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Disciplina Genética das Populações

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade curricular de Genética de Populações aborda os fatores que afetam a variação genética desde o nível molecular ao nível da população. Dedica-se ao estudo dos padrões de variaçáo em modelos de cruzamento para um locus ou para múltiplos loci, e ilustra os efeitos das mutações, migrações, seleção natural ou as consequências da deriva genética. Reforça a importância da genética quantitativa e da teoria da coalescência e as suas implicações para a reconstrução de filogenias e análise de marcadores moleculares utilizados para detectar QTLs.

    É uma unidade curricular com aplicaçóes práticas diretas ao nível, por exemplo, da gestão de recursos vivos, ou da definição de áreas protegidas. Tem uma forte componente teórico-prática, uma vez que se baseia em dados da biologia molecular e usa modelos matemáticos que permitem testar hipóteses concretas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Introdução à genética de populações:
      1. Genética de populações e frequência alélica;
      2. Principais contributos na alteração da frequência alélica;
      3. Aplicações do estudo da genética de populações;
      4. Técnicas para estudar a variação genética.
    2. Microevolução:
      1. Princípio de Hardy-Weinberg 
      2. Teoria da deriva genética;
      3. Fluxo genético e divisões populacionais;
      4. Mutações; 
      5. Seleção natural
    3. Genes múltiplos e genética quantitativa
      1. Evolução em 2 loci; 
      2. Genética quantitativa
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade permite aos alunos compreender a composição genética de uma população e as forças que alteram essa composição. No final do semestre, os alunos devem ser capazes de entender como e por que as frequências de alelos e genótipos mudam ao longo do tempo dentro e entre populações.

    Os alunos devem ser capazes de: Reconhecer que existe uma extensa variação genética na maioria das populações naturais; Discutir como o princípio de Hardy-Weinberg mostra a relação entre frequências alélicas e genotípicas; Relacionar a endogamia com o aumento da frequência de indivíduos homozigóticos; Explicar as mutações como principal fonte de variação genética; Explicar como a deriva genética pode resultar numa perda da variação genética; Discutir como o fluxo genético pode introduzir novos alelos numa população mas contribuir para uma maior homogenização; Discutir o efeito das forças seletivas nas mudanças evolutivas; Aplicar os conceitos básicos da genética quantitativa evolutiva.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Allendorf FW; LuikartG. 2007. Conservation and the Genetics of populations. 1st edition, Blackwell Publishing.
    • Hartl, D.L., Clark, A.G. (1997). Principles of populationgenetics. 3 Ed. SinauerAssociates Inc.
    • Maynard-Smith, J. (2002). Evolutionary genetics. 2 Ed. Oxford UniversityPress.

     

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