Apresentação do Curso
Os alunos do curso de licenciatura em Bioquímica da Universidade Lusófona de Lisboa beneficiarão de um corpo docente competente e experiente, de instalações modernas e funcionais, em particular para a formação laboratorial, e da possibilidade de se iniciarem na investigação científica a partir do 1º Ciclo com a existência de uma Unidade Curricular de projeto. Este novo curso em Bioquímica abraça o desafio da formação de uma nova geração de Bioquímicos que integrarão instituições públicas ou empresas. Os alunos serão igualmente estimulados durante o curso no sentido de se tornarem eles próprios empreendedores na sua área de formação. Para alcançar esta meta, o curso em Bioquímica da ULHT apoia-se numa formação laboratorial muito desenvolvida bem como no envolvimento imediato dos alunos em atividades de investigação. A colaboração com empresas portuguesas na área da Bioquímica contribuirá decisivamente para desenvolver as oportunidades reais que existem no auto-empreendedorismo nesta área do conhecimento.
Razões para frequentar este curso
- Formação para o empreendedorismo em parceria direta com empresas na área da Bioquímica/Biotecnologia.
- Corpo docente dedicado e altamente qualificado.
- Forte componente de práticas laboratoriais.
- Incentivo à participação em atividades extracurriculares e de investigação científica.
- Curso vocacionado para a formação de profissionais competentes para enfrentar os grandes desafios científicos e sociais da Bioquímica (biomateriais, bioenergia, desenvolvimento sustentável, saúde,...).
Despacho do curso
Despacho n.º 4407/2017, de 22 de maio, alterado pelo Despacho nº 7892/2020, de 12 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
21/03/2017
Registo
R/A-Cr 15/2017
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Sub-direção de Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao curso de Licenciatura em Bioquímica da Universidade Lusófona de Lisboa os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
02 Biologia e Geologia, ou
07 Física e Química, ou
16 Matemática.
Os candidatos podem também ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou ainda através de um concurso especial de acordo com as normas legais em vigor (titulares de cursos superiores, titulares de CET's, titulares de CTSP, Maiores de 23). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
O curso de Licenciatura em Bioquímica da Universidade Lusófona de Lisboa tem como objetivo geral a aquisição de conhecimentos e competências relacionados com a química das biomoléculas e dos processos biológicos.
Este ciclo de estudos fornece bases sólidas (teóricas e práticas) para o ingresso numa carreira profissional na área da Bioquímica ou áreas afins.
Os principais objetivos são:
- Ensinar os conceitos básicos na área das ciências da vida;
- Ministrar conhecimentos em química orgânica, analítica, inorgânica e química-física relevantes para a compreensão dos sistemas biológicos;
-Transmitir conhecimentos práticos e especializados, com recurso a equipamento científico atual, em bioquímica médica e engenharia bioquímica e genética;
- Desenvolver nos estudantes competências de investigação;
- Dotar os estudantes de conceitos básicos na área do empreendedorismo, para a inserção no mercado de trabalho nacional e internacional.
Esta formação pode ser complementada com a realização de um segundo ciclo em várias áreas de especialização.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
O curso de Licenciatura em Bioquímica da Universidade Lusófona de Lisboa fornece as ferramentas químicas, físicas e matemáticas indispensáveis à compreensão de mecanismos e estabelecimento de modelos que expliquem doenças, problemas ambientais, forenses, nutrição e farmacológicos, de utilidade prática para o Licenciado.
O Licenciado irá adquirir competências aprofundadas sobre a estrutura e funcionamento das moléculas da vida e dos processos metabólicos, possibilitando-lhe que actue como um profissional qualificado, quer de forma independente, ou integrado em equipas multidisciplinares.
Para além disso, os conhecimentos de empreendedorismo irão despoletar a sua capacidade para desenvolver aplicações práticas úteis à sociedade em que use os conceitos e competências adquiridos.
Equipamentos e Instalações
O curso de licenciatura em Bioquímica da Universidade Lusófona dispõe de numerosas salas de aulas e auditórios. Os laboratórios de aulas incluem espaços dedicados ao trabalho experimental em Biologia, Genética, Biotecnologia e Bioquímica, Microscopia, Ciências Biomédicas e Farmácia, Microbiologia, Química, bem como salas de informática totalmente equipadas. O curso também dispõe de um laboratório de investigação onde os docentes podem desenvolver os seus projetos e enquadrar os alunos estagiários.
Os laboratórios apresentam todo o equipamento necessário ao decorrer das aulas nas várias disciplinas lecionadas: computadores, balanças, espectrofotómetros, microscópios e lupas binoculares, banhos de água, bombas de vácuo, centrífugas refrigeradas, fermentadores, incubadoras, termocicladores para PCR, microscópio a epifluorescência, conjuntos de electroforese, eléctrodos diversos, estufas, câmaras de fluxo laminar, FPLC, aquários e terrários, bem como todo o equipamento de bancada e os equipamentos consumíveis.
Estudos Futuros
O grau de licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente 2os ciclos (Mestrados), e depois a Doutoramentos.
Saídas Profissionais
O curso de Licenciatura em Bioquímica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias prepara os alunos para estes seguirem as mais diversificadas carreiras: ensino e/ou investigação em instituições públicas ou privadas do Ensino Superior português ou estrangeiro, investigadores ou técnicos nas indústrias farmacêuticas, biomédicas ou biotecnológicas (incluindo a vasta área industrial do agro-alimentar), ou em empresas de serviços (análises clínicas, Biotecnologia, Biomedicina), criação ou participação na criação com parceiros de empresa própria (startup) graças à formação em auto-empreendedorismo.
As competências desenvolvidas durante o curso (trabalho em equipa, gestão de projetos, escrita científica, análise de dados,...) também habilitam os alunos a candidatar-se a empregos fora da área da Bioquímica mas onde estas competências serão valorizadas.
Investigação
A investigação em Bioquímica vem juntar-se às atividades em curso no âmbito da Biologia no laboratório de investigação e permitirá aos alunos que frequentam os cursos do Departamento de Ciências da Vida a participação em atividades de recolha de dados, da sua análise e de apresentação dos resultados corretamente à comunidade científica e ao público em geral.
As atividades desenvolvidas são focadas nos projetos de investigação a cargo dos docentes e nos interesses de investigação dos docentes e alunos.
Áreas Científicas
Biologia e bioquímica