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Disciplina Fisiologia Vegetal

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos sobre os processos físicos e químicos que ocorrem nas plantas, a importância da água para as plantas, a transpiração, os processos fotossintéticos e respiratórios e o sistema vascular de transporte nas plantas. Serão também estudadas a interacção das plantas com factores ambientais como por exemplo a resposta das plantas a condições de seca ou de temperaturas baixas e salinidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Teóricos

    1-Introdução ao mundo vegetal

    2-Desenvolvimento inicial do corpo da planta

    3-Células e tecidos vegetais: sistema caulinar e radicular

    4-Introdução à Fisiologia Vegetal

    5-Absorção de água. Relações hídricas nos tecidos vegetais

    6-Transpiração

    7-Nutrição mineral

    8-Fotossíntese

    9-Fotossíntese: Considerações de ordem fisiológica e ecológica

    10-Respiração

    11-Metabolismo secundário das plantas

     

    Prática Laboratorial

    Aplicação e exploração de conceitos discutidos nas aulas teóricas através de experiências em laboratório.

    Análise simples e interpretação dos resultados.

    Utilização de um modelo de simulação de funcionamento das plantas.

    Introdução à escrita de artigos e relatórios científicos.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta unidade curricular os alunos deverão ter adquirido as capacidades e competências para conceptualizar e resolver problemas de forma científica no âmbito da biologia e em particular da fisiologia vegetal, bem como capacidades de comunicação de resultados científicos e de trabalho individual e de grupo. Por último, deverão adquirir a capacidade para compreender de forma crítica o funcionamento das plantas e o efeito de factores ambientais na fisiologia das plantas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se que o aluno tenha uma aprendizagem ativa na qual tenha um papel fundamental, ajudando a construir o conhecimento em conjunto com o professor e os restantes colegas. Acreditamos que a bagagem que o aluno traz é importante e valorizamos a mesma, assim como a curiosidade, autonomia e participação ativa. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Taiz, L. and Zeiger, E. 2010. Plant physiology (5th edition). Sinauer Associates, Inc., Publishers.
    • Azcon-Bieto J & M Talon (Eds.). 1993. Fisiologia y Bioquímica Vegetal. Interamericana-Mc Graw-Hill.

     

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