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Disciplina Biologia do Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    A Biologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento embrionário, em particular o crescimento de um organismo multicelular a partir da junção de duas células especializadas: o espermatzóide e o oócito, até ao adulto. Nesta UC focamo-nos sobretudo no desenvolvimento embrionário. A UC é importante para este ciclo de estudos pois permite a compreensão e aplicação prática de conceitos aprendidos em biologia celular e molecular, para a formação de um organismo multicelular.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Componente Teórica:

    1. História, coneitos e modelos animais em BD
    2. Primeiras etapas embrionárias: Fertilização, Segmentação, Gastrulação
    3. Organização de tecidos em vertebrados: ectoderme (sistema nervoso, epiderme, derivados crista neural); mesoderme (formação e derivados dos sómitos, sistema circulatório); endoderme (sistemas digestivo e respiratório, derivados arcos faríngicos)
    4. Especificação do eixo anterior/posterior na Drosophila melanogaster
    5. Desenvolvimento do membro dos tetrápodes (campo do membro e especificidades)
    6. Determinação do sexo em mamíferos (primária e secundária, diferenciação e formação das gónadas)

    Compomente Prática

    1. Galinha: estruturas do ovo não fertilizado; observação e recolha de embriões de galinha nos vários estádios de desenvolvimento
    2. Técnica de imunomarcação nos embriões dos modelos de galinha e ratinho em diferentes estádios de desenvolvimento
    3. Apresentação de posters/comunicações orais nos vários modelos animais e/ou relatórios e discussão de resultados
  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá perceber a complexidade e a rede de interacções que se estabelecem durante o desenvolvimento de um indivíduo; compreender o significado e as causas da diferenciação celular e da morfogénese e aplicá-los a várias áreas da Biologia. No laboratório deverá ser capaz de manipular embriões de galinha e sua utilização em técnicas como a imunofluorescência; observar vários estádios do desenvolvimento embrionário; compreensão e discussão de artigos científicos. No final do semestre o aluno deverá compreender a diferenciação celular e sua interacção em vários modelos animais, bem como identificar os vários estadios embrionários da galinha e respectivas estruturas em cada estadio e dominar a técnica de imunofluorescência.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular tem uma componente Teórica (50%) e uma Prática (50%). As aulas da componente teórica são dadas com recurso a meios audiovisuais como apoio à matéria discutida. Sempre que disponíveis projectam-se pequenos videos para melhor ilustrar os acontecimentos celulares do inicio do desenvolvimento. A avaliação desta componente é distribuida do seguinte modo: dois testes teóricos (50%+50%). A compomente prática é em laboratório e de presença obrigatória. Utilizam-se ovos de galinha fecundados como modelo de desenvolvimento, e recolhem-se embriões em diferentes estadios de desenvolvimento, usados para a técnica de imunomarcação; resultados observados num microscópio. A avaliação distrui-se do seguinte modo: ficha prática (45%), apresentação e discussão de posters/artigos sob temas relacionados (45%), e participação/assiduidade (10%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Wolpert L, Tickle C, Arias AM. Principles of Development, 5 Edition, Oxford th Univ. Press. 2015 ISBN: 978-0-19-870988-6
    • Bellairs R, Osmond M. Atlas of Chick development, 3 rd Edition, Academic Press. 2014 ISBN: 978-0-12-384951-9

     

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