filmeu

Disciplina Antropologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A Antropologia é uma ciência comparativa, que estuda os humanos nas suas múltiplas dimensões sociais, culturais e biológicas, procurando entender as diferenças e semelhanças entre os diferentes grupos. A vertente biológica da antropologia questiona-se acerca das características fi¿sicas e biológicas das populações humanas e de como estas variam ao longo do tempo e do espaço. Acima de tudo, a Antropologia Biológica tem uma perspetiva evolutiva e preocupa-se com as transformações que ocorreram desde o ancestral comum dos humanos com os outros primatas, até aos humanos atuais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Introdução à Antropologia

    2. Enquadramento da unidade curricular no contexto do curso

    3. O comportamento humano no contexto da evolução: a primatologia, a etologia humana e a

      evolução da cooperação

    4. A Paleoantropologia e a reconstituição da história evolutiva da humanidade: origem dos

      hominídeos, a evoluc¿a¿o do género Homo , a origem dos humanos modernos, a evolução

      humana acabou?

    5. Variação biológica humana e adaptação: genética humana, os diferentes fenótipos e os

      principais parâmetros antropométricos, suas adaptações e vulnerabilidades, e a sua relação com a distribuição geográfica

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC de Antropologia procura que os alunos adquiram conhecimentos integrados da natureza biológica e cultural dos humanos e de como estas se influenciam mutuamente.

    Os temas abordados são:
    1. Classificação, ecologia e comportamento social dos primatas vivos,

    2. Marcos principais da evolução humana, bem como as técnicas e factos paleoantropológicos que os sustentam,

    3. Diversidade biológica e cultural dos humanos atuais,

    4. Mecanismos de interação entre fatores ambientais, sociais e biológicos. Como a biologia influencia a cultura e vice versa,

    5. Características importantes da biologia humana e especificidades culturais que constituem, em parte, respostas dos povos aos fatores biológicos e desafios ambientais que enfrentam

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Durante o processo de aprendizagem os alunos trabalharão de forma interdisciplinar, integrando o conhecimento adquirido em outras UCs e aplicando-o diretamente aos conteúdos leccionados. Serão disponibilizadas diversos conteúdos e ferramentas de aprendizagem para além dos leccionados em aula que perrmitirão aos alunos mais autonomia na aquisição de conhecimentos relacionados com os conteúdos da UC.

    Será promovida utilização de forums/wikis, que permitem a criação de um documento final elaborado por todos os alunos em conjunto, e porporcionam a discussão e reflexão dos temas da UC

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Boyd, R. and Silk, J.B. (2009). How Humans Evolved. 5 th Ed. W.W. Norton & Company, New York.
    • Ember, C.R., Ember, M.R., Peregrine, P.N. (2011). Anthropology. 13th Ed. Pearson, New Jersey.
    • Stanford, Craig, John Allen & Susan Anton. (2017). Exploring Biological Anthropology. Pearson Higher Ed.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios