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Disciplina Bioquímica Clínica

  • Apresentação

    Apresentação

    A Bioquímica Clinica irá incidir na relação entre os processos bioquímicos ao nível celular e os processos fisiológicos que ocorrem nos mamíferos (mais especificamente no  corpo  humano), focando-se em exemplos de processos bioquímicos alterados em doenças humanas. Neste sentido, o aluno irá ter uma visão integrada das várias vias metabólicas e da sua regulação, com maior ênfase nas correlações clínicas, que descrevem estados bioquímicos em estados de doença (com detalhe ao nível bioquímico e genético), aprendendo que os parâmetros bioquímicos devem ser analisados e monitorizados. Esta unidade terá uma importante componente prática onde o estudante irá usar metodologias e analisar parâmetros usados num laboratório clínico, de forma a desenvolver o espirito critico, e a forma coerente da apresentação de resultados, que é fundamental em qualquer área profissional.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - Introdução à Bioquímica Clínica 2 - Métodos analíticos em Bioquímica Clínica. 3 - Controlo de Qualidade em Bioquímica Clínica. 4 - Avaliação laboratorial dos glícidos. 5 - Avaliação laboratorial dos lípidos. 6 - Avaliação laboratorial da função renal. 7 - Avaliação laboratorial da função hepática. 8 - Avaliação laboratorial da função pancreática. 9 - Avaliação laboratorial da função cardíaca. 10 - Avaliação laboratorial das proteínas. 11 - Análise química e citológica da urina
  • Objetivos

    Objetivos

    Apreender e compreender, de uma forma global, os mecanismos bioquímicos fundamentais e as suas disfunções Identificar o tipo e como obter o produto biológico necessário à determinação de cada parâmetro bioquímico Conhecer os métodos analíticos que possam ser aplicados na determinação quantitativa e /ou qualitativa de um metabolito aplicar  técnicas e plataformas analíticas actuais que são usadas, como rotina, em bioquímica clinica e na investigação Conhecer e aplicar os mecanismos bioquímicos necessários à interpretação dos resultados clínicos Compreender as implicações dos erros analíticos e não analíticos Compreender os princípios do controlo de qualidade
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Metodologias de aprendizagem ativas baseadas na resolução de problemas práticos, na exposição por parte dos alunos de alguns conceitos abordados nas aulas laboratoriais e da utilização das observações/resultados obtidos em laboratório como ponto de partida para discussão de conceitos/temas mais complexos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Devlin, Thomas. Textbook of Chemistry with Clinical Correlations. 7th Ed., Wiley 2010. ISBN-13: 978-0470281734    Burtis, C., Ashwood, E.-Tietz Fundamentals of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics 8th Ed, Philadelphia,  W.B.Saunders Company, 2018. ISBN-13: 978-0323530446  
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação contínua:

     

    a) Pontualidade, participação em atividades propostas, capacidade de análise e discussão dos temas expostos, e desempenho nas aulas práticas/laboratoriais.


    b) Preparação de mini-relatórios dos trabalhos laboratoriais e exercícios práticos.


    c) Discussão dos trabalhos laboratoriais (Avaliação Oral).


    d) Realização de 2 provas escritas sobre os conteúdos lecionados nas aulas teóricas e práticas/laboratoriais.


    Nota final = a (5%) + b (25%) + c (10%) + d (2 x 30 %)

     

    Observações: As ferramentas de inteligência artificial (IA) utilizadas na realização dos elementos da alinea B), têm de ser reveladas pelos alunos, identificando o propósito para a sua utilização. Na avaliação destes elementos de avaliação, os resultados serão aferidos através de elemento de avaliação complementar (oral) com a ponderação de 10% (anilea C).

     

    Avaliação por Exame Escrito: O aluno só será avaliado à componente que reprovou em avaliação contínua (teórica x ou prática y). O aluno será aprovado caso obtenha uma nota final igual ou superior a 9,5 val.  A ponderação será de [x (60 %) + y (40 %)].

     

    Melhoria de nota só poderá ser realizada por exame oral, em época de recurso e recai sobre todos os contéudos programáticos

     

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