filmeu

Disciplina Introdução à Biotecnologia e Bioeconomia

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC serve como um ponto de partida natural, identificando e analisando a estrutura das empresas modernas. A transmissão de conhecimentos e métodos básicos para a tomada de decisão são os principais objetivos do curso. Os alunos recebem uma visão geral das questões e métodos económicos essenciais e são apresentados com as diversas unidades funcionais das quais uma empresa é composta.

    A UC permite ainda que os alunos desenvolvam o conhecimento para entender, articular, criar e criticar a teoria subjacente ao desenvolvimento sustentável e as tentativas de muitas empresas de integrar esta abordagens nas suas práticas comerciais quotidianas.

    Além disso, aos alunos são apresentados aos conceitos básicos, métodos e práticas de contabilidade e, portanto, os alunos não precisam de nenhum conhecimento prévio sobre o assunto. No entanto, a contabilidade envolve a manipulação da data expressa em termos numéricos, os alunos devem ter uma base em matemática.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Biotecnologia: objectivos, importância.

    Introdução à Bioeconomia: objectivos, importância.

    Papel do profissional na sociedade Gestão Empresarial Sustentável: Significado de sustentabilidade para empresas; estratégias para implementar a sustentabilidade nos modelos de negócios; Estudos de caso sobre Negócios Sustentáveis.

    Economia Circular

    Biomateriais

    Fluxos de Materiais

    O negócio da Biotecnologia e da Bioeconomia: bioempreendedorismo

    Nanotecnologia

    Compreender a base dos negócios: Da necessidade à procura; A atividade da empresa: Criando e capturando valor.

    Introdução à Contabilidade Te¿cnica: Conceitos Básicos de Contabilidade; Processamento de dados contabilisticos;

    Preparação de Demonstrações Financeiras

    Funções dos Negócios Sustentáveis: Produção, Logística, Economia, Recursos Humanos, Marketing, Controlling,

    Ecologia Industrial, Economia Ecológica, Finanças Corporativas

  • Objetivos

    Objetivos

    A Biotecnologia e a Bioeconomia sa¿o a¿reas do conhecimento multidisciplinar que visam estudar e apresentar soluc¿o¿es em diversos campos tais como a biotecnologia industrial, a farmace¿utica, desenvolvimento de novos biomateriais, biossensores, nanotecnologia. Nesta unidade curricular sa¿o abordados os temas e conceitos relacionados com as va¿rias vertentes da biotecnologia e bioeconomia e o papel desempenhado pelos profissionais desta a¿rea na procura de soluc¿o¿es mais adequadas para a sociedade. Pretende-se que os estudantes adquiram uma perspectiva realista da aplicabilidade da Biotecnologia e Bioeconomia na resoluc¿a¿o de problemas concretos, dominem os conceitos ba¿sicos nas cie¿ncias fundamentais de base bem como da organizac¿a¿o de processos de produção assentes no desenvolvimento sustentável.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O ensino da unidade curricular assenta em aulas teo¿ricas constitui¿das, no seu essencial, por sesso¿es expositivas, semina¿rios, debates que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos to¿picos da mate¿ria abordados . Os alunos são estimulados a procurar em diversas plataformas informação sobre os assuntos a abordar para debate em aula

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Apresentac¿o¿es na forma de powerpoint disponibilizadas pelo docente.

    Artigos cienti¿ficos e patentes relacionados com os conteu¿dos abordados.

    Doran, P.M. (2013) Bioprocess Engineering Principles, 2nd Ed. New York; Academic Press (ISBN 978-0-12-220851-5)

    Rao, D.G. (2009) Introduction to Biochemical Engineering, 2nd Ed, Tata Mc Graw-Hill Education (ISBN 978-0070681095)

    Soetaert, W., Vandamme, E.J. (2010) Industrial Biotechnology: sustainable growth and economical success, WileyVCH; Weinheim (ISBN 9783527314423)

    Kent, J. A. (2012) Kent and Riegel's Handbook of Industrial Chemistry and Biotechnology 12th Ed., Springer; New York. (ISBN 978-1-4614-4259-2).

    Flickinger, M.C. (2010) Encyclopedia of industrial biotechnology: bioprocess, bioseparation, and cell technology, Wiley; New York (9781615836604).

    D’heur Michael (2015): Sustainable Value Chain Management, Springer.

    Atrill P. & McLaney E., Financial Accounting for Decision Makers, (8th ed.), Pearson, (2016)

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios