório e um de desenvolvimento.

  • Objetivos

    Objetivos

    Dar a conhecer a história, o âmbito, as metodologias e preceitos usados na Ilustração Científica

     

    Dar a conhecer e aprofundar, através de trabalho prático, os elementos da linguagem gráfica usados na representação em Ilustração Científica

     

    Experimentar e desenvolver algumas das técnicas, meios gráficos e materiais mais usados em Ilustração Científica

     

    Experimentar possíveis utilizações destas técnicas, meios gráficos e materiais em projetos de Ilustração Artística.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos em exercícios práticos, progredindo de situações simples a práticas mais complexas. Serão realizados dois exercícios, um introdutório e um de desenvolvimento. Todo o trabalho é acompanhado pela docente e precedido de introduções explicativas com recurso a meios audiovisuais.

    A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da disciplina. A avaliação processa-se de três formas: contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas); intermédia, qualitativa, para cada projeto e final, quantitativa, incidindo sobre todo o trabalho do semestre. Para cada projeto há avaliação de diagnóstico, crítica e autocrítica na análise dos resultados. A avaliação final resulta da apreciação dos dois projetos (50% cada).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ching, F. D. K., & Juroszek, S. P. (2018). Design drawing. Hoboken, New Jersey Wiley.

    Edwards, B. (2016). Drawing on the right side of the brain. London Souvenir.

    Ravet-Haervermans, A. (2007). The art of botanical drawing - An introdutory guide. Portland, London: Timber Press

    Hodges, Elaine R. S. (2003). GNSI Handbook of Scientific Illustration . Second Edition. Wiley Publishers.

    Molina, Juan J. G. & Cabezas, L. & Copón, M. (2005). Los Nombres Del Dibujo . Madrid: Cátedra

    Wood, Ph. (1994). Scientific Illustration: A Guide to biological, zoological and medical rendering techniques, design, printing, and display. New York: Wiley and Sons

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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