-
Apresentação
Apresentação
A UC dá especial relevância ao estudo epidemiológico das doenças infecciosas emergentes e reemergentes e ao actual problema da resistência aos antibióticos. Pretende-se que os alunos adquiram consciência desta realidade e das possíveis soluções a nível da prevenção e implementação de medidas de controlo e tratamento de multiresistências.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT2532-11623
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Manipulação de microrganismos. Biosegurança. Noções de epidemiologia. Programas de vigilância. Caracterização de doença, factores e tipos de ocorrência. Cadeia de infecção: interacção agente infeccioso/hospedeiro/ambiente. Patogénese bacteriana. Aquisição e regulação de factores de virulência. Doenças infecciosas na História. Doenças emergentes e reemergentes. Vigilância e estratégias de combate. Resistência a antibacterianos: causas e consequências. Classes de antibacterianos e alvos de acção. Mecanismos de resistência. Bactérias com relevância clínica e impacto na comunidade. Profilaxia das doenças infecciosas. Utilização de estirpes bacterianas como probióticos e marcadores biológicos; novas abordagens terapêuticas. Técnicas básicas em bacteriologia clínica; identificação e caracterização de agentes causais de infecção, antibiogramas, estudo de factores de resistência a antibióticos.
-
Objetivos
Objetivos
Abordar as etapas do diagnóstico de doenças infecciosas de origem bacteriana, para que o aluno adquira uma visão global do diagnóstico. Introduzir noções básicas de epidemiologia que permitirão perceber a importância da vigilância e estudos epidemiológicas num eficaz controlo de doença. Estudar a cadeia de infecção e relacioná-la com a emergência/reemergência de doença. Aprofundar o conhecimento dos mecanismos de patogenicidade para que o aluno os relacione e identifique com diversas patologias de origem bacteriana. Estudar os mecanismos de resistência a antibacterianos (ABR), permitindo avaliar as estratégias de combate às bactérias multiresistentes da actualidade. Abordar a profilaxia das doenças infecciosas, com ênfase em novas abordagens terapêuticas, dotando o aluno de conhecimentos que lhe permitam uma visão global e actualizada das metodologias e estratégias de combate. Introduzir os principais métodos utilizados em bacteriologia médica e em estudos de ABR.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Recurso a metodologia IBL com atividades exploratórias e de investigação nas componentes teórica e prática O recurso a metodologias ativas, como por ex. o trabalho exploratório e de grupo e a metodologia IBL desenvolvem competências de pesquisa, selecção e interpretação de informação e metodologia científica, bem como o interesse pelos temas abordados Desta forma, a avaliação consistirá numa componente teórica (50% da nota final) e numa componente Prática (50% da nota final), cada com média igual ou superior a 9,5. Avaliação teórica -teste (60%) e apresentação e discussão de um trabalho de investigação (metodologia IBL) (40%). Avaliação Prática: Aulas laboratoriais, com 2/3 de frequência obrigatória. Realização, apresentação e discussão em aula de relatórios/registos/atividades investigativas (igual ponderação). A avaliação considera o desempenho durante as actividades práticas. Todo o material de apoio referente às aulas será disponibilizado através da plataforma Moodle
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, H. et al. (2014). Microbiologia Médica. (vols I e II). Edições Lidel. (I.S.B.N 978-989-752-057-0 e 978-972-757-576-3). Jorgensen, J.H., Pfaller, M.A., Carroll, K.C., Funke, G., Landry, M-L., Richte, S., & Warnock, W. (2011). Manual of Clinical Microbiology. (11th ed.) ASM Press. (ISBN-9781555817374). Lima, N., Canas Ferreira, W., & Sousa, J.C. (2010). Microbiologia. Edições Lidel. (ISBN-9789727566579). Madingan, M.T, Bender, K.S., Buckley, D.A., Sattley, & W.M., Stahl, D.A. (2017) Brock Biology of Microorganisms. (15th ed.) Pearson Education. (ISBN-10 0134261925 - ISBN-13 9780134261928). Murray, P.R., Rosenthal, K.S., Pfaller, M.A. (2025). Medical Microbiology. (10th ed.) Elsevier. (ISBN 9780443261336)
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação componente teórica
19-12-2025
30%
Trabalho de investigação+ apresentação + discussão
19-12-2025
20%
Registo/relatórios componente prática
19-12-2025
30%
Atividade investigativa - componente prática 19-12-2025 20% Para aprovação à Unidade Curricular, os estudantes terão de ter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada uma das componentes (Teórica e Prática).
Existe obrigatoriedade de participação em todos os momentos de avaliação (Teórica e Prática).
Existe obrigatoriedade de participação em pelo menos 2/3 das aulas da componente Prática.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




