filmeu

Disciplina Técnicas de Laboratório em Bioquímica

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Técnicas de laboratório em Bioquímica pretende dotar os estudantes das competências básicas na atuação em laboratório, permitindo que tenham contato com metodologias e técnicas transversais em laboratórios de bioquímica. Pretende auxiliar o estudante na elaboração de relatórios, aquisição de dados, análise e tratamento de dados experimentais, apresentação gráfica de dados, métodos de quantificação e construção de retas de calibração bem como diferentes técnicas utilizadas em rotina num laboratório de Bioquímica. É uma UC que serve de preparação para os alunos terem posteriormente UCs mais direcionadas a aspetos específicos da Bioquímica. Nesta UC o estudante aprende boas práticas laboratoriais, associadas a uma prática segura e correta. Constitui uma primeira abordagem ao registo e análise e tratamento dos dados laboratoriais, preparação de soluções e técnicas cromatográficas e espectroscópicas básicas que depois serão utilizadas noutras UCs.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Segurança no laboratório. Caderno de laboratório. 2.Princípios básicos de análise e tratamento de dados 2.1. Exatidão/precisão, 2.2. Tipos de erros, 2.3. Algarismos significativos, 2.4. Estatística e análise de dados. 3.Preparação de soluções. 4.Soluções tampão. Tampões biológicos. 5.Espectroscopia de absorção no UV-Visível. 6.Métodos de quantificação de proteína. 7.Técnicas cromatográficas. Princípios básicos. 8.Instrumentação e técnicas (centrifugação, eletroforese)
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC de Técnicas de laboratório em Bioquímica tem como objetivo que os estudantes se familiarizem com as técnicas laboratoriais mais usadas e ubíquas em Bioquímica. A UC trabalha a postura correta em laboratório, segurança, bem como a necessidade de registo de observações, análise estatística de resultados, preparação de soluções, e diferentes técnicas como espectroscopia de absorção no UV-visível, métodos de quantificação de proteínas, cromatografia, centrifugação e técnicaseletroforéticas. Ao terminar a UC os estudantes deverão dominar estas técnicas básicas, que serão utilizadas em muitas UCs da área de bioquímica e química durante a licenciatura. Os estudantes deverão conseguir preparar soluções tampão, distinguir precisão de exatidão e usar os métodos quantitativos. Ter uma noção clara de limite de deteção e erro associado a uma determinação, e cuidados a ter durante o manuseamento de diversos instrumentos (centrifugas, eletroforese e espetrofotómetros).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC é essencialmente prática e os trabalhos práticos estão diretamente relacionados com as teóricas. As téoricas tèm por base aspectos práticos que temos de te rem conta nno design e realização experimental. As teoricas têm como base exemplos concretos onde as técnicas se podem utilizar, os objetivos da utilização destas técnicas e os seus fundamentos. Os alunos realizam trabalhos em grupo e também individuais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    J.Martinho Simões, M. Castanho et a l, Guia do laboratório de Química e Bioquímica 2ª ed , Edt Lidel K. Wilson and J. Walker, Principals and Techniques of Biochemistry and Molecular Biolog y,7th edition Cambridge University Press R.Boyer, Biochemistry Laboratory 2nd edition Pearson  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios