-
Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina os alunos experimentam várias técnicas de estampagem e impressão, com que podem complementar as suas competências gráficas e pictóricas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-17192
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Técnicas e linguagens específicas da gravura, estampagem e impressão
Estratégias de representação gráfica no desenho com vista à sua reprodução através da gravura, estampagem e impressão
Introdução à impressão ¿ impressão direta, monotipia sobre vidro
Introdução à estampagem ¿ carimbo de EVA, realização de carimbos padronados, carimbos de borracha
Introdução à gravura ¿ técnica de linóleo
Projeto final ¿ livro de artista com uma narrativa visual usando uma ou mais técnicas exploradas na aula
-
Objetivos
Objetivos
Dar a conhecer a história e o âmbito de algumas técnicas de gravura, estampagem e impressão.
Promover a experimentação e a descoberta de processos simples de gravura, estampagem e impressão
Aprofundar através de trabalho prático, algumas técnicas de impressão direta
Aprofundar através de trabalho prático, algumas técnicas básicas de estampagem
Aprofundar através de trabalho prático, a técnica da gravura em linóleo
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos sempre em exercícios práticos, progredindo de situações simples a práticas mais complexas. Uma atitude de permanente experimentação é favorecida durante as aulas, usando os materiais e técnicas propostos pela docente. Todo o trabalho é precedido de introduções explicativas com recurso a demonstrações práticas, livros e meios audiovisuais, se necessário.
A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da disciplina. A avaliação processa-se de três formas: contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas); intermédia, qualitativa, incidindo sobre todo o trabalho desenvolvido em aula e final, quantitativa, incidindo também sobre o projeto final ¿ livro de artista. Para cada projeto há avaliação de diagnóstico, crítica e autocrítica na análise dos resultados. A avaliação final resulta da apreciação do trabalho desenvolvido em aula (60%) e do livro de artista (40%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ayres, J. (2000). Monotype: Mediums and Methods for Painterly Printmaking. New York Watson Guptil
Jorge, A. & Gabriel, M.(1986). Técnicas de Gravura Artística. Lisboas: Livros Horizonte
Schmidt, C. (2011). Print Workshop. New York: Potter Craft
Turner, S. & Trisley, F. (1996). Guia prático de gravura. Lisboa : Estampa.
Soares, E. (1971). História da Gravura Artística em Portugal ¿ Os artistas e as suas obras. Lisboa: S. Carlos
Coldwell, P. (2010). Printmaking ¿ A contemporary Perspective. London: Blackdog Publishing
Castleman, R. (1976). Prints of the Twentieth Century, a History. London : Thames &Hudson
Vale, P. (2012) Tarefas infinitas: quando a arte e o livro se ilimitam. Catálogo. Lisboa: Gulbenkian
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não