filmeu

Disciplina Zoologia - Vertebrados

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Zoologia  - vertebrados, pretende dar aos alunos formação básica sobre a diversidade global de organismos vertebrados existentes no planeta, cimentando os conhecimentos previamente adquiridos sobre este grupo biológico. Esta disciplina explora a abordagem comparativa dos diversos sistemas anatómicos existentes nos grupos principais (peixes, anfíbios, repteis, aves e mamíferos). Alguns aspectos da biologia de vertebrados como a evolução, especiação, locomoção, coloração, adaptações térmicas, comunicação e comportamento serão discutidos. Esta é uma disciplina basilar para  o aproveitamento de outras  temáticas a abordar neste curso como a  fisiologia, ecologia ou a biologia de conservação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Diversidade, evolução e classificação de vertebrados

    2. Os peixes: classes Myxini, Cephalospidomorphi (lampreias) e Chondrichthyes (peixes cartilagíneos);
    3. Os peixes ósseos (classe Osteichthyes); adaptações estruturais e funcionais dos peixes; Ictiofauna portuguesa;
    4. Os anfíbios (classe Amphibia); origem, evolução e diversidade; Anfíbios da fauna ibérica;
    5. Os répteis (classe Reptilia); origem e radiação adaptativa dos répteis; Crocodilos e outros archeosauros; repteis actuais: tartarugas, cobras e lagartos; répteis da fauna ibérica, ecologia e comportamento;
    6. As aves (classe Aves); origem e relações filogenéticas; principais sistemas e adaptações; aves da fauna ibérica, ecologia e comportamento ;
    7. Os mamíferos (classe Mammalia); Características e diversidade; origem e evolução dos mamíferos; adaptações estruturais e funcionais dos mamíferos; mamíferos da fauna ibérica, comportamento e ecologia;
    8. Conservação de vertebrados (ênfase na fauna ibérica)



       
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os discentes:

    - Percebam as relações evolutivas entre os principais grupos de vertebrados e os processos que levaram à especiação;

    - Adquiram competências para identificar as principais ordens dos grupos de vertebrados ibéricos actuais;

    - Compreendam os elementos básicos sobre a constituição do corpo dos animais dos diversos grupos, a sua forma, estrutura e função, bem como da sua  organização em sistemas e características do seu metabolismo; relacionar as particularidades anatomo-fisiológicas dos organismos com as particularidades do meio onde vivem e com o seu ciclo de vida

    - Se familiarizem com os processos e ciclos envolvidos na ecologia das populações de vertebrados;

    - Se familiarizem com o processo de pesquisa científica e investigação através da discussão de artigos científicos e participação em trabalho de equipa.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Pough, FH, Janis, CM, & Heiser, JB. 2012. Vertebrate life, nighth edition. Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ.
    • Linzey, D. 2001.Vertebrae biology, MacGraw Hill Publishers, New York.
    • Hickman, C.P. Jr., Keen, S., Larson, A.; Eisenhour, D., l´Anson, H.Roberts, L.S. & (2013) Integrated principles of zoology. 16ª Edição. WCB McGraw-Hill, Boston
    • Gergus & Schuett. 2000. Labs for vertebrate Zoology: An evolutionary approach. 2nd edition. Cooper Publishing Group/Biological Sciences Press.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios