-
Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos sobre os processos físicos e químicos que ocorrem nas plantas, a importância da água para as plantas, a transpiração, os processos fotossintéticos e respiratórios e o sistema vascular de transporte nas plantas. Serão também estudadas a interacção das plantas com factores ambientais como por exemplo a resposta das plantas a condições de seca ou de temperaturas baixas e salinidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT101-3540
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Teóricos 1-Introdução ao mundo vegetal 2-Desenvolvimento inicial do corpo da planta 3-Células e tecidos vegetais: sistema caulinar e radicular 4-Introdução à Fisiologia Vegetal 5-Absorção de água. Relações hídricas nos tecidos vegetais 6-Transpiração 7-Nutrição mineral 8-Fotossíntese 9-Fotossíntese: Considerações de ordem fisiológica e ecológica 10-Respiração 11-Metabolismo secundário das plantas Prática Laboratorial Aplicação e exploração de conceitos discutidos nas aulas teóricas através de experiências em laboratório. Análise simples e interpretação dos resultados. Utilização de um modelo de simulação de funcionamento das plantas. Introdução à escrita de artigos e relatórios científicos.
-
Objetivos
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos deverão ter adquirido as capacidades e competências para conceptualizar e resolver problemas de forma científica no âmbito da biologia e em particular da fisiologia vegetal, bem como capacidades de comunicação de resultados científicos e de trabalho individual e de grupo. Por último, deverão adquirir a capacidade para compreender de forma crítica o funcionamento das plantas e o efeito de factores ambientais na fisiologia das plantas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
No decorrer da UC, desenvolvem-se estratégias de ensino utilizando exemplos práticos decorrentes de dados reais para análise crítica por parte dos alunos - orientação para o desenvolvimento e estimulo do pensamento crítico
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Taiz, L. and Zeiger, E. 2010. Plant physiology (5th edition). Sinauer Associates, Inc., Publishers. Azcon-Bieto J & M Talon (Eds.). 1993. Fisiologia y Bioquímica Vegetal. Interamericana-Mc Graw-Hill.
-
Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua:
P1 - Média de 2 testes (60%) + trabalho individual (40%) - 60 % da Nota Final.
P2 - Relatórios científicos (15%), comportamento em aula (5%) e discussão dos relatórios (20%)- 40 % da Nota Final.
Todos os itens de avaliação carecem de nota mínima de 10 valores, exceptuando no caso das duas frequências teóricas em que a média tem que ser superior a 9,5 valores.
Caso não obtenha aprovação na avaliação contínua, o aluno submete-se a exame escritos final, englobando componente teórica e prática, necessitando de uma classificação mínima de 10 valores para aprovação.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




