filmeu

Disciplina Bacteriologia Médica

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC dá especial relevância ao estudo epidemiológico das doenças infecciosas emergentes e reemergentes e ao actual problema da resistência aos antibióticos. Pretende-se que os alunos adquiram consciência desta realidade e das possíveis soluções a nível da prevenção e implementação de medidas de controlo e tratamento de multiresistências. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Manipulação de microrganismos. Biosegurança.
    2. Noções de epidemiologia. Programas de vigilância. Caracterização de doença, factores e tipos de ocorrência.
    3.  Cadeia de infecção: interacção agente infeccioso/hospedeiro/ambiente.
    4. Patogénese bacteriana. Aquisição e regulação de factores de virulência.
    5. Doenças infecciosas na História. Doenças emergentes e reemergentes. Vigilância e estratégias de combate.
    6. Resistência a antibacterianos: causas e consequências. Classes de antibacterianos e alvos de acção. Mecanismos de resistência.
    7. Bactérias com relevância clínica e impacto na comunidade.   
    8. Profilaxia das doenças infecciosas. Utilização de estirpes bacterianas como probióticos e marcadores biológicos; novas abordagens terapêuticas.
    9.  Técnicas básicas em bacteriologia clínica; identificação e caracterização de agentes causais de infecção, antibiogramas, estudo de factores de resistência a antibióticos.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Abordar as etapas do diagnóstico de doenças infecciosas de origem bacteriana, para que o aluno adquira uma visão global do diagnóstico.
    2. Introduzir noções básicas de epidemiologia que permitirão perceber a importância da vigilância e estudos epidemiológicas num eficaz controlo de doença.
    3. Estudar a cadeia de infecção e relacioná-la com a emergência/reemergência de doença.
    4. Aprofundar o conhecimento dos mecanismos de patogenicidade para que o aluno os relacione e identifique com diversas patologias de origem bacteriana.
    5. Estudar os mecanismos de resistência a antibacterianos (ABR), permitindo avaliar as estratégias de combate às bactérias multiresistentes da actualidade.
    6. Abordar a profilaxia das doenças infecciosas, com ênfase em novas abordagens terapêuticas, dotando o aluno de conhecimentos que lhe permitam uma visão global e actualizada das metodologias e estratégias de combate.
    7. Introduzir os principais métodos utilizados em bacteriologia médica e em estudos de ABR.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a metodologia IBL com atividades exploratórias e de investigação nas componentes teórica e prática 

    O recurso a metodologias ativas, como por ex. o trabalho exploratório e de grupo e a metodologia IBL desenvolvem competências de pesquisa, selecção e interpretação de informação e metodologia científica, bem como o interesse pelos temas abordados 

    Desta forma, a avaliação consistirá numa componente teórica (50% da nota final) e numa componente Prática (50% da nota final), cada com média igual ou superior a 9,5.  Avaliação teórica -teste (60%) e apresentação e discussão de um trabalho de investigação (metodologia IBL) (40%).

    Avaliação Prática: Aulas laboratoriais, com 2/3 de frequência obrigatória. Realização, apresentação e discussão em aula de relatórios/registos/atividades investigativas (igual ponderação). A avaliação considera o desempenho durante as actividades práticas. Todo o material de apoio referente às aulas será disponibilizado através da plataforma Moodle

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    • Barroso, H. et al. (2014). Microbiologia Médica. (vols I e II). Edições Lidel. (I.S.B.N 978-989-752-057-0 e 978-972-757-576-3).
    • Lima, N., Canas Ferreira, W., & Sousa, J.C. (2010). Microbiologia. Edições Lidel. (ISBN-9789727566579).
    • Madingan, M.T, Bender, K.S., Buckley, D.A., Sattley, & W.M., Stahl, D.A. (2017) Brock Biology of Microorganisms. (15th ed.) Pearson Education. (ISBN-10 0134261925 - ISBN-13 9780134261928).
    • Jorgensen, J.H., Pfaller, M.A., Carroll, K.C., Funke, G., Landry, M-L., Richte, S., & Warnock, W. (2011). Manual of Clinical Microbiology. (11th ed.) ASM Press. (ISBN-9781555817374).

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios