-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular (UC) tem como objetivo maior fornecer aos alunos os elementos necessários para aplicar a Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação nas áreas de conhecimento que se interligam no âmbito da economia circular. Áreas ilustrativas são as da gestão, economia, finanças; as ciências exatas (física, química); e as áreas tecnológicas como ambiente e biotecnologia, entre outras
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6643-1252
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Aspetos básicos da escrita técnica e científica. Textos informativos e textos formativos
O porquê do uso preferencial do inglês em ciência e tecnologia.
Plataformas de pesquisa (b-on, scopus, entre outras).
Estrutura de relatórios, textos técnico e científico; estrutura de apresentações
Utilização de elementos ilustrativos da argumentação técnica e científica ou de demonstração empírica;
Inserção de gráficos, quadros e outros elementos ilustrativos e a normalização dos respectivos títulos, fontes de informação e formas gráficas;
Normas de referenciação bibliográfica, citação e anotação
Utilização de software específico para a organização e gestão de bibliografias e produção de textos técnicos e científicos (Biblioscape, End Note, Mendeley)
-
Objetivos
Objetivos
O aluno irá conhecer e memorizar conceitos básicos, como vocabulário técnico e terminologia específica dessas áreas, estruturas gramaticais básicas e intermédias da Língua Inglesa, estrutura de relatórios, textos técnicos e científicos e metodologias para a sua redação e plataformas de pesquisa de literatura. O aluno poderá aplicar o conhecimento adquirido a intepretar e criar textos técnicos e científicos bem como comunicações orais. Globalmente, a UC contribuirá para reforçar a capacidade de analisar e criticar conteúdos, combinar, organizar informação e criar novos conteúdos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões teórico-práticas, onde são apresentados e implementados os conceitos básicos, apresentados e discutidos casos de estudo e que contemplará seminários apresentados por palestrantes convidados. Os aluno serão estimulados a usar recursos tecnológicos para aprendizagem, aproveitando materiais on-line sobre temas abordados previamente em aula, bem como a assistir a webinars selecinados. A finalidade é gerar debates, apresentar pontos de vista e otimizar o tempo da aula.
Avaliação contínua: elaboração de 2 relatórios sobre 2 casos de estudo e uma apresentação oral sobre um tema no âmbito do curso. Cada relatório corresponde a 40 % da nota final e a apresentação oral corresponde a 20% da nota final, em qualquer dos casos numa escala de 0 a 20. Média de 10 valores para aprovação na UC. Caso não obtenha aprovação por avaliação contínua o aluno pode realizar um exame final em época de recurso, conforme regulamento de avaliação em vigor, com nota mínima de 10 valores para aprovação
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
Apresentações na forma de powerpoint disponibilizadas pelo docente. Artigos cienti¿ficos e patentes relacionados com os conteu¿dos abordados/ Powerpoint presentations provided by the teacher.
Scientific articles and patents related to the covered contents -
Lindemann, K. (2018). Composing Research, Communicating Results: Writing the Communication Research Paper. USA: John Wiley & Sons, Inc.
-
Hofmann, A. (2016). Scientific Writing and Communication. Papers, Proposals, and Presentations (3rd Edition). Oxford: University Press
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não