Apresentação do Curso
A biologia é a primeira e a mais sólida das ciências da vida. O interesse pelo seu estudo é muito antigo, mas não perdeu atualidade, afirmando-se a biologia como uma das ciências do século XXI. Prova disso é a procura crescente de formação nas áreas das ciências biológicas, mais ou menos específicas, consoante os interesses de cada um. Em Biologia estudam-se vários níveis de integração, desde as moléculas aos ecossistemas, sempre ligados aos maiores desafios atuais da humanidade, desde a erradicação de doenças às alterações globais.
O curso de Licenciatura em Biologia na Universidade Lusófona forma biólogos desde o ano letivo de 1999/2000 e foi o primeiro no ensino superior privado em Portugal. É hoje reconhecido como um espaço de formação de grande qualidade, competente para preparar os seus alunos para as exigências da vida profissional nas mais variadas áreas. Formamos Biólogos de corpo inteiro e é esse o nosso compromisso.
Razões para frequentar este curso
- Corpo docente dedicado, competente e entusiasta.
- Formação prática intensa (laboratorial e no campo).
- O aluno escolhe a orientação do seu curso (as optativas representam mais de um quarto das disciplinas do curso).
- Boa e diversificada empregabilidade dos alunos graduados.
- Possibilidade de participação em atividades extracurriculares e em investigação científica.
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao curso de licenciatura em Biologia da Universidade Lusófona de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
O curso de licenciatura em Biologia da Universidade Lusófona pretende acolher alunos determinados a prosseguir carreiras nas mais diversas áreas do serviço público, onde os biólogos são cada vez mais chamados a intervir.
Não pretendemos formar técnicos altamente especializados, que conheçam muito bem uma área extremamente restrita da Biologia mas tenham um conhecimento demasiado vago de todo o pano de fundo que enquadra esse conhecimento. Pretendemos formar verdadeiros biólogos.
Queremos que do nosso curso saia gente capaz de tratar por tu a organização do mundo vivo, com bases fundamentais sólidas e bem alicerçadas, plenamente preparada, quer para o prosseguimento de estudos pós-graduados quer para a ligação direta ao mercado de trabalho.
Destinatários
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
O curso de licenciatura em Biologia da Universidade Lusófona pretende proporcionar aos seus alunos:
- Capacidade de gestão e conservação de recursos vivos;
- Conhecimento integrado de questões ecológicas e ambientais;
- Competências no domínio da recolha e observação de dados biológicos em meio natural;
- Competências na elaboração de programas de divulgação e investigação em ciência experimental;
- Capacidade para desenvolver trabalhos laboratoriais na área da bioquímica e das ciências da saúde;
- Capacidade de manutenção e manipulação de células e de organismos geneticamente modificados;
- Domínio das principais técnicas de genética e de biologia molecular;
- Aprofundamento da capacidade de interpretação e análise de dados biológicos e utilização de ferramentas computacionais em processos de simulação;
- Capacidade de realização autónoma de estudos e projetos de investigação e desenvolvimento;
- Capacidade para intervir em grupos multidisciplinares de decisão;
- Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos na resolução de problemas.
Equipamentos e Instalações
O curso de licenciatura em Biologia da Universidade Lusófona dispõe de numerosas salas de aulas e auditórios. Os laboratórios de aulas incluem espaços dedicados ao trabalho experimental em Biologia, Genética, Biotecnologia e Bioquímica, Microscopia, Ciências Biomédicas e Farmácia, Microbiologia, Química, bem como salas de informática totalmente equipadas. O curso também dispõe de um laboratório de investigação onde os docentes podem desenvolver os seus projetos e enquadrar os alunos estagiários.
Os laboratórios apresentam todo o equipamento necessário ao decorrer das aulas nas várias disciplinas lecionadas: computadores, balanças, espectrofotómetros, microscópios e lupas binoculares, banhos de água, bombas de vácuo, centrífugas refrigeradas, fermentadores, incubadoras, termocicladores para PCR, microscópio a epifluorescência, conjuntos de electroforese, eléctrodos diversos, estufas, câmaras de fluxo laminar, FPLC, aquários e terrários, bem como todo o equipamento de bancada e os equipamentos consumíveis.
Estudos Futuros
O grau de licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente 2º ciclos (Mestrados), e depois a Doutoramentos.
Saídas Profissionais
Queremos que as bases adquiridas permitam aos nossos alunos diplomados o desempenho de uma atividade profissional de grande qualidade e profundidade. Em cada vez mais circunstâncias se torna imprescindível ter o parecer e a perspetiva de um biólogo. A Biologia é talvez a ciência mais transversal e os desafios e oportunidades profissionais são imensos. Os profissionais biólogos integram cada vez mais equipas multidisciplinares e muito podem contribuir desde a investigação fundamental à biotecnologia, da investigação clínica à docência, da defesa ambiental e conservação da Natureza à ilustração científica, da colaboração na responsabilidade monumental da bioética à análise de impactos das atividades da nossa espécie, na sensível exploração de recursos e aferição dos parâmetros da qualidade de vida ao bio-empreendedorismo.
Observações
ATENDIMENTO AOS ALUNOS: QUINTAS-FEIRAS, DAS 14H00 ÀS 16H00, NO GABINETE DO DIRECTOR DO CURSO
Docentes Convidados
n.a.
Áreas Científicas
Biologia e bioquímica | Ciências da vida | Ciências, matemática e informática