Disciplina Técnicas de Impressão Direta e Estampagem do It Yourself

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina os alunos experimentam várias técnicas de estampagem e impressão, com que podem complementar as suas competências gráficas e pictóricas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Técnicas e linguagens específicas da gravura, estampagem e impressão

    Estratégias de representação gráfica no desenho com vista à sua reprodução através da gravura, estampagem e impressão

    Introdução à impressão ¿ impressão direta, monotipia sobre vidro

    Introdução à estampagem ¿ carimbo de EVA, realização de carimbos padronados, carimbos de borracha

    Introdução à gravura ¿ técnica de linóleo

    Projeto final ¿ livro de artista com uma narrativa visual usando uma ou mais técnicas exploradas na aula

  • Objetivos

    Objetivos

    Dar a conhecer a história e o âmbito de algumas técnicas de gravura, estampagem e impressão.

    Promover a experimentação e a descoberta de processos simples de gravura, estampagem e impressão

    Aprofundar através de trabalho prático, algumas técnicas de impressão direta

    Aprofundar através de trabalho prático, algumas técnicas básicas de estampagem

    Aprofundar através de trabalho prático, a técnica da gravura em linóleo

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos sempre em exercícios práticos, progredindo de situações simples a práticas mais complexas. Uma atitude de permanente experimentação é favorecida durante as aulas, usando os materiais e técnicas propostos pela docente. Todo o trabalho é precedido de introduções explicativas com recurso a demonstrações práticas, livros e meios audiovisuais, se necessário.

    A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da disciplina. A avaliação processa-se de três formas: contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas); intermédia, qualitativa, incidindo sobre todo o trabalho desenvolvido em aula e final, quantitativa, incidindo também sobre o projeto final ¿ livro de artista. Para cada projeto há avaliação de diagnóstico, crítica e autocrítica na análise dos resultados. A avaliação final resulta da apreciação do trabalho desenvolvido em aula (60%) e do livro de artista (40%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ayres, J. (2000). Monotype: Mediums and Methods for Painterly Printmaking. New York  Watson Guptil

    Jorge, A. & Gabriel, M.(1986). Técnicas de Gravura Artística. Lisboas: Livros Horizonte

    Schmidt, C. (2011). Print Workshop. New York: Potter Craft

    Turner, S. & Trisley, F. (1996). Guia prático de gravura. Lisboa : Estampa.

    Soares, E. (1971). História da Gravura Artística em Portugal ¿ Os artistas e as suas obras. Lisboa: S. Carlos

    Coldwell, P. (2010). Printmaking ¿ A contemporary Perspective. London: Blackdog Publishing

    Castleman, R. (1976). Prints of the Twentieth Century, a History. London : Thames &Hudson

    Vale, P. (2012) Tarefas infinitas: quando a arte e o livro se ilimitam. Catálogo. Lisboa: Gulbenkian

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios