filmeu

Disciplina Anatomia Humana Funcional I

  • Apresentação

    Apresentação

    Apresentação da UC:

    Esta unidade curricular é destinada a transmitir o conhecimento fundamental sobre a estrutura e as funções do corpo humano, preparando desta forma os alunos para que nas UCs sequentes possam entender como o corpo humano reage nas mais diversas situações sejam elas fisiológicas ou patológicas.

     

     

    Presentation:

    This curricular unit is designed to transmit fundamental knowledge about the structure and functions of the human body, thus preparing the students so that in the subsequent UCs they can understand how the human body reacts in the most diverse situations, whether physiological or pathological.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Organização corporal humana. Célula, tecido, órgão e sistema. Os sistemas corporais. A nomenclatura anatómica. Planos de referência. Terminologia descritiva

    2. Histologia geral e sua importância diferencial

    3. Sistema tegumentar histologia do mesmo

    4. Sistema esquelético: Organização e funções, histologia do osso

    5. Sistema articular. Articulações e movimentos articulares

  • Objetivos

    Objetivos

    Objectivos: Pretende capacitar os alunos para a compreensão da organização deste, estudando a sua constituição histológica diferencial e respetiva relação funcional; compreendendo a distribuição dos seus órgãos num conceito funcional sistémico. Pretende-se também capacitá-los para observar, descrever e utilizar correctamente a nomenclatura anatómica. Os sistemas focados na unidade curricular são o tegumentar, o locomotor e o nervoso ( e as peculariedades histologicas numa lógica integrativa com o aparelho digestivo e cardiovascular), sempre numa perspectiva funcional.

    Após a conclusão do curso, o aluno deverá ser capaz de:

    - descrever a estrutura (geral e histologia) e funções de vários órgãos do corpo humano

    - identificar os vários tecidos e órgãos dos diferentes sistemas do corpo humano

    - compreender a coordenação básica entre os sistemas

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Desempenho de questionários escritos de resposta rápida de escolha multipla: 1 em cada aula teórica na aplicação MOODLE -10%
    2.  
    3. Desempenho de questionários de respostas de escolha múltipla na plataforma Anatomage: 30%.
    4. Exercícios práticos - : 1 questionário de respostas de escolha múltipla em cada aula teórica na aplicação MOODLE-15%

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • [

      1. Netter, F.H. Atlas de anatomia humana (5ªed). Elsevier. 2011.

      2. Seeley, R.R., et al.,. Anatomia & Fisiologia (8ª ed). Lisboa: Lusodidacta. 2011.

      3. Van de Graaff, K.M. Human Anatomy (6th Ed). Boston: Mc Graw Hill International. 2002.

      4. Young, B., Heath, J.W., Wheater´s functional histology: a text and colour atlas (6th Ed). Edinburgh: Churchill Livingstone. 2014.

      Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios