filmeu

Disciplina História do Pensamento Biológico

  • Apresentação

    Apresentação

    Proporcionar conhecimentos fundamentais e desenvolver competências no âmbito da história eepistemologia da biologia.

    Dar a conhecer: a história e a evolução das ideias e do pensamento em biologia; os principais avançoscientíficos na área da biologia e o impacto da sua aplicação na sociedade bem como as questões denatureza ética que lhe estão associadas.

    Perspectivar os avanços científicos na Sociedade das diferentes épocas e em particular na épocapresente, séc. XXI, o ¿século da Biologia¿.

    Capacitar os alunos para futuros trabalhos e projectos que pesquisem a História da Biologia (e emparticular em Portugal), e liguem a evolução tecnológica e científica com a sociedade. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    Apresentação da disciplina; método de avaliação; bibliografia. 

    Uma visão global da história da Ciência; o progresso da descoberta.

    A Evolução como eixo central do pensamento em Biologia; da História Natural de Aristóteles à revolução darwinista, ao pós-darwinismo

    A Genética: do conceito primordial de hereditariedade à revolução mendeliana, pós-mendeliana; a Genética Molecular.

    Biologia celular e de desenvolvimento; a teoria celular e a organização celular e histológica; da observação microscópica ao entendimen

    O mundo dos micróbios: da ideia da geração espontânea à observação microscópica; Pasteur, Koch. A moderna Microbiologia e as suas 

    Fisiologia: a transição do pensamento descritivo da Biolgia, para o conceito funcional (da célula, tecido, órgão); evolução do conhecimenPlantas.

    Síntese final.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Dar a conhecer: a história e a evolução das ideias e do pensamento em biologia; os principais avanços científicos na área da biologia e o imcomo as questões de natureza ética que lhe estão associadas. 2. Conhecer as principais aplicações da biologia na medicina curativa e forensbiologia. 3. Desenvolver a capacidade de efectuar pesquisas de informação com base no recurso às novas tecnologias de comunicação e de ininglesa aplicada ao estudo dos temas biológicos. 5. Desenvolver a utilização a plataforma de ensino on-line da ULHT (Moodle). Os estudantesdeverão: adquirir uma perspectiva integrada das Ciências Biológicas, e da evolução do pensamento e das ideias em biologia ao longo dos tempos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas

    Tem sido praticado a visita a museus de História Natural Academia das Ciências, etc...

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Magner, L. 1994. A History of the Life Sciences. Ed. Marcel Dekker.

      Fitas, A.J.S., M.A.E. Rodrigues e M.F. Nunes. 2008. Filosofia e História da Ciência em Portugal no Séc. XX. Caleidoscópio. 295pp.

       

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios