filmeu

Disciplina Engenharia Genética

Apresentação

O objectivo principal da disciplina de Engenharia Genética consiste na familiarização dos estudantes com as ferramentas e técnicas utilizadas na tecnologia do DNA recombinante, através do estudo dos fundamentos e potencial das metodologias e aplicações da disciplina. Os conhecimentos adquiridos são integrados numa perspetiva atual do papel da Engenharia Genética em diferentes sectores da biotecnologia, industria, terapêutica e melhoramento animal e vegetal.

• Tecnologia de DNA recombinante: Enzimas de modificação e de restrição. Vetores de clonagem, plasmídeos, derivados fágicos, cosmídeos, BAC e YAC.
    •  Bibliotecas de DNA genómico e cDNA.
    • Análise de Genes Clonados..
    • Sequenciação de DNA.
    • Mutagénese: dirigida, aleatória e knockout de genes.
    • Engenharia de proteínas.
    • Manipulação de DNA e clonagem em microrganismos (bactérias e fungos), plantas e animais.
    • Transferência de genes para as células animais, bacterianas e vegetais.
    • Sistemas de expressão indutíveis e sistemas recombinantes. Recombinação sítio específica. Inativação genética.
    • Proteínas terapêuticas recombinantes.
    • Edição de genes.
    • Melhoramento de características agronómicas por manipulação genética. Resistência a pestes e doenças; stresses abióticos e aumento da qualidade e produtividade
    • Manipulação genética para estudar, prevenir e curar doenças. Modelos para doenças humanas. Vacinas de DNA. Terapia genética

O objetivo principal da disciplina de Engenharia Genética consiste na familiarização dos estudantes com as ferramentas e técnicas utilizadas na tecnologia do DNA recombinante, através do estudo dos fundamentos e potencial das metodologias, terminologias e aplicações da disciplina. A Engenharia Genética ou tecnologia do DNA recombinante permitiu projetar o mundo da investigação biotecnológica para além dos limites da biologia e bioquímica tradicional. O isolamento de genes, a sua sequenciação nucleotídica e o estudo do nível de expressão genética permitiu que esta tecnologia fosse explorada para estudar a estrutura, comportamento e atividade dos genes em mais detalhe. Esta tecnologia permitiu ainda a obtenção de indivíduos melhorados, manipulação de vias metabólicas e síntese de novos produtos.

Será realizada a interpretação e leitura de artigos que incluam as metodologia, desenvolvimentos e aplicações de última geração. Considera-se esta abordagem como uma experiência em em dry lab.  Este trabalhos será apresentado à turma.

• Primrose, S.B. and Twyman, R.M. Principles of Gene Manipulation and Genomics. Seventh Edition. Blackwell Publishing, (2006), Oxford, UK.

• Lodish, H., Berk, A., Matsudaira, P., Kaiser, C.A., Krieger, M., Scott, M.P., Zipursky, L., Darnell, J. Molecular Cell Biology.. Fifth Edition. Scientific American Books, (2010) New York, USA.

• Videira, A. Engenharia Genética ¿ Princípios e Aplicações. LIDEL-edições técnicas, (2015), Lisboa, Portugal