filmeu

Disciplina Perspetivas Artísticas Contemporâneas V

  • Apresentação

    Apresentação

    Estudo antropológico, cultural, estético e político das formas e das imagens na história do Ocidente na perspectiva do presente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Considerações sobre arte contemporânea. O artista, o sistema da arte contemporânea e os seus agentes e espaços. Temas e temáticas contemporâneas. A arte pela arte, a arte política, a crítica institucional, arte ocidental e arte não ocidental, o quotidiano na arte contemporânea, ready-made, objet trouvé e a apropriação. Pintura. Pintura figurativa, abstrata, pintura site-specific e pintura em campo expandido. Escultura, escultura site-specific e escultura em campo expandido. Práticas fotográficas. A fotografia documental, a fotografia abstrata, a fotografia em campo expandido, a relação da fotografia com pintura, com escultura e com a performance. As artes performativas Performance art, Happening e Body Art, A relação da performance art com as artes performativas (teatro, dança, música), a poesia, o cinema e as artes plásticas. Vídeo arte e Vídeo Performance. Entre a criação e a documentação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos deverão adquirir noções fundamentais no campo da arte e da cultura, nomeadamente conhecimentos elementares sobre a modernidade e a contemporaneidade; saber estabelecer relações entre os contextos social, histórico e artístico; desenvolver um pensamento analítico e crítico sobre as manifestações culturais e artísticas, a nível local, regional, nacional e internacional.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Aulas apoiadas no visionamento de obras da arte contemporânea audiovisuais. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARTHES, Roland, A Câmara Clara, Lisboa, Edições 70, 1998 BAUDELAIRE, Charles, O Pintor da Vida Moderna, Lisboa, Vega, 2004 BENJAMIN, Walter, Rua de Sentido Único e Infância em Berlim por volta de 1900, Lisboa, Relógio d¿Água, 1992 DUCHAMP, Marcel, CABANNE, Pierre, O Engenheiro do Tempo Perdido, Lisboa, Assírio e Alvim, 1990 KRAUSS, Rosalind, O Fotográfico, Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 2002 MORIN, Edgar, Cinema ou O Homem Imaginário, Lisboa, Relógio dÁgua, 1997  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalho de Investigação:

    Critérios de avaliação: capacidade de articular os vários conteúdos estudados, rigor na informação, qualidade  comunicacional da escrita.

    03-12-2024

    30%

    Apresentação do trabalho em aula

    Critérios de avaliação: Capacidade expositiva e cumprimento do tempo de apresentação pre-definido, rigor da informação apresentada

    10-12-2024

    30%

    Participação nas aulas

    Critérios de avaliação: capacidade de pensamento crítico e de manifestação de interesse e curiosidade, capacidade de incorporar vocabulário específico e conteúdos aprendidos, pertinência nas observações.

     

    40%

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios