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Apresentação
Apresentação
A Unidade curricular de Genética de Populações aborda os fatores que afetam a variação genética desde o nível molecular ao nível da população. Dedica-se ao estudo dos padrões de variaçáo em modelos de cruzamento para um locus ou para múltiplos loci, e ilustra os efeitos das mutações, migrações, seleção natural ou as consequências da deriva genética. Reforça a importância da genética quantitativa e da teoria da coalescência e as suas implicações para a reconstrução de filogenias e análise de marcadores moleculares utilizados para detectar QTLs.
É uma unidade curricular com aplicaçóes práticas diretas ao nível, por exemplo, da gestão de recursos vivos, ou da definição de áreas protegidas. Tem uma forte componente teórico-prática, uma vez que se baseia em dados da biologia molecular e usa modelos matemáticos que permitem testar hipóteses concretas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT101-7718
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Introdução à genética de populações:
- Genética de populações e frequência alélica;
- Principais contributos na alteração da frequência alélica;
- Aplicações do estudo da genética de populações;
- Técnicas para estudar a variação genética.
- Microevolução:
- Princípio de Hardy-Weinberg
- Teoria da deriva genética;
- Fluxo genético e divisões populacionais;
- Mutações;
- Seleção natural
- Genes múltiplos e genética quantitativa
- Evolução em 2 loci;
- Genética quantitativa
- Introdução à genética de populações:
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade permite aos alunos compreender a composição genética de uma população e as forças que alteram essa composição. No final do semestre, os alunos devem ser capazes de entender como e por que as frequências de alelos e genótipos mudam ao longo do tempo dentro e entre populações.
Os alunos devem ser capazes de: Reconhecer que existe uma extensa variação genética na maioria das populações naturais; Discutir como o princípio de Hardy-Weinberg mostra a relação entre frequências alélicas e genotípicas; Relacionar a endogamia com o aumento da frequência de indivíduos homozigóticos; Explicar as mutações como principal fonte de variação genética; Explicar como a deriva genética pode resultar numa perda da variação genética; Discutir como o fluxo genético pode introduzir novos alelos numa população mas contribuir para uma maior homogenização; Discutir o efeito das forças seletivas nas mudanças evolutivas; Aplicar os conceitos básicos da genética quantitativa evolutiva.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Allendorf FW; LuikartG. 2007. Conservation and the Genetics of populations. 1st edition, Blackwell Publishing.
- Hartl, D.L., Clark, A.G. (1997). Principles of populationgenetics. 3 Ed. SinauerAssociates Inc.
- Maynard-Smith, J. (2002). Evolutionary genetics. 2 Ed. Oxford UniversityPress.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não