filmeu

Disciplina Inglês Técnico

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular (UC) tem como objetivo maior fornecer aos alunos os elementos necessários para aplicar a Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação nas áreas de conhecimento que se interligam no âmbito da economia circular. Áreas ilustrativas são as da gestão, economia, finanças; as ciências exatas (física, química); e as áreas tecnológicas como ambiente e biotecnologia, entre outras

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Aspetos básicos da escrita técnica e científica. Textos informativos e textos formativos

    O porquê do uso preferencial do inglês em ciência e tecnologia.

    Plataformas de pesquisa (b-on, scopus, entre outras).

    Estrutura de relatórios, textos técnico e científico; estrutura de apresentações

    Utilização de elementos ilustrativos da argumentação técnica e científica ou de demonstração empírica;

    Inserção de gráficos, quadros e outros elementos ilustrativos e a normalização dos respectivos títulos, fontes de informação e formas gráficas;

    Normas de referenciação bibliográfica, citação e anotação

    Utilização de software específico para a organização e gestão de bibliografias e produção de textos técnicos e científicos (Biblioscape, End Note, Mendeley)

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno irá conhecer e memorizar conceitos básicos, como vocabulário técnico e terminologia específica dessas áreas,  estruturas gramaticais básicas e intermédias da Língua Inglesa, estrutura de relatórios, textos técnicos e científicos e  metodologias para a sua redação e plataformas de pesquisa de literatura. O aluno poderá aplicar o conhecimento adquirido a intepretar e criar textos técnicos e científicos bem como comunicações orais. Globalmente, a UC contribuirá para reforçar a capacidade de analisar e criticar conteúdos, combinar, organizar informação e criar novos conteúdos

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    Sessões teórico-práticas, onde são apresentados e implementados os conceitos básicos, apresentados e discutidos casos de estudo e que contemplará seminários apresentados por palestrantes convidados. Os aluno serão estimulados a usar recursos tecnológicos para aprendizagem, aproveitando materiais on-line sobre temas abordados previamente em aula, bem como a assistir a webinars selecinados. A finalidade é gerar debates, apresentar pontos de vista e otimizar o tempo da aula.

    Avaliação contínua: elaboração de 2 relatórios sobre 2 casos de estudo e uma apresentação oral sobre um tema no âmbito do curso. Cada relatório corresponde a 40 % da nota final e a apresentação oral corresponde a 20% da nota final, em qualquer dos casos numa escala de 0 a 20. Média de 10 valores para aprovação na UC. Caso não obtenha aprovação por avaliação contínua o aluno pode realizar um exame final em época de recurso, conforme regulamento de avaliação em vigor, com nota mínima de 10 valores para aprovação

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Apresentações na forma de powerpoint disponibilizadas pelo docente. Artigos cienti¿ficos e patentes relacionados com os conteu¿dos abordados/ Powerpoint presentations provided by the teacher.

      Scientific articles and patents related to the covered contents
    • Lindemann, K. (2018). Composing Research, Communicating Results: Writing the Communication Research Paper. USA: John Wiley & Sons, Inc.

    • Hofmann, A. (2016). Scientific Writing and Communication. Papers, Proposals, and Presentations (3rd Edition). Oxford: University Press

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios