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Disciplina Física Geral

  • Apresentação

    Apresentação

    A Física é de particular importância numa licenciatura que pretenda oferecer uma formação de leque alargado nas Ciências. A formação em Física que os alunos transportam da escolaridade obrigatória é, em geral, de nível senso comum, com um conhecimento atomizado. Assim, torna-se necessário fomentar uma aprendizagem significativa desta disciplina que permita ao aluno um conhecimento integrado da Física, capaz de servir de suporte às aprendizagens específicas desta licenciatura.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    Dimensões e unidades em Física: medida em Física
    Dinâmica de uma partícula material: Leis de Newton e Cinemática; movimento retilíneo e movimento curvilíneo.
    Trabalho de uma força, energia potencial e energia cinética: Conservação de energia mecânica.
    Sistemas de partículas: Centro de massa, conservação do momento linear e conservação de energia.
    Gases ideais: Equação de estado e calorimetria.
    Corpo rígido: momento de inércia, rolamento, torque e Estática.
    Fluidos: Hidrostática, Impulsão, Equação da continuidade, Equação de Bernoulli e Equação de Poiseuille.
    Oscilações e ondas: MHS, ondas progressivas e som.
    Ótica geométrica: Leis da reflexão e refração, lentes e sistemas de lentes.
    Eletricidade: Corrente elétrica, potencial, Lei de Ohm e leis de Kirchhoff.

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo principal desta disciplina é estabelecer uma rede conceptual da Física Clássica que permita um conhecimento integrado dos diferentes conteúdos abordados, bem como a possibilidade de construir, a partir dele, novo conhecimento nas áreas específicas do curso. Assim, pretende-se que os alunos comecem por memorizar alguns conceitos de base, procurando interpretá-los no sentido de lhes atribuir significado. Estes conceitos são os associados à Mecânica clássica, tais como velocidade, aceleração, força e de energia. A partir desta base, procura-se construir conhecimento nas áreas da Mecânica dos fluidos, da Termodinâmica e do Eletromagnetismo, estabelecendo assim uma rede de conceitos interligados da Física Clássica. Pretende-se também que os alunos consigam aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas relacionados com a Biologia e o Ambiente, no sentido da Sustentabilidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teóricas, a exposição dos conteúdos é efetuada procurando, com a participação ativa dos alunos, criar pontes entre os novos conceitos e os anteriores. São apresentadas situações problema para os quais os alunos são convidados a analisarem os conceitos neles envolvidos. Nas aulas teórico-práticas, os alunos analisam e resolvem problemas envolvendo os conceitos apresentados nas aulas. Os alunos são encorajados a experimentar várias estratégias de resolução de problemas na área da Biologia.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Halliday, D. (2014). Fundamentals of physics - 10ª ed. Nova Iorque : John Wiley & Sons.  
    Tipler, P. A. (2009). Física para cientistas e engenheiros. Ed Guanabara Koogan. 
    Young, Hugh D. (2008). Física / Hugh D. Young, Roger A. Freddman - 12.ª ed.. São Paulo : Pearson. 
    Fishbane, P. M., Gasiorowicz, S. and Thornton, S. T. (2005). Physics for scientists and engineers, 3rd Edition: Prentice Hall 

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