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Disciplina Botânica Complementar

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Botânica Complementar pretende oferecer aos alunos formação complementar relativa à estrutura da célula vegetal e ao seu funcionamento metabólico; identificação de estruturas anatómicas e morfológicas; entendimento sobre a importância e aplicações da etnobotânica e botânica económica. Agricultura biológica e Sintrópica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teórico 1. Estrutura da célula vegetal 2. Metabolitos primários e secundários 3. Histologia e anatomia vegetal - caracterização dos principais tecidos e órgãos. 4. Biologia do desenvolvimento vegetal 5. Da etnobotânica à utilização das plantas e seus produtos 6. Botânica económica - plantas alimentares, industriais, medicinais, energéticas 7. Agricultura Biológica e Sintrópica   Prático 1. O modelo da célula vegetal 2. Morfologia, citologia e histologia 3. Biologia do desenvolvimento vegetal 4. Significado e utilização das plantas  
  • Objetivos

    Objetivos

    Nas aulas teóricas, além de temas como a Farmacologia, Etnobotânica, Botânica Económica e Agricultura (Biológica e Sintrópica), será ainda dado ênfase à biologia do desenvolvimento vegetal e feita uma introdução à biologia das algas. Nas aulas práticas pretende-se que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e que possam identificar plantas e algas de diferentes grupos taxonómicos a partir da sua morfologia externa, e compreender o seu ciclo de vida.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas.   A avaliação é realizada nas modalidades - avaliação contínua e avaliação por exame. A Avaliação Contíua consiste em: Teoria : 1 Frequência + 1 Trabalho individual; Prática: 1 Frequência + Discussão oral trabalhos/saída campo + avaliação do desempenho do aluno nas aulas  Parte teórica (60% da classificação final) + Parte prática (40% da classificacão final) Avaliação por Exame - 1 exame que engloba ambas as componentes  Para o aluno ser considerado aprovado a¿ UC tem que ter nota positiva (> 9,50 valores) em todos os itens de avaliac¿a¿o. O aluno so¿ podera¿ ser aprovado por avaliac¿a¿o conti¿nua a¿ componente pra¿tica se assistir a 75% das aulas pra¿ticas. Grande parte das aulas pra¿ticas sera¿o em contexto de sai¿da de campo, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem do aluno
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mauseth, James D. (1998). Botany: An introduction to plant biology. 2nd Ed. Boston:Jones and Bartlett Publishers. Raven P, Evert R and Eichhorn S. (1999). Biology of Plants. Freeman and Company, New York. Wilson EO.  (2002). The Future of Life, Deckle Edge, USA Stern Kingsley R. (2000). Introductory plant biology. 8th Ed. Boston: McGraw-Hill. Ingrouille M and Eddie B. (2006). Plants. Diversity and Evolution. Cambridge University Press. Alan A and Sharma V. (2012). Text book of Economical Botany. Pointer Publishers.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequências

    dd-mm-yyyy

     

    Discussão oral das aulas práticas

    dd-mm-yyyy

     

    outros (desempenho nas aulas)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

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