-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Imunologia apresenta uma forte vertente multidisciplinar, enquadrando-se no âmbito de várias áreas tais como saúde, biologia, fisiologia, genética, bioquímica, microbiologia e parasitologia. Inclui uma componente laboratorial que fornece importantes ferramentas de diagnóstico e de investigação científica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2532-54
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Imunidade inata e respostas inatas induzidas Reconhecimento de antigénios por recetores de células B e T Geração de recetores de antigénio em células B e T Apresentação do antigénio aos linfócitos T Desenvolvimento de linfócitos B e T Imunidade mediada por células T A resposta imune humoral Dinâmica integrada da imunidade inata e adaptativa O sistema imunológico da mucosa Falhas nos mecanismos de defesa do hospedeiro Alergias Autoimunidade e Transplante Vacinas e manipulação da resposta imunitária
-
Objetivos
Objetivos
A disciplina de Imunologia permitirá aos alunos adquirirem uma visão aprofundada do Sistema Imunitário na saúde e na doença. Saberão identificar os componentes principais dos sistemas inato e adaptativo, assim como caracterizar as suas funções e interação. Aprofundarão o seu conhecimento sobre a resposta dos diversos elementos do sistema imunitário a situações tais como infeções, tumores, transplantação, alergias ou vacinas. A componente laboratorial permitirá a aprendizagem de técnicas fundamentais da imunologia, incluindo citometria de fluxo, imunohistoquímica e ELISA.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
O processo de aprendizagem incluirá metodologias inovadoras que visam maximizar a participação dos alunos e a sua aquisição de conhecimentos, de acordo com os objetivos definidos pela taxonomia de Bloom. Serão utilizadas plataformas tecnológicas disponíveis na Universidade para aplicar o método de aprendizagem cooperativa de Jigsaw, assim como em projetos que envolvem “Challenge-Based Learning” e “Design Thinking”.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Murphy K and Casey C, Berg L, Janeway’s Immunobiology, 10th edition, 2022 (ou Murphy K and Casey C, Janeway’s Immunobiology, 9th edition, 2017) Cellular and Molecular Immunology (Abbas, 9ª edição) Immunology (Kuby, 8ª edição)
-
Avaliação
Avaliação
A componente teórica corresponderá a 70% da nota final e a componente prática a 30%.
A avaliação da componente teórica será feita através de 1 teste (40% da nota final), por avaliação contínua através de plataformas interativas, realizada durante as aulas (15% da nota final) e por um trabalho direcionado para a comunidade (15% da nota final).
A avaliação da componente prática corresponderá a um teste (15% da nota final) e a uma apresentação em grupo (15% da nota final).
The theoretical component will account for 70% of the final grade and the practical component for 30%.
The theoretical component will be assessed through 1 test (40% of the final grade), continuous assessment through interactive platforms, carried out during classes (15% of the final grade) and an activity directed at the community (15% of the final grade).
The practical component will be assessed through a test (15% of the final grade) and a group presentation (15% of the final grade).
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




