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Disciplina Metabolismo e Bioenergética

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Metabolismo e Bioenergética apresenta aos alunos o conceito de metabolismo e as principais vias metabólicas. Em particular, uma grande parte do programa vai consistir na descrição do metabolismo aeróbio e vias metabólicas associadas. Ao concluir a UC, os alunos deverão ter uma ideia muito clara do funcionamento bioquímico dos seres vivos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao metabolismo (Metabolismo, anabolismo, catabolismo. Fonte de energia e reacções de oxidação-redução. Tipos de metabolismo. Metabolismo e evolução.).

    2. Metabolismo aeróbio (Digestão e absorção dos glícidos. Glicólise. Fermentações associadas à glicólise. Glicogenogénese e glicogenólise. Gluconeogénese. Ciclo de Krebs. Ciclo dos fosfatos de pentose. Fosforilação oxidativa. Regulação.).

    3. Fotossíntese (Fase luminosa da fotossíntese (com 2 fotossistemas). A ¿fase escura¿.).

    4. Metabolismo dos lípidos (Digestão, absorção e transporte. Beta-oxidação dos ácidos gordos. Biossíntese dos ácidos gordos. Metabolismo do colesterol.).

    5. Metabolismo dos aminoácidos (Digestão das proteínas. Transaminação e desaminação dos aminoácidos. Ciclo da ureia. Catabolismo dos cetoácidos. Biossíntese dos aminoácidos.).

    6. Transporte transmembranar (Transporte não assistido. Transporte assistido passivo. Transporte activo utilizando ATP. Transporte activo utilizando um gradiente iónico.).

  • Objetivos

    Objetivos

    Competências a atingir: Conhecimento e compreensão das principais vias metabólicas responsáveis pela produção de energia celular e das vias de síntese das grandes categorias de biomoléculas, incluindo o aspecto das relações evolutivas entre os vários tipos de metabolismo. Reforço da capacidade dos alunos em metodologia no âmbito da Bioquímica (realização de soluções de reagentes, colorimetria, diferentes técnicas de cromatografia líquida, calibrações, espectrofotometria, extracção e purificação de biomoléculas como proteínas e polissacarídeos, electroforese, cinéticas enzimáticas, consulta de bases de dados).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A formação laboratorial e prática constitui uma componente muito importante do Ciclo de estudos, essencial para garantir a qualidade da formação dos alunos. As competências práticas e a autonomia laboratorial dos estudantes graduados são reconhecidas pelas outras instituições onde estes prosseguem os estudos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Voet, D. & Voet, J.G. (2010). Biochemistry. 4th Ed. John Wiley & Sons, New York.

    - Stryer, L. (1995). Biochemistry. 4th Ed. Freeman and Company, New York.

    - Weil, J.H. (2000). Bioquímica Geral. 2ª Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

     

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