filmeu

Disciplina Anatomia Humana Funcional II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular é destinada a transmitir o conhecimento básico fundamental sobre a anatomia e fisiologia dos diferentes aparelhos e sistemas do corpo humano, preparando desta forma os alunos para que nas UCs sequentes possam entender como o corpo humano reage nas mais diversas situações sejam elas fisiológicas ou patológicas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Sistema Digestivo

    2. Sistema Endocrino

    3. Sistema Respiratorio

    4. Sistema Cardiovascular

    5. Sistema Linfatico

    6. Sistema Nervoso e orgãos dos sentidos

    7. Sistema Urinario

    8. Sistema Genital masculino e feminino

    9. Sistema Reprodutor

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende capacitar os alunos para a compreensão da organização do corpo humano, compreendendo a distribuição dos seus órgãos num conceito funcional sistémico. Pretende-se também capacitá-los para observar, descrever e utilizar corretamente a nomenclatura anatómica. Iniciaremos com breves noções de embriologia, de modo a entender as relações fisiologicas e respetivas consequências nos diferentes estadios maturativos ao longo do ciclo vital.

    Os sistemas focados na UC são: sistema digestivo, endócrino, respiratório, cardiovascular, linfático, nervoso, urinário, genital e reprodutor numa perspetiva anatómica e funcional.

    Após a conclusão do curso, o aluno deverá ser capaz de:

    - Descrever a estrutura anatómica (macroscópica e histologia) e as funções dos vários órgãos, aparelhos e sistemas do corpo humano e sua fisiologia básica.

    - Compreender a coordenação básica entre os diferentes sistemas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Quanto á avaliação:

    1. Na avaliação contínua, os alunos serão regularmente avaliados contabilizando (A) o seu desempenho semanal (participação, conhecimento, destreza, comunicação, entre outros) nas aulas praticas e teorico-praticas (45%), e (B) a média ponderada de avaliações globais sob a forma de frequências | seminários | outros (40%) calendarizados no inicio do ano lectivo e (C) outros elementos móveis (quizzes; instant papers; relatórios; outros) que podem ter lugar em qualquer ambiente de ensino (teorico, pratico ou teorico-pratico) (15%).
    2. A nota minima de aprovação na UC é 9,5 valores.
    3. A avaliação por exame final, aplica-se aos alunos que por ele optem ou não obtenham aproveitamento na avaliação contínua, abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos.

     

    A melhoria de nota (subentendendo-se a obtenção previa de aproveitamento) é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Netter, F.H. Atlas de anatomia humana (5ªed). Elsevier. 2011.

    2. Seeley, R.R., et al., Anatomia & Fisiologia (8ª ed). Lisboa: Lusodidacta. 2011.

    3. Van de Graaff, K.M.. Human Anatomy (6th Ed). Boston: Mc Graw Hill International. 2002.

    4. Young, B., Heath, J.W., Wheater´s functional histology: a text and colour atlas (6th Ed). Edinburgh: Churchill Livingstone. 2014

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios