-
Apresentação
Apresentação
A UC explora o papel das empresas como agentes de mudança social e o impacto das suas acções na sociedade e no meio ambiente
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6643-24466
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Introdução: a necessidade de mudança nos mercados; globalização; lucros e comportamento antiético; impactos ambientais e sociais do modelo económico existente; a necessidade de uma abordagem de gestão sustentável;
2- Insight: diferenças entre ética normativa e ética nos negócios; tomada de decisão prática e orientada para o futuro na empresa; efeitos positivos de produtividade e rotatividade por meio de uma gestão normativo com uma “bússola moral”;
3- Ferramentas: Modelo de Gestão St. Gallen, exemplos contemporâneos, sucessos e fracassos; Balanced Scorecard de Sustentabilidade; cooperação com ONG; Norma ISO de gestão DIN; Metas de desenvolvimento sustentável
4- Integração: exemplos de cadeia de valor orientados para a gestão ética não crítica;
5- Resumo: experiências positivas e melhores práticas
6- Workshop: análise de estudo de caso, cultura e diversidade da empresa em gestão, cadeias de valor digitais, serviços personalizados, serviços educacionais e públicos
-
Objetivos
Objetivos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Abordagem interativa discursiva
Estado atual dos exemplos de investigação
Análise de melhores práticas
Exercícios práticos
Brainstorming na sala de aula Vídeos e web
Palestras com convidados Workshop
Projeto independente
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Crane, A., & Matten, D. (2016). Business ethics: managing corporate citizenship and sustainability in the age of globalization. (4th ed.) Oxford University Press.
K. Gibson (2007). Ethics and Business: an Introduction. Cambridge.
R.R. Sims (2003). Why Giants Fall- Ethics and Corporate Social Responsibility
Harvard Business Review on Corporate Ethics, 2003 (introductive literature) K. Meyer & M.W. Peng (2016). International Business
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não