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Disciplina Química Analítica

  • Apresentação

    Apresentação

    Tem como objectivo o estudo do equilíbrio químico em solução e as suas aplicações quantitativas, incluindo o equilíbrio ácido-base, redox, complexometria e precipitação. Tem uma componente prática onde são realizados trabalhos experimentais para demonstrar as aplicações quantitativas e qualitativas e consolidar os conhecimentos adquiridos na componente teórica. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A-Programa teórico

    1.Introdução. Métodos tradicionais e instrumentais. Amostragem e interferências.

    2.Coeficientes de actividade. Teoria de Debye Hückel

    3.Gravimetria versus volumetria. Diferentes métodos e tipos de volumetria. Solubilidade. Ponto de equivalência e ponto final. Métodos de detecção.

    4.Volumetria de Precipitação. Métodos de Mohr, de Volhard e de Fajans.

    5.Volumetria de complexação. Tipos de ligandos.Titulações complexométricas, cálculo de pM. Efeito do pH e de complexantes (outros ligandos e outros metais)

    6.Volumetria de oxidação-redução. Equação de Nernst. Curvas de titulação. Efeito de complexantes e do pH.

    7.Condutividade elétrica de soluções iónicas

     

    B-Programa prático

    1.Gravimetria

    2.Titulações ácido-base, métodos condutimétrico e potenciométrico

    3. Volumetria de precipitação e complexométrica

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o aluno adquira uma formação teórica sólida na área do Equilíbrio Químico em Solução e que desenvolva aptidões experimentais em vários métodos instrumentais. O aluno deverá ainda desenvolver as suas capacidades de (1)aprendizagem e análise, (2)trabalho em grupo e individual, (3)executar procedimentos laboratoriais de forma normalizada, utilizar instrumentação técnica e científica e manusear de modo seguro os materiais usados, (4)realizar cálculo numérico, análise de erro, interpretar os dados obtidos e avalia-los de forma crítica, (5)comunicar a informação obtida, problemas e soluções, em contextos diversos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a metodologias que envolvam a interpretação de artigos cientificos relativo às areas em estudo

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • - Gonçalves, M.L. Et al. (2001). Métodos Instrumentais para Análise de Soluções. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

      - Crouch, S., West, D.M., Skoog, D.A. and Holler, F. (2013). Fundamentals of Analytical Chemistry. (9th ed). Saunders College Publishing.

      - Levie, R. (1999). Aqueous Acid-Base Equilibria and Titrations. Oxford University Press.

      - Dilts, R.V. (1974). Analytical Chemistry. D. Van Nostrand.

      - Christian, G.D. (2003). Analytical Chemistry. 6th Ed. Wiley.

      - Harris, D.C. (2010). Quantitative Chemical Analysis. 8th Ed. Freeman, New York.

       

     

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