-
Apresentação
Apresentação
A UC Poluição do Ar será desenvolvida com vista a introduzir aos alunos a problemática e pertinência desta temática no contexto real e profissional. Nesta UC os alunos desenvolverão competências e ferramentas as quais lhes permitirão integrar projectos/atividades profissionais na área de qualidade do ar, nas vertentes de qualidade do ar interior e exterior. Perante a definição e comeptências atribuídas a um engenheiro do ambiente, a área de gestão da qualidade do ar integrada no ciclo de estudos da licenciatura de Engenharia do Ambiente destaca-se em todas as suas vertentes, pela sua importância atual em termos ambientais (QA exterior), como qualidade de vida da população (QA interior).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6643-1047
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à problemática Poluição Atmosférica; Composição da atmosfera. Tipos de fontes de poluição e poluentes atmosféricos. Principais efeitos da poluição atmosférica: consequências ambientais e na saúde humana. Estabilidade, termodinâmica, química e fotoquímica da atmosférica. Transporte, dispersão, remoção e deposição de poluentes na atmosfera. Monitorização de poluentes atmosféricos. Políticas de qualidade do ar. Redes de Monitorização da qualidade do ar e outros métodos de monitorização de poluentes atmosféricos. Prevenção e controlo da poluição atmosférica (medidas de controlo). rincípios de prevenção e minimização. Introdução à problemática da qualidade do ar interior (QAI). Principiais fontes de emissão e poluentes emitidos. Factores que afectam a QAI e consequências na saúde. Monitorização e controlo de poluentes em QAI Plano de gestão de QAI. Conhecimento e aplicação da legislação aplicável em poluição do ar indoor e outdoor.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a importância e a realidade actual da poluição atmosférica e da contaminação do ar interior, bem como toda a sua envolvência: fontes de emissão, poluentes atmosféricos, transporte de poluentes, consequências no ambiente e saúde, entre outros) Conhecer a legislação em vigor aplicável e como interpretá-la e aplica-la em casos de estudo práticos Conhecer as técnicas de amostragem e os métodos analíticos para cada poluente atmosférico. Conhecer as principais tecnologias disponíveis no controlo da emissão de poluentes em ambientes indoor e outdoor. Compreender a importância de planos de gestão da qualidade do ar. Capacidade de identificar possíveis fontes de poluição e saber como actuar com vista à sua mitigação e minimização das suas emissões. Capacidade de tratamento de dados de monitorizações de qualidade do ar em ambiente interior e exterior, avaliando a conformidade legal inclusive.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
O desenvolvimento desta UC basear-se-á, sempre que possível, na aplicação do método Problem Base Learning ou project based learning, potenciando as capacidades de pesquisa, análise, crítica e decisão dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Seinfeld, J H; Pandis, S N. 2006. Atmospheric Chemistry and Physics: from Air Pollution to Climate Change. John Wiley & Sons. ISBN: ISBN: 978-1-118-94740-1 M. Almeida, N. Canha, et al (2023) Qualdiade do ar interior nas escolas. Desenvolvido no âmbito do projeto SUDOE 3SQAIR (SOE4/P1/E1004). ISBN: 978-989-99522-2-5 Duarte Santos, F. (2021) Alterações Climáticas. Publicações Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 9789899064256. Guedes Vaz, S. (2016) Ambiente em Portugal. Publicações Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 9789898838469. Lage, J. (2016) Environmental Impacto f steelwork emissions: an integrated approach. Delft University of Technology (TU Delft), The Netherlands. PhD Thesis. Uitgeverij BOXPress, Holanda, 176 pages, ISBN/EAN: 9789462954113. Lage, J. (2013) Biomonitorização da deposição atmosférica de elementos químicos na zona industrial de Gijón, Espanha. Dissertação grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, pela Faculdade de Engenharia, ULHT, Lisboa
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Avaliação contínua resultando do empenho dos estudantes (trabalhos em aula, assiduidade e participação)
Ao longo do semestre
20%
Trabalho prático 1 - temática da poluição atmosférica
data a definir
25%
Trabalho prático 2 - temática da qualidade do ar interior
data a definir
25%
teste escrito de avaliação data a definir 30% Exame De aordo com o calendário de exames oficial 100% Os trabalhos práticos em aula terão o acompanhamento da docente. Os trabalho práticos serão realizados em aula e em casa. No entanto, será fornecido todo o apoio para a realização dos mesmos, desde a pesquisa (potencial bibliografia de suporte) e execução do mesmo. Os trabalhos serão sujeitos a discussão. A nota do trabalho resultará de discussão (60%) e trabalho escrito (40%)
Não será permitido, nos diversos elementos de avaliação, ações de plágio, de recurso a cábulas e recurso a IAGen. Em tais situações, o aluno pode ter que realizar uma avaliação oral correspndente, caso a docente considere tal decisão.
Practical work in class will be supervised by the teacher. Practical work will be carried out in class and at home. However, full support will be provided for the completion of this work, from research (potential supporting bibliography) to execution. The work will be subject to discussion. The grade for the work will be based on discussion (60%) and written work (40%).
Plagiarism, cheating, and use of IAGen will not be permitted in any of the various assessment elements. In such situations, the student may have to take a corresponding oral assessment, if the teacher deems it necessary.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




