-
Apresentação
Apresentação
A UC de Técnicas de laboratório em Bioquímica pretende dotar os estudantes das competências básicas na atuação em laboratório, permitindo que tenham contato com metodologias e técnicas transversais em laboratórios de bioquímica. Pretende auxiliar o estudante na elaboração de relatórios, aquisição de dados, análise e tratamento de dados experimentais, apresentação gráfica de dados, métodos de quantificação e construção de retas de calibração bem como diferentes técnicas utilizadas em rotina num laboratório de Bioquímica. É uma UC que serve de preparação para os alunos terem posteriormente UCs mais direcionadas a aspetos específicos da Bioquímica. Nesta UC o estudante aprende boas práticas laboratoriais, associadas a uma prática segura e correta. Constitui uma primeira abordagem ao registo e análise e tratamento dos dados laboratoriais, preparação de soluções e técnicas cromatográficas e espectroscópicas básicas que depois serão utilizadas noutras UCs.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2532-16912
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Segurança no laboratório. Caderno de laboratório. 2.Princípios básicos de análise e tratamento de dados 2.1. Exatidão/precisão, 2.2. Tipos de erros, 2.3. Algarismos significativos, 2.4. Estatística e análise de dados. 3.Preparação de soluções. 4.Soluções tampão. Tampões biológicos. 5.Espectroscopia de absorção no UV-Visível. 6.Métodos de quantificação de proteína. 7.Técnicas cromatográficas. Princípios básicos. 8.Instrumentação e técnicas (centrifugação, eletroforese)
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Técnicas de laboratório em Bioquímica tem como objetivo que os estudantes se familiarizem com as técnicas laboratoriais mais usadas e ubíquas em Bioquímica. A UC trabalha a postura correta em laboratório, segurança, bem como a necessidade de registo de observações, análise estatística de resultados, preparação de soluções, e diferentes técnicas como espectroscopia de absorção no UV-visível, métodos de quantificação de proteínas, cromatografia, centrifugação e técnicaseletroforéticas. Ao terminar a UC os estudantes deverão dominar estas técnicas básicas, que serão utilizadas em muitas UCs da área de bioquímica e química durante a licenciatura. Os estudantes deverão conseguir preparar soluções tampão, distinguir precisão de exatidão e usar os métodos quantitativos. Ter uma noção clara de limite de deteção e erro associado a uma determinação, e cuidados a ter durante o manuseamento de diversos instrumentos (centrifugas, eletroforese e espetrofotómetros).
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Esta UC é essencialmente prática e os trabalhos práticos estão diretamente relacionados com as teóricas. As téoricas tèm por base aspectos práticos que temos de te rem conta nno design e realização experimental. As teoricas têm como base exemplos concretos onde as técnicas se podem utilizar, os objetivos da utilização destas técnicas e os seus fundamentos. Os alunos realizam trabalhos em grupo e também individuais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
J.Martinho Simões, M. Castanho et a l, Guia do laboratório de Química e Bioquímica 2ª ed , Edt Lidel K. Wilson and J. Walker, Principals and Techniques of Biochemistry and Molecular Biolog y,7th edition Cambridge University Press R.Boyer, Biochemistry Laboratory 2nd edition Pearson
-
Avaliação
Avaliação
1.Avaliação contínua:
Componente laboratorial : (Frequência obrigatória de 2/3 das aulas laboratoriais)
A classificação laboratorial é a média poderada de três componentes: desempenho e assiduidade do aluno no laboratório (15%), questionários (40%), um relatório e discussão (45%).
A classificação da prática deve ser maior ou igual a 9,5 .
Componente teórica: A classificação é a média dos resultados obtidos em duas frequências teóricas realizadas no decurso do semestre (50% cada).
A classificação teórica deve ser maior ou igual a 9,5
Classificação final: Media ponderada: componente prática 50%, componente teórica, 50%.
2.Época de recurso:
Classificação final, media ponderada: 50% da avaliação da componente prática e 50% da componente teórica (exame).
1. Continuous assessment:
Laboratory component: (Compulsory attendance of 2/3 of laboratory classes)
The laboratory grade is the weighted average of three components: student performance and attendance in the laboratory (15%), questionnaires (40%), and a report and discussion (45%).
The practical grade must be greater than or equal to 9.5.
Theoretical component: The grade is the average of the results obtained in two theoretical exams taken during the semester (50% each).
The theoretical grade must be greater than or equal to 9.5
Final grade: Weighted average: practical component 50%, theoretical component 50%.
2. Appeal period:
Final grade, weighted average: 50% of the practical component assessment and 50% of the theoretical component (exam).
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




