-
Apresentação
Apresentação
A Física é de particular importância numa licenciatura que pretenda oferecer uma formação de leque alargado nas Ciências. A formação em Física que os alunos transportam da escolaridade obrigatória é, em geral, de nível senso comum, com um conhecimento atomizado. Assim, torna-se necessário fomentar uma aprendizagem significativa desta disciplina que permita ao aluno um conhecimento integrado da Física, capaz de servir de suporte às aprendizagens específicas desta licenciatura.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT101-8461
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Dimensões e unidades em Física: medida em Física Dinâmica de uma partícula material: Leis de Newton e Cinemática; movimento retilíneo e movimento curvilíneo. Trabalho de uma força, energia potencial e energia cinética: Conservação de energia mecânica. Sistemas de partículas: Centro de massa, conservação do momento linear e conservação de energia. Gases ideais: Equação de estado e calorimetria. Corpo rígido: momento de inércia, rolamento, torque e Estática. Fluidos: Hidrostática, Impulsão, Equação da continuidade, Equação de Bernoulli e Equação de Poiseuille. Oscilações e ondas: MHS, ondas progressivas e som. Ótica geométrica: Leis da reflexão e refração, lentes e sistemas de lentes. Eletricidade: Corrente elétrica, potencial, Lei de Ohm e leis de Kirchhoff.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo principal desta disciplina é estabelecer uma rede conceptual da Física Clássica que permita um conhecimento integrado dos diferentes conteúdos abordados, bem como a possibilidade de construir, a partir dele, novo conhecimento nas áreas específicas do curso. Assim, pretende-se que os alunos comecem por memorizar alguns conceitos de base, procurando interpretá-los no sentido de lhes atribuir significado. Estes conceitos são os associados à Mecânica clássica, tais como velocidade, aceleração, força e de energia. A partir desta base, procura-se construir conhecimento nas áreas da Mecânica dos fluidos, da Termodinâmica e do Eletromagnetismo, estabelecendo assim uma rede de conceitos interligados da Física Clássica. Pretende-se também que os alunos consigam aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas relacionados com a Biologia e o Ambiente, no sentido da Sustentabilidade.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Nas aulas teóricas, a exposição dos conteúdos é efetuada procurando, com a participação ativa dos alunos, criar pontes entre os novos conceitos e os anteriores. São apresentadas situações problema para os quais os alunos são convidados a analisarem os conceitos neles envolvidos. Nas aulas teórico-práticas, os alunos analisam e resolvem problemas envolvendo os conceitos apresentados nas aulas. Os alunos são encorajados a experimentar várias estratégias de resolução de problemas na área da Biologia.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Halliday, D. (2014). Fundamentals of physics - 10ª ed. Nova Iorque : John Wiley & Sons. Tipler, P. A. (2009). Física para cientistas e engenheiros. Ed Guanabara Koogan. Young, Hugh D. (2008). Física / Hugh D. Young, Roger A. Freddman - 12.ª ed.. São Paulo : Pearson. Fishbane, P. M., Gasiorowicz, S. and Thornton, S. T. (2005). Physics for scientists and engineers, 3rd Edition: Prentice Hall
-
Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua
Os alunos, ao longo do semestre, são avaliados de 0 a 20 valores nos seguintes parâmetros:
Elementos de avaliação
Data limite
Ponderação
1.ª frequência
Semana 9
45%
2.ª frequência
Semana 15
45%
Componente de participação nas aulas
Semana 15
10%
Os alunos obtêm aprovação na UC caso tenham uma média ponderada da avaliação dos três parâmetros acima descritos igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame
Os alunos realizam uma prova escrita única avaliada de 0 a 20 valores.
Os alunos obtêm aprovação na UC caso tenham avaliação na prova escrita igual ou superior a 9,5 valores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




