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Disciplina Perspetivas Artísticas Contemporâneas V

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC consiste na apresentação, análise e debate de um conjunto de temáticas relevantes e procedimentos contemporâneos de produção artística de forma a proporcionar aos estudantes, por um lado, a extensão do conhecimento e cultura no âmbito da arte contemporânea (considerando também o seu enquadramento histórico, social e tecnológico), por outro, a compreensão dos diferentes perspectivas discursivas e processos artísticos que poderão contribuir para o desenvolvimento e aprofundamento da sua própria identidade artística.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Debate e partilha de diferentes perspectivas  artísticas e processos criativos abordando algumas  temáticas consoante os interesses pessoais e artísticos dos estudantes: 

    • A Cor como Material
    • Corpo, Gesto, Género e Sexualidade
    • Tempo e Movimento
    • Paisagem, Espaço e Lugar
    • Ecrãs, Espelhos e Molduras
    • Arquivo e Memória

    2. Modalidades de documentos autorais:

    • Tipologias de texto de apresentação (Biografia, Artist Statement, CV) e respectiva adequação aos diferentes contextos; Demonstração de exemplos.
    • Variantes de Portefolios: portefolios digitais (PDF); portefolios na web (site); Portefolios para candidaturas consoante os diferentes objetivos pretendidos. Demonstração de exemplos.

    3.Dossiers de Projecto:

    • Objectivos e tipologias de dossiers de projecto: Projectos de candidatura; Propostas para  exposições. 
    • Organização e estrutura de acordo com os aspectos essenciais (regulamentos, orçamentos, croquis, imagens, fichas técnicas, sinopses ou memórias descritivas).
  • Objetivos

    Objetivos

    • Desenvolver o pensamento crítico e criar um discurso autoral e idiossincrático sobre a sua prática artística inserindo-a numa perspectiva contemporânea

    • Identificar, compreender e aplicar a linguagem conceptual e artística em debate e no discurso artístico e autoral sobre o seu processo de trabalho

    • Auto-analisar, circunscrever e aplicar a sua identidade artística no desenvolvimento e produção de projectos autorais

    • Interpretar e analisar criticamente diferentes perspectivas artísticas contemporâneas e contextos,articulando-os com a especificidade dos procedimentos criativos fundamentam do as suas opiniões em relação com temáticas/artistas abordados

    • Elaborar documentos,integralmente originais, que expressem as suas preocupações, motivações artísticas,utilizando um discurso coeso,inteligível e com sentido crítico acerca da sua identidade e autenticidade artística

    • Desenvolver a autonomia e a capacidade de resolução de problemas na criação de dossiers de projetos artísticos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia incide na participação activa do estudante no seu processo de aprendizagem, fomentando o seu comprometimento/investimento na concretização dos objectivos da disciplina. Disponibiliza-se, antecipadamente no Moddle, todas as temáticas (e respectivos recursos pedagógicos) previstas nos conteúdos programáticos permitindo aos estudantes virem preparados para a aula  (Flipped Classroom) debatendo em grupo sobre os temas/artistas/obras que considerem mais relevantes para a sua prática artística e, assim formular as suas próprias questões. Coloca-se em prática os conhecimentos adquiridos através da resolução de problemas do mundo real (Hands on)ao mesmo tempo que se promove o desenvolvimento de soft skils como autonomia, organização, pensamento analítico e crítico, discurso argumentativo e crítico no universo artístico.

    Sempre que possível serão organizadas visitas de estudo ou dirigidos convites a artistas/curadores, acentuando a proximidade com a comunidade artística e cultural.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. Marte 4: da criação artística à intervenção espacial. Lisboa: AEFBAUL, 2011.

    Buren, Daniel. “The Function of the Studio.” October 10, 1979, pp. 51–58.

    Deleuze, Gilles. “What Is the Creative Act?.” French Theory in America. Ed. Sylvère Lotringer and Sande Cohen. New York/London: Routledge, 2001, pp. 99–107.

    Duchamp, Marcel. “The Creative Act.” The Essential Writings of Marcel Duchamp. Ed. Michel Sanouillet and Elmer Peterson. New York: Thames & Hudson, 1973, pp. 138–140. 

    Filipovic, Elena, ed. “Introduction & Collaborative Projects.” The Artist as Curator. Köln: Walther König, 2018.

    Jürgens, Sandra Vieira. Instalações provisórias: independência, autonomia, alternativa e informalidade nas práticas artísticas e expositivas em Portugal no século XX. Dissertação de doutoramento, FBAUL, 2014.

    Jürgens, Sandra Vieira. «A Acção do Artista-Comissário». Marte, n. º 2, 2006, pp. 90-92.

    Mata, Ana. O Apelo. Estudo Sobre a Vocação. FBAUL, 2015.

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