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Disciplina Matemática para a Biologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Expõem-se os métodos matemáticos fundamentais e subjacentes a maioria das necessidades de cálculo de áreas científicas associadas às ciências da vida. Além disso, a conceptualização algebrizante de alguns tópicos pretende induzir um raciocíonio universal a uma enorme variedade de problemas que ocorrem no decorrer da maioria das atividades nesta área.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Apresentação dos números Naturais, Inteiros, Racionais e  Reais. Principais propriedades. Sucessões de números reais: Sucessões monótonas e sucessões limitadas. Sucessões convergentes. O número e. Funções Reais de Variável Real: Domínio, contradomínio e gráfico de uma função real de variável real. Soma. Produto e composição de Funções. Função Inversa e sua representação gráfica. Funções exponencial e sua inversa. Limites, Continuidade e Diferenciablidade. Extremos Locais e  Pontos de inflexão. Curvas algébricas. Cónicas. Regiões do plano. Superfícies no Espaço. Funções reais de Variável Vectorial. Domínios, planos tangentes e Extremos Locais. Primitivação. Técnicas fundamentais. Funções racionais. Integração de funções reais de variável real. Teorema Fundamental do Cálculo Integral. Cálculo de áreas. 11. Definição, classificação e interpretação de Integrais impróprios. Integração de funções de variável vectorial. Cálculo de Volumes.
  • Objetivos

    Objetivos

    Domínio das principais técnicas de cálculo no âmbito da Análise Real. Permitir um maior conhecimento sobre a estrutura do corpo dos reais, designadamente quanto à modelação gráfica. Distinguir e identificar as questões mais práticas de grande aplicabilidade de outras mais conceptuais. Utilização das técnicas de cálculo na resolução de problemas de diversas áreas num contexto multidimensional.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Se o tempo permitir, serão abordados tópicos inspirados no cilclo de estudos (Biologia), cuja modelação e posterior resolução requerem ferramentas (nomeadamente, equações diferenciais) que embora não pertencendo ao programa lhe são afins e podem motivar o aluno na sua procura por alguma sofisticação matemática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Sárrico, C.; Análise Matemática ¿ Leitura e exercícios, Col. Trajetos Ciência 4, Gradiva, Lisboa, 1999. Apostol, T.; Cálculo I, Editora Reverte.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Os alunos terão aprovação à disciplina se, tendo comparecido a 75% das aulas, tiverem como média dos 3 testes intermédios uma nota superior ou igual a 9.5 valores nunca sendo inferior a 5 em qualquer dos testes. Essa nota será a nota final, apenas suscetível de melhoria caso o(a) aluno(a) compareça na frequência final.

    Tal frequência final,destina-se também a dar uma oportunidade aos alunos que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua descrita no parágrafo anterior.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação 1

    15-10-2024

    33%

    Teste de avaliação 2

    15-11-2024

    33%

    Teste de avaliação 3

    15/12/2024

    33%

    Frequência Final                 15/1/2025             100%

     

     

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