filmeu

Disciplina Zoologia - Invertebrados

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Zoologia - Invertebrados pretende dar aos alunos formação básica sobre a diversidade global de organismos invertebrados existentes no planeta. Nas aulas teóricas a matéria será apresentada de um ponto de vista evolutivo, dando ênfase às principais características diagnosticantes dos vários grupos, à sua ecologia e sucesso de ocupação dos do planeta.habitats Com as aulas práticas, pretende-se que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos para caracterizar organismos de diferentes grupos taxonómicos, dando maior ênfase a aspectos morfológicos e relacionando as características anatomo-funcionais com o meio em que vivem e com o seu modo e ciclo de vida. Esta é uma unidade curricular basilar para o o aporfundamento de outras temáticas que serão abordadas durante o curso de biologia, a diferentes escalas, desde as biomoléculas até aos ecossistemas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - A diversidade do Mundo animal. - Eucariotas unicelulares ( Protozoários, Ciliados, Sarcomastigofora e Apicomplexa) - Porifera e Placozoa - Animais de simetria radial - Acoelomorpha, Platyzoa e Mesozoa - Polyzoa ae Kryptrochozoa - Mollusca - Annelids e taxa afins - Ecdysozoa - Trilobites, Chelicerata e Myriapoda - Crustacea - Hexapoda - Chaetognathas, Echinodermata
  • Objetivos

    Objetivos

    - Compreensão dos elementos básicos sobre a constituição do corpo dos animais dos diversos grupos, a sua forma, estrutura e função, bem como da sua organização em sistemas e características do seu metabolismo; - relacionar as particularidades anatomo-fisiológicas dos organismos com as particularidades do meio onde vivem e com o seu ciclo de vida; - aprender a distinguir e a caracterizar os diferentes grupos taxonómicos, recorrendo aos conhecimentos básicos de zoologia, ao léxico que lhe é próprio e utilizando os termos científicos na descrição de aspectos morfológicos; - treinar a capacidade de efectuar dissecações correctas através do entendimento da anatomia do organismo que se pretende estudar em termos de morfologia interna; - praticar a observação através do desenho, fotos ou filmes e a identificação de estruturas em preparações e animais conservados. - formação na recolha, análise e tratamento de dados biológicos, aptidões para elaborar artigos científicos
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Metodologias de observacao e identificacao de especimes em laboratorio.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hickman , C., Keen, S., Eisenhour, D., Larson, A., I'Anson, H. (2017) - Integrated Principles of Zoology. McGraw-Hill Higher Education, 17th Edition ISBN: 9781259562310 Brusca, R.C., Moore, W., Shuster S., M. (2016) - Invertebrates, Third Edition, Oxford University Press, 1104 pág., ISBN-10 : 1605353752
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação continua:
    - 2 frequências teóricas (50% avaliação final)
    - 2 frequência praticas (50% avaliação final)

    (Os alunos terao de ter media de cada componente - teorica ou pratica, com nota igual ou superior a 9.5 valores para aprovacao)


    Avaliação por exame:
    - Exame teórico (50% avaliação final)
    - Exame prático (50% da nota final)

    (Os alunos terao de ter nota igual ou superior a 9.5 valores a cada componente para aprovacao)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios