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Apresentação
Apresentação
Esta UC consiste na apresentação, análise e debate de um conjunto de temáticas relevantes e procedimentos contemporâneos de produção artística de forma a proporcionar aos estudantes, por um lado, a extensão do conhecimento e cultura no âmbito da arte contemporânea (considerando também o seu enquadramento histórico, social e tecnológico), por outro, a compreensão dos diferentes perspectivas discursivas e processos artísticos que poderão contribuir para o desenvolvimento e aprofundamento da sua própria identidade artística.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-17316
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Debate e partilha de diferentes perspectivas artísticas e processos criativos abordando algumas temáticas consoante os interesses pessoais e artísticos dos estudantes:
- A Cor como Material
- Corpo, Gesto, Género e Sexualidade
- Tempo e Movimento
- Paisagem, Espaço e Lugar
- Ecrãs, Espelhos e Molduras
- Arquivo e Memória
2. Modalidades de documentos autorais:
- Tipologias de texto de apresentação (Biografia, Artist Statement, CV) e respectiva adequação aos diferentes contextos; Demonstração de exemplos.
- Variantes de Portefolios: portefolios digitais (PDF); portefolios na web (site); Portefolios para candidaturas consoante os diferentes objetivos pretendidos. Demonstração de exemplos.
3.Dossiers de Projecto:
- Objectivos e tipologias de dossiers de projecto: Projectos de candidatura; Propostas para exposições.
- Organização e estrutura de acordo com os aspectos essenciais (regulamentos, orçamentos, croquis, imagens, fichas técnicas, sinopses ou memórias descritivas).
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Objetivos
Objetivos
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Desenvolver o pensamento crítico e criar um discurso autoral e idiossincrático sobre a sua prática artística inserindo-a numa perspectiva contemporânea
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Identificar, compreender e aplicar a linguagem conceptual e artística em debate e no discurso artístico e autoral sobre o seu processo de trabalho
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Auto-analisar, circunscrever e aplicar a sua identidade artística no desenvolvimento e produção de projectos autorais
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Interpretar e analisar criticamente diferentes perspectivas artísticas contemporâneas e contextos,articulando-os com a especificidade dos procedimentos criativos fundamentam do as suas opiniões em relação com temáticas/artistas abordados
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Elaborar documentos,integralmente originais, que expressem as suas preocupações, motivações artísticas,utilizando um discurso coeso,inteligível e com sentido crítico acerca da sua identidade e autenticidade artística
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Desenvolver a autonomia e a capacidade de resolução de problemas na criação de dossiers de projetos artísticos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia incide na participação activa do estudante no seu processo de aprendizagem, fomentando o seu comprometimento/investimento na concretização dos objectivos da disciplina. Disponibiliza-se, antecipadamente no Moddle, todas as temáticas (e respectivos recursos pedagógicos) previstas nos conteúdos programáticos permitindo aos estudantes virem preparados para a aula (Flipped Classroom) debatendo em grupo sobre os temas/artistas/obras que considerem mais relevantes para a sua prática artística e, assim formular as suas próprias questões. Coloca-se em prática os conhecimentos adquiridos através da resolução de problemas do mundo real (Hands on)ao mesmo tempo que se promove o desenvolvimento de soft skils como autonomia, organização, pensamento analítico e crítico, discurso argumentativo e crítico no universo artístico.
Sempre que possível serão organizadas visitas de estudo ou dirigidos convites a artistas/curadores, acentuando a proximidade com a comunidade artística e cultural.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV. Marte 4: da criação artística à intervenção espacial. Lisboa: AEFBAUL, 2011.
Buren, Daniel. “The Function of the Studio.” October 10, 1979, pp. 51–58.
Deleuze, Gilles. “What Is the Creative Act?.” French Theory in America. Ed. Sylvère Lotringer and Sande Cohen. New York/London: Routledge, 2001, pp. 99–107.
Duchamp, Marcel. “The Creative Act.” The Essential Writings of Marcel Duchamp. Ed. Michel Sanouillet and Elmer Peterson. New York: Thames & Hudson, 1973, pp. 138–140.
Filipovic, Elena, ed. “Introduction & Collaborative Projects.” The Artist as Curator. Köln: Walther König, 2018.
Jürgens, Sandra Vieira. Instalações provisórias: independência, autonomia, alternativa e informalidade nas práticas artísticas e expositivas em Portugal no século XX. Dissertação de doutoramento, FBAUL, 2014.
Jürgens, Sandra Vieira. «A Acção do Artista-Comissário». Marte, n. º 2, 2006, pp. 90-92.
Mata, Ana. O Apelo. Estudo Sobre a Vocação. FBAUL, 2015.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não